central nuclear em PT?

Por falar em energia nuclear, qual é a vossa opinião e o estado da tecnologia sobre a Fusão Nuclear? (não confudir com cisão nuclear)

A fusão nuclear é semelhante ao processo existente na geração de energia no Sol. Consiste na fusão de 2 átomos num só, libertando energia no processo.
 
mas o que gasta mais petróleo em portugal são os transportes... a central nuclear pouco reduzirá as importações de petróleo.. qto mto diminui as de carvão para as centrais térmicas..

e sinceramente cheira-me que o custo não compensa...
 
Quem usa o exemplo da Finlândia sabe o que está a acontecer com a construção da central? Atrasos e derrapagens orçamentais gigantescas...

Começo a pensar que brevemente as energias renováveis ficam mais baratas que a energia nuclear...
 
Este desenterranço foi por causa desta notícia: ECONOMIA - PUBLICO.PT


"Por causa da vaga de calor
França desliga um terço da sua capacidade nuclear e compra electricidade à Grã-Bretanha
07.07.2009 - 22h04
Por Lurdes Ferreira
A França foi forçada no fim-de-semana passado a importar electricidade da Grã-Bretanha devido à vaga de calor que colocou um terço das suas centrais nucleares fora de serviço, noticia o diário britânico Times.

O problema, que já não é novo no país europeu que concentra o maior número de centrais nucleares, ocorre quando as temperaturas sobem para a casa dos 30 graus celsius, como aconteceu nos referidos dias. Mesmo assim, desta vez, os reactores da EDF atingiram um novo recorde: produziram ao seu mais baixo nível dos últimos seis anos, obrigando a companhia eléctrica a comprar capacidade adicional aos ingleses.

De acordo com o Times, 19 das centrais nucleares francesas utilizam água dos rios em vez do mar para os seus sistemas de refrigeração. Quando as temperaturas sobem, a EDF tem de desligar os reactores da rede para evitar que excedam os 50 graus celsius, para além de ter restrições ambientais sobre a temperatura máxima a que pode devolver a água aos rios.

Um porta-voz da National Grid, congénere da REN portuguesa, citado pelo mesmo jornal acrescentou que a energia enviada para França chegou a atingir picos equivalentes à produção de uma central nuclear de 1000 megawatts.

Há um mês, a EDF anunciou que, durante o mês de Julho, necessitaria de importar até 8000 megawatts de electricidade, o suficiente para abastecer Paris, dando como razões o efeito combinado da água quente, que impede a refrigeração dos sistemas nucleares, uma greve de dez semanas dos trabalhadores do sector da energia e trabalhos de manutenção em curso.

Segundo fonte da indústria, a França terá cerca de 20 gigawatts, de um total de 63 gigawatts de capacidade nuclear, fora de serviço, numa altura de pico de procura pelo maior uso do ar condicionado, sendo que 75 por cento da sua electricidade tem origem nuclear. Esta situação coloca em causa o que tem sido um dos grandes argumentos desta indústria: segurança do abastecimento e independência energética.

"


-------------

Desconhecia isto. Assim sendo, tendo nós um clima tão quente, este é mais um argumento contra a construção de centrais nucleares em Portugal.
 
mas o que gasta mais petróleo em portugal são os transportes... a central nuclear pouco reduzirá as importações de petróleo.. qto mto diminui as de carvão para as centrais térmicas..

e sinceramente cheira-me que o custo não compensa...


Central Termica a carvão só Sines, mas tem um projecto para conversão para gás natural já hà mais de 10anos, mal algum governo dê luz verde ao dinheiro será convertida, porque o carvão é de longe a pior opção em termos de poluição.

Quanto ao custo da energia nuclear compensa e muito, apesar de nós termos o senão de ter de importar tudo até 'massa cinzenta' para controlar a central nuclear, no entanto posso lhe assegurar que a introdução de mini centrais nucleares em Portugal será num médio prazo, talvez 10 anos, o PS actual é contra o nuclear, no entanto encomendou em segredo estudos sobre possiveis instalações, fiquei admiradissimo quando pessoas da ala mais à esquerda dentro do PS me disseram que todos os pareceres tecnicos apontam como a solução mais viável para Portugal, parece que acabando o ciclo Socrates, o PS vai apoiar as mini centrais nucleares!
A energia eolica é uma excelente opção mas no máximo cobrirá 10% do nosso consumo, supondo que o consumo não aumenta e que são montados todos os parques previstos, para além disso as turbinas eolicas tem um tempo de vida de 25 anos, o que quer disser que daqui por 25 anos voltamos a gastar outros tantos milhões a substituir tudo!
 
Central Termica a carvão só Sines, mas tem um projecto para conversão para gás natural já hà mais de 10anos, mal algum governo dê luz verde ao dinheiro será convertida, porque o carvão é de longe a pior opção em termos de poluição.
e a do pego?, também é a carvão acho eu.....

quanto ao nuclear, já devia estar à muito tempo.
 
Este desenterranço foi por causa desta notícia: ECONOMIA - PUBLICO.PT
(...)

Desconhecia isto. Assim sendo, tendo nós um clima tão quente, este é mais um argumento contra a construção de centrais nucleares em Portugal.

E achas que os franceses não sabiam disto quando artilharam o país com centrais nucleares?

Obviamente que a relação custo/benefício foi considerada e se decidiram manter o nuclear é porque compensava.
 
coisa que defendo há já uns 20 anos...

gostava de saber o valor da energia importada, do carvão gasto e petroleo e o custo e correspondente valor de manutenção de uma central nuclear cá em Pt.
devendo que deveria ser uma central francesa, dado que são basicamente iguais ( pela info. que me foi dada), evoluindo sistematicamente de uma para a seguinte, evolução motivada pela experiência adquirida.
penso que a França é o país que mantém uma menor variedade de centrais, tendo em conta também a quantidade de centrais que mantém.

os problemas poderão aparecer na sua localização. mas, caso se faça o que fazem em França, penso que o problema seria minimizado. contrapartidas para a área da implantação.
tal construção nunca, em momento algum, deveria ser entrave para a aposta nas energias renováveis e sua investigação.

mais um problema da família do Alqueva, TGV, novo aeroporto...
 
coisa que defendo há já uns 20 anos...

gostava de saber o valor da energia importada, do carvão gasto e petroleo e o custo e correspondente valor de manutenção de uma central nuclear cá em Pt.


se não estou em erro, em cada 100 euros de importações, 40 são para a factura energética.... podem ver bem o peso.
 
Acho que teria feito sentido á 10 ou 15 anos, actualmente acho que não se justifica, o caminho deve ser outro ou seja nas energias renovaveis nomeadamente na microgeração.
 
Para mim o Nuclear é uma boa opção a médio prazo para o nosso país...

Uma central bastaria, para podermos ir substituindo as fontes de energia por renováveis, talvez reduzisse a despesa externa, e com uma boa gestão, a longo prazo poderíamos até vender energia ao extrangeiro (até pelas nossas excelentes condições) em vez de comprarmos, como fazemos agora. Já para não falar que enquanto uma central produz 1 balde de resíduo radioactivo, uma qualquer a carvão produz uma fila de 100km de camiões bem cheios, isto para a mesma quantidade de energia...

Do lado de lá da moeda...está o perigo, e o estigma. Principalemnte o estigma. As centrais nucleares da nova geração (3ª, se não me engano) são muitíssimo mais seguras.

Eu pegava no dinheiro do novo aeroporto e começava já a poupar...(talvez chegasse para os estudos). O pior ia ser aturar os verdes e os bloquistas no parlamento...e é daquelas medidas que não se recebe os louros no próprio mandato...
 
Voltar
Superior