Viriauto
Active member
Se o carro for roubado (obviamente se o dono do mesmo comunicar as autoridades que lhe roubaram o carro) a matrícula do carro roubado vai constar no sistema das autoridades e pode ser facilmente interceptado pelas autoridades, já para não falar das partilhas nas redes sociais.
Se o mesmo carro roubado tiver uma matrícula falsa de um carro exactamente igual (cor também) vai passar despercebido e até pode circular na via verde/SCUT que o proprietário das matrículas originais vai receber a factura.
Tenho um amigo que colocou o seu 330d à venda nos classificados, matrícula à vista, passado uns tempos recebeu uma visita das autoridades, tinha sido identificada uma viatura igual com aquela matrícula em assaltos em Lisboa, e aquele carro nunca tinha estado em Lisboa, sei que foi o cabo dos trabalhos para conseguir provar que nem ele, nem aquela carro tinham qualquer envolvimento nesses crimes, pelo que posteriormente foi informado nas autoridades é algo comum acontecer, principalmente com carros menos comuns.
Já o meu irmão tinha um carro à venda no SV por 10000€, e entretanto surgiu um anuncio no olx com as fotos do carro dele por 2500€, ou seja, algum burlão clonou/roubou as fotos do carro do meu irmão e fez um anuncio fraudulento, a velha burla do carro no estrangeiro, o meu irmão teve conhecimento desse anuncio, contactou o OLX que removeu o anuncio, mas já era tarde, algum burro já tinha sido burlado, pois bem, teve de prestar 3 vezes declarações na PJ, que lhe disseram que casos desses são diários. Além disso andou a receber telefonemas ameaçadores do burro que foi burlado.
Todos os dias basta uma pequena pesquisa nos classificados para apanhar uns quantos anúncios de burlas dessas que continuam a existir, e o modus operandi é sempre o mesmo, fotos com matrículas visíveis para dar credibilidade, e para o burlado fazer as averiguações que bem entender, confirmando que o carro realmente existe.
Este assunto já foi mais que debatido aqui no fórum, e já deve ser a quarta ou quinta vez que partilho estas situações verídicas, que aconteceram com pessoas próximas, não é o diz que disse, eu não coloco a matrícula à vista num anuncio de internet por esses motivos, nada mais, quem estiver interessado pede a matrícula que faculto sem qualquer problema, não tenho nada a esconder. Aliás, o interessado mais cedo ou mais tarde vai ver o carro e a matrícula.