comprar no olx!!!

Se o carro for roubado (obviamente se o dono do mesmo comunicar as autoridades que lhe roubaram o carro) a matrícula do carro roubado vai constar no sistema das autoridades e pode ser facilmente interceptado pelas autoridades, já para não falar das partilhas nas redes sociais.

Se o mesmo carro roubado tiver uma matrícula falsa de um carro exactamente igual (cor também) vai passar despercebido e até pode circular na via verde/SCUT que o proprietário das matrículas originais vai receber a factura.

Tenho um amigo que colocou o seu 330d à venda nos classificados, matrícula à vista, passado uns tempos recebeu uma visita das autoridades, tinha sido identificada uma viatura igual com aquela matrícula em assaltos em Lisboa, e aquele carro nunca tinha estado em Lisboa, sei que foi o cabo dos trabalhos para conseguir provar que nem ele, nem aquela carro tinham qualquer envolvimento nesses crimes, pelo que posteriormente foi informado nas autoridades é algo comum acontecer, principalmente com carros menos comuns.

Já o meu irmão tinha um carro à venda no SV por 10000€, e entretanto surgiu um anuncio no olx com as fotos do carro dele por 2500€, ou seja, algum burlão clonou/roubou as fotos do carro do meu irmão e fez um anuncio fraudulento, a velha burla do carro no estrangeiro, o meu irmão teve conhecimento desse anuncio, contactou o OLX que removeu o anuncio, mas já era tarde, algum burro já tinha sido burlado, pois bem, teve de prestar 3 vezes declarações na PJ, que lhe disseram que casos desses são diários. Além disso andou a receber telefonemas ameaçadores do burro que foi burlado.

Todos os dias basta uma pequena pesquisa nos classificados para apanhar uns quantos anúncios de burlas dessas que continuam a existir, e o modus operandi é sempre o mesmo, fotos com matrículas visíveis para dar credibilidade, e para o burlado fazer as averiguações que bem entender, confirmando que o carro realmente existe.

Este assunto já foi mais que debatido aqui no fórum, e já deve ser a quarta ou quinta vez que partilho estas situações verídicas, que aconteceram com pessoas próximas, não é o diz que disse, eu não coloco a matrícula à vista num anuncio de internet por esses motivos, nada mais, quem estiver interessado pede a matrícula que faculto sem qualquer problema, não tenho nada a esconder. Aliás, o interessado mais cedo ou mais tarde vai ver o carro e a matrícula.

Bem acho que com isto das matrículas há exagero de ambas as partes.

Se deixar a matricula visível ninguém vai aceder ás minhas fotos do telemóvel... Nem roubar o meu Cartão de crédito.
Mas por outro lado uma vez na net, na net para sempre. E de facto com uma pesquisa rápida consegue-se uma matricula de um carro igual ao meu, que pode servir para assaltos ou passar na via verde.
Se há na rua? Há, mas na net encontro uma em 10seg sentado em casa, na rua é preciso andar à procura.

Depois não esquecer que depende de como temos o anuncio, mas com matricula, nome e contacto, já começam a ser vários detalhes que conseguem identificar mais facilmente uma pessoa.

Por fim, com a matricula chega-se facilmente ao VIN e pagando ou com amigos certos, sabe-se o nome completo da pessoa e a morada... E consequentemente onde o carro "dorme"...

Por isso eu quando meto carros meus na net, tapo a matricula, se alguém estiver interessado, não tenho problema em fornecer.

Concordo inteiramente contigo. Pode acontecer muita coisa estranha ao publicarmos na net a foto com matriculas. É certo que o carro anda na rua com matriculas destapadas mas alguém que por ventura precise de uma matricula que corresponda a um carro especifico é muito mais fácil ir ao "menu" do que andar na rua à procura.

Óbvio que se não tivermos nada a ver com o esquema utilizado conseguimos sempre provar que somos inocentes, a questão aqui, é que não passamos pela chatice de ter de provar o que quer que seja.

Quando publico os meus carro, tapo os números e deixo as letras para quem estiver a ver verifica que é nacional e faço um anuncio com pés e cabeça, boas fotografias, com Português correto e com o meu nº de telefone. A pessoa se estiver realmente interessada liga-me e rapidamente percebe que sou uma pessoa séria. O último até me transferiu o sinal só de ter falado comigo ao telefone. (Confesso que nunca faria isto mas de alguma forma o comprador confiou em mim)

Quantos assaltos conhecem de pessoal que foi a correr fazer umas matriculas iguais ao carro com que fazem o assalto? Eu nunca ouvi falar de nenhum, diria que só se forem mesmo muito burros é que vão fazer matriculas para depois fazer assaltos, qual o objetivo de um assaltante meter uma matricula falsa no carro dele (deduzo que seja o carro dele). Se o carro for roubado para que precisam de uma matricula de um carro igual?
Na via verde também nunca ouvi falar de matriculas iguais, nem percebo qual é o objetivo. Matriculas falsas trocadas sim, agora serem iguais às do carro original, serve mesmo para quê?
Quanto a roubos, acho que continuam a fazer dos assaltantes burros que nem portas, se eles tiverem interesse nos carros acham que é a matricula tapada que impede alguma coisa?
Ou seja, com a matricula tapada eles não vão roubar, mas se tiver visível eles vão falar com um amigo policia (ou da conservatória ou dos seguros) para saber onde é que o carro vive?

Numa coisa tens razão, em 10 segundos eles encontram o carro na net, mas ter a matricula visível ou não para criminosos vale de zero.

Acho piada algumas pessoas que comentam neste post a dizer que é paranoia. Estão no seu direito obviamente, o que não é entendo é a patetice de ridicularizar os outros sem sequer tentar entender que existem historias complicadas como essa do paulofer ou a que vou contar:

Roubaram o carro do pai da minha namorada e colocaram-lhe matriculas falsas. Umas quaisquer? Não, umas que pertenciam a um carro do mesmo modelo e cor para poderem circular à vontade. Apenas retiraram alguns elementos do carro que o podiam identificar facilmente (autocolantes e trocaram as jantes). Circularam com ele à vontade, fizeram o que tinham a fazer e abandonaram-no num bairro residencial intacto.

Portanto, cada um coloca os anúncios como quiser mas eu por saber deste tipo de histórias prefiro tapar parte da matricula porque nunca deixei de fazer um negocio por causa disso e sei que não irei ter chatices de certeza absoluta.

Fazes como eu, uso o paint e tapo sempre um dos números, deixo o resto da matrícula à vista, só para me proteger contra eventuais situações destas (e outras que podem acontecer).

Aliás, o próprio SV na inserção de anúncio tinha uma opção automática para tapar as matrículas, por algum motivo colocaram essa opção.

Vou deixar de atender telefones depois de por anúncios no OLX. Liga logo sempre um lelo a ver se lhe dou um código de levantamento.

Mas andam refinados, tudo estava a decorrer como um negócio normal, até tinha combinado hora e local de entrega, ele diz que queria pagar adiantado para garantir a coisa (no contexto que é, não estranhei muito) e até esperou que fosse eu a sugerir o MBWay.

Sim senhor.

Mas andam refinados, tudo estava a decorrer como um negócio normal, até tinha combinado hora e local de entrega, ele diz que queria pagar adiantado para garantir a coisa (no contexto que é, não estranhei muito) e até esperou que fosse eu a sugerir o MBWay.

Sim senhor.

Pois, parece que estão mais "pacientes"

Além dos burlões, são também uma praga os curiosos e desocupados que respondem os anúncios e fazem nos perder tempo e dinheiro, metem nojo [:vm)]

O que é essa cena do código de levantamento? Qual é o golpe?
Esquema que usa pessoas que não sabem muito bem como se usa corretamente o MBWay. No MBWay é possível eu gerar um código para eu levantar dinheiro numa caixa multibanco (ou alguém a quem eu mande o código), mas isso só me tira dinheiro da conta, não adiciona. O burlão tenta que o futuro-burlado acredite que essa função é para o futuro-burlado receber dinheiro na conta. Tipo "Ah e tal, o senhor gera esse código, manda para mim e com esse código eu faço-lhe o pagamento."

Última edição:
Pessoa séria [:D][:D][:D][:D]

Qual a lógica de mandar o # do Cartão de cidadão?
Pessoas há que gostam de ser excessivamente corretas e cordiais... Se é o caso ou não... :confused:

Por outro lado, estar a desviar a conversa para um e-mail e pedir um "orçamento" (o preço não está no anúncio?!), é estranho.

Última edição:
E a quantidade de gente que pergunta se ainda está disponível e depois nunca mais diz nada? Qual é a lógica disto? [:D]

Tem tanto de irritante como de engraçado também.

Ontem coloquei um artigo para venda e nos 5 minutos seguintes...3 pessoas a tentar burlar-me. PQP este pessoal que só faz perder tempo aos outros.:mad:

Voltar
Superior