Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Um amigo meu diz que após uma longa viagem, antes de desligar um carro que tenha turbo (como por exemplo os Diesel modernos), convém deixar o carro a trabalhar um pouco, para não causar danos ao Turbo que podem ocorrer se se desligar o carro "logo".
Isto é verdade?
Vejam só quem descobriu a polvora [] Isso até está escrito no manual do meu carro
Sim é verdade, deves ligar o carro, ele aquecer 1 pco e depois arrancar e quando o imobilizas, convem deixares o carro ao relenti um pco prai 30s/1min e dps desligar.
O manual do meu carro (Astra H Caravan 1.3cdti) diz exactamente o contrário.
Ligar o carro e arrancar logo sem puxar muito enquanto o motor não aquecer.
Cumps,
Paulo
Vejam só quem descobriu a polvora [] Isso até está escrito no manual do meu carro
Como os meus conhecimentos de mecâncica são intermédios, quando não sei, pergunto. A isto chama-se humildade e gosto de aprender.
Deves sempre esperar pelo menos um minuto sempre que esforças um pouco mais o turbo (autoestrada, acelerações bruscas, etc). Um turbo chega a fazer 200.000 rpm (sim, duzentas mil rpms), além de que o lado que está em contacto com os gases de escape chega com alguma facilidade aos 800/900 ºC enquanto que do lado da admissão estará a cerca de 30 a 60 ºC - tudo isto num espaço correspondente ao tamanho do veio do turbocompressor, que não terá mais de 15 centimetros.
Por isso, é facil ver que todo o cuidado é pouco. E nunca percas o gosto de aprender - o verdadeiro ignorante julga sempre que já sabe tudo.[]
Um amigo meu diz que após uma longa viagem, antes de desligar um carro que tenha turbo (como por exemplo os Diesel modernos), convém deixar o carro a trabalhar um pouco, para não causar danos ao Turbo que podem ocorrer se se desligar o carro "logo".
Isto é verdade?
É verdade, sim. O turbo usa o mesmo óleo que o motor e, quanto mais rápido o motor gira, menos óleo o turbo tem disponível, apesar de estar a funcionar também mais depressa. O turbo facilmente supera as 30.000 rpm (se a memória não me falha :sh) ) e atinge temperaturas elevadíssimas!
Assim sendo, após viagens em AE, estrada aberta a "andar bem", puxar reboques/roulottes, andar em estrada de montanha ou outras situações de esforço, deves deixar o carro cerca de um minuto ao ralenti antes de o desligares. [] Alguns construtores chegam a aconselhar dois minutos em condições extremas. [
]
Ele não pediu um atestado de estupidez, só pediu ajuda... :sh)
Eu normalmente quando paro o carro dou uma gazada a fundo e desligo... foi assim que o meu pai me ensinou ehehe diz que é para a bateria durar mais.