Cuidado com o Turbo!!!

Jarod

New member
Um amigo meu diz que após uma longa viagem, antes de desligar um carro que tenha turbo (como por exemplo os Diesel modernos), convém deixar o carro a trabalhar um pouco, para não causar danos ao Turbo que podem ocorrer se se desligar o carro "logo".

Isto é verdade?

Verdade. Ao desligares o carro estás a cortar a lubrificação ao turbo. Ora, se ele veio em esforço...

Na maioria dos carros modernos penso que "desligares" o carro não desliga a lubrificação e arrefecimento do turbo.

Um amigo meu diz que após uma longa viagem, antes de desligar um carro que tenha turbo (como por exemplo os Diesel modernos), convém deixar o carro a trabalhar um pouco, para não causar danos ao Turbo que podem ocorrer se se desligar o carro "logo".

Isto é verdade?

É verdade, sim. O turbo usa o mesmo óleo que o motor e, quanto mais rápido o motor gira, menos óleo o turbo tem disponível, apesar de estar a funcionar também mais depressa. O turbo facilmente supera as 30.000 rpm (se a memória não me falha :sh) ) e atinge temperaturas elevadíssimas!

Assim sendo, após viagens em AE, estrada aberta a "andar bem", puxar reboques/roulottes, andar em estrada de montanha ou outras situações de esforço, deves deixar o carro cerca de um minuto ao ralenti antes de o desligares. [;)] Alguns construtores chegam a aconselhar dois minutos em condições extremas. [;)]

Vejam só quem descobriu a polvora [:D] Isso até está escrito no manual do meu carro

Ele não pediu um atestado de estupidez, só pediu ajuda... :sh)

no d4d cáde casa como se anda sempre uma eternidade à procura de lugar para o carro, não há necessidade disso [:D]

Sim é verdade, deves ligar o carro, ele aquecer 1 pco e depois arrancar e quando o imobilizas, convem deixares o carro ao relenti um pco prai 30s/1min e dps desligar.

esse jccgold só arma barraca, a unica coisa k sabe fazer bem é armar confusão em varios topicos e por o pessoal a discutir graças a ele.

Este forum nao é pra pessoas como tu!!!

DEVIAS SER EXCLUIDO!!!!!

Sim é verdade, deves ligar o carro, ele aquecer 1 pco e depois arrancar e quando o imobilizas, convem deixares o carro ao relenti um pco prai 30s/1min e dps desligar.

O manual do meu carro (Astra H Caravan 1.3cdti) diz exactamente o contrário.
Ligar o carro e arrancar logo sem puxar muito enquanto o motor não aquecer.

Cumps,
Paulo

O manual do meu carro (Astra H Caravan 1.3cdti) diz exactamente o contrário.
Ligar o carro e arrancar logo sem puxar muito enquanto o motor não aquecer.

Cumps,
Paulo

Tens toda a razao, deve-s arrancar lg sem puxar por ele até à temperatura ideal e dps d uma viagem longa deves esperar um poco antes de o desligares para deixares o turbo descumprimir e o motor aliviar um poco, sendo ele um motor a combustao

Vejam só quem descobriu a polvora [:D] Isso até está escrito no manual do meu carro

Como os meus conhecimentos de mecâncica são intermédios, quando não sei, pergunto. A isto chama-se humildade e gosto de aprender.

Off-topic: Já encontraste a estrada com "mais de 45% de inclinação"?

Como os meus conhecimentos de mecâncica são intermédios, quando não sei, pergunto. A isto chama-se humildade e gosto de aprender.

Deves sempre esperar pelo menos um minuto sempre que esforças um pouco mais o turbo (autoestrada, acelerações bruscas, etc). Um turbo chega a fazer 200.000 rpm (sim, duzentas mil rpms), além de que o lado que está em contacto com os gases de escape chega com alguma facilidade aos 800/900 ºC enquanto que do lado da admissão estará a cerca de 30 a 60 ºC - tudo isto num espaço correspondente ao tamanho do veio do turbocompressor, que não terá mais de 15 centimetros.
Por isso, é facil ver que todo o cuidado é pouco. E nunca percas o gosto de aprender - o verdadeiro ignorante julga sempre que já sabe tudo.[;)]

É completamente verdade. Após viagens longas, ou se andares a puxar pelo carro, convém deixares o carro a trabalhar durante mais ou menos 1 min ao ralenti. É o chamado "Turbo Timer". Hà muita gente que ignora este pequeno cuidado, e reduz significativamente a vida útil num motor. Conheço um caso que rebentou com o turbo mal parou numa area de serviço para por gasoleo, pois vinha a fundo e mal parou o carro desligou-o.
É óbvio que só faz sentido ter este cuidado em carros turbinados, sejam a gasolina ou a gasóleo, em atmosféricos não há necessidade de o fazer.
Já vi inclusivamente por aí à venda num site de leilões português, um sistema que se instala no carro que faz o Turbo Timer por nós, ou seja, mal paramos o carro, tiramos a chave da ignição que ele continua a trabalhar e ao fim de 1 ou 2 min desliga-se sozinho.

Abraço

Last edited:
Eu normalmente quando paro o carro dou uma gazada a fundo e desligo :) ... foi assim que o meu pai me ensinou ehehe diz que é para a bateria durar mais.

Isto é verdade?

Não se perde nada em fazer isso. E não é só pelo turbo. Embora este elemento seja o mais sensivel a uma utilização intensa.

É verdade, sim. O turbo usa o mesmo óleo que o motor e, quanto mais rápido o motor gira, menos óleo o turbo tem disponível, apesar de estar a funcionar também mais depressa. O turbo facilmente supera as 30.000 rpm (se a memória não me falha :sh) ) e atinge temperaturas elevadíssimas!

Assim sendo, após viagens em AE, estrada aberta a "andar bem", puxar reboques/roulottes, andar em estrada de montanha ou outras situações de esforço, deves deixar o carro cerca de um minuto ao ralenti antes de o desligares. [;)] Alguns construtores chegam a aconselhar dois minutos em condições extremas. [;)]

Ele não pediu um atestado de estupidez, só pediu ajuda... :sh)

O turbo pode mesmo ultrapassar as 100.000rpm [;)]

eu mesmo quando ando em cidade e normalmente nao deixo que o turbo entre em trabalho ( ou seja ele esta sempre a trabalhar mas nao o meto em cargo) quando paro o carro deixo sempre cerca de 10 /20 seg a trabalhar que e o tempo de tirar o cinto e agarrar no telemovel , em viagens em que o turbo trabalha mais ai ja deixo mais tempo cerca de 1 min . quando o carro esta frio arranco com calma e so depois de atingir a temperaura normal e que dou uso ao dito , isto nao quer dizer que muito raramente antes de atingir a teperatura ideal ja tenha dado uso ao turbo mas é mesmo muito raro so me lembro de 1 vez

Back