Um amigo meu diz que após uma longa viagem, antes de desligar um carro que tenha turbo (como por exemplo os Diesel modernos), convém deixar o carro a trabalhar um pouco, para não causar danos ao Turbo que podem ocorrer se se desligar o carro "logo".
Isto é verdade?
Vejam só quem descobriu a polvora [] Isso até está escrito no manual do meu carro
Sim é verdade, deves ligar o carro, ele aquecer 1 pco e depois arrancar e quando o imobilizas, convem deixares o carro ao relenti um pco prai 30s/1min e dps desligar.
O manual do meu carro (Astra H Caravan 1.3cdti) diz exactamente o contrário.
Ligar o carro e arrancar logo sem puxar muito enquanto o motor não aquecer.
Cumps,
Paulo
Vejam só quem descobriu a polvora [] Isso até está escrito no manual do meu carro
Como os meus conhecimentos de mecâncica são intermédios, quando não sei, pergunto. A isto chama-se humildade e gosto de aprender.
Deves sempre esperar pelo menos um minuto sempre que esforças um pouco mais o turbo (autoestrada, acelerações bruscas, etc). Um turbo chega a fazer 200.000 rpm (sim, duzentas mil rpms), além de que o lado que está em contacto com os gases de escape chega com alguma facilidade aos 800/900 ºC enquanto que do lado da admissão estará a cerca de 30 a 60 ºC - tudo isto num espaço correspondente ao tamanho do veio do turbocompressor, que não terá mais de 15 centimetros.
Por isso, é facil ver que todo o cuidado é pouco. E nunca percas o gosto de aprender - o verdadeiro ignorante julga sempre que já sabe tudo.[]
Um amigo meu diz que após uma longa viagem, antes de desligar um carro que tenha turbo (como por exemplo os Diesel modernos), convém deixar o carro a trabalhar um pouco, para não causar danos ao Turbo que podem ocorrer se se desligar o carro "logo".
Isto é verdade?
É verdade, sim. O turbo usa o mesmo óleo que o motor e, quanto mais rápido o motor gira, menos óleo o turbo tem disponível, apesar de estar a funcionar também mais depressa. O turbo facilmente supera as 30.000 rpm (se a memória não me falha :sh) ) e atinge temperaturas elevadíssimas!
Assim sendo, após viagens em AE, estrada aberta a "andar bem", puxar reboques/roulottes, andar em estrada de montanha ou outras situações de esforço, deves deixar o carro cerca de um minuto ao ralenti antes de o desligares. [] Alguns construtores chegam a aconselhar dois minutos em condições extremas. [
]
Ele não pediu um atestado de estupidez, só pediu ajuda... :sh)
Eu normalmente quando paro o carro dou uma gazada a fundo e desligo... foi assim que o meu pai me ensinou ehehe diz que é para a bateria durar mais.