Dacia Duster

• Thread starter Thread starter pc
  • Start date Start date
Qual era o valor do HR-V na altura? Era longe de uma alternativa barata.

Até bem pouco tinhas os Clio com plásticos todos rijos, a vender como pão quente e ao mesmo preço de um Duster.

Não percebi se estás a escrever isso a brincar ironicamente ou a sério...
Um Honda hr-v de 1999 tem plásticos macios/moles no tablier e 18 anos depois custa muito aplicar o mesmo material num carro novo???
Daqui a nada já se comenta que o Duster como é carro de pobrezinho deve vir com duas grades de cerveja a fazer de bancos da frente. [;)]

Qual é o problema dos plásticos rijos? Desde que sejam resistentes é o que interessa.

O HR-V de 1999 era um carro carote na altura, estava acima do Civic penso eu. Estava muito longe de ser um carro low-cost.

https://www.renault.co.in/vehicles/personal-cars/duster/personalisation.html

Acessorios "insolitos" na India

Cortinados noslugares da frente ( passageiro apenas ? )

Curtain.jpg.ximg.l_4_h.smart.jpg

Caixote do lixo

CarBin.jpg.ximg.l_4_h.smart.jpg

Almofadas

PILLOWCUSHION.jpg.ximg.l_4_h.smart.jpg

Banco (Jump ( ? ) seat )

JUMPSEAT.jpg.ximg.l_4_h.smart.jpg

Iluminação do logo

REARILLUMINATIONLOGO.jpg.ximg.l_4_h.smart.jpg

Muito bom! Excelente post.

Eu não lhe chamaria insólitos, mas são seguramente detalhes curiosos. Vocês não têm noção, para a grande maioria dos Indianos um Duster é quase como um Classe S para nós. :(

A brincar a brincar o Duster é melhor em muita coisa. Preço, consumos, custos de manutenção, fiabilidade, desempenho TT (?), capacidade da mala, etc..

Até é um comparativo bem útil para demonstrar como o supérfluo pode ser tão ridículo.

Boa tarde

Ía eu em condução normal (110km/h na Vasco da Gama) quando de repente ao chegar ao final do percurso o carro começa a “soluçar” ligeiramente, olho para o painel de bordo e vejo que está acesa a luz de “Problema de Pré-Aquecimento Velas” e a de “STOP”, encostei logo numa escapatória e fiquei cerca de 15 minutos a ver o que fazia, se andava mais um pouco até oficina ou se chamava o reboque.

Enquanto esperava pesquisei e vi que haviam mais motores 1.5dci 110cv com relatos de ou uma sonda com má leitura que dá este sintoma, ou injetor com defeito de funcionamento que resulta nisto também, e que na maior parte das vezes desaparecia no sistema... e não é que passados os tais 15 minutos desapareceu o sinal e ficou tudo normal?

Já alguém teve este tipo de “sintoma” nos motores 1.5 dci 110cv? Logo que possa vou fazer o disgnóstico à Renault para ver se dá sinal de algum injetor ou da tal sonda, porque deduzo que em oficinas genéricas não façam o disgnóstico especifico.

Bom dia,

Aconteceu me exatamente o mesmo que relatas. Começou a dar em setembro de 2015, erro uma falha intermitente e na máquina acusou defeito no injector 3...Substituí o injector há uma semana. Como resolveste o teu?

Boas!

Recentemente troquei o meu Duster (a minha versão não tinha cruise control e outras coisas simples mas que me faziam falta), mas na altura fui à oficina e não acusou nada na máquina... apontaram probabilidade de várias coisas (a questão de injetores, ficha do pedal...), mas nenhuma em concreto.

Como também eram muito raros os "soluços" e haviam mais users com o mesmo problema (paravam, desligavam e quando ligavam já não havia problema) continuei a circular sem problemas muitos meses até o ter vendido
RJgAJZdlsYzbjOrAAAAAElFTkSuQmCC

Nunca tinha conduzido nenhum Duster e ao mesmo tempo tinha curiosidade em me sentar e conduzir 1.

Por coincidencia a Kangoo do trabalho anda com um caso amoroso com o mecanico e desta vez deram me um Duster como carro de substituiçao.

So fiz cerca de 60kms com o carro, é o 1.5 dci, motor com provas dadas, mas a nivel de interiores deixa mesmo muito a desejar mesmo para um carro Low-Cost.

Plasticos mesmo muito duros, barulhos parasitas por tudo quanto é lado, botoes e manipulos de piscas/luzes e escovas ja com mais de 20 anos em cima.... enfim.... é compreensivel que para ser barato tem de se reciclar material, mas penso que a Renault podia ter feito um pouco melhor.

A nivel de conduçao, apenas andei em estrada, nao é nada de extraordinario mas tambem nao desilude.

O motor ja tem mais que provas dadas. Nada a apontar.

Ao nivel da caixa de velocidades : a 1° e 2° velocidades sao curtissimas, sendo mesmo que a primeira apenas serve para fazer o carro deslocar 2 ou 3 metros maximo. Consegue se andar em 4° a 30-40km/h sem soluços. Caixa toda ela curta. Mesmo em sexta a velocidade maxima nao deve ultrapassar os 150 de ponteiro [;)]

Deposito de combustivel que deve ficar cheio com 40€ de gasoleo [:D]

Para mim, tendo em conta que ja me passou um Vitara pelas maos, o Duster é bastante fraco mesmo comparando com o Vitara que é um projecto com bastantes decadas em cima da carcaça.

Dacia Ruster [:)]:sh)

Tendo em conta que a Dacia tem elevados índices de fiabilidade e satisfação no Reino Unido (e em muitos outros países), isto devem ser casos isolados. Pode ter sido uma falha dos fornecedores num determinado lote de peças.

Nunca tinha conduzido nenhum Duster e ao mesmo tempo tinha curiosidade em me sentar e conduzir 1.

Por coincidencia a Kangoo do trabalho anda com um caso amoroso com o mecanico e desta vez deram me um Duster como carro de substituiçao.

So fiz cerca de 60kms com o carro, é o 1.5 dci, motor com provas dadas, mas a nivel de interiores deixa mesmo muito a desejar mesmo para um carro Low-Cost.

Plasticos mesmo muito duros, barulhos parasitas por tudo quanto é lado, botoes e manipulos de piscas/luzes e escovas ja com mais de 20 anos em cima.... enfim.... é compreensivel que para ser barato tem de se reciclar material, mas penso que a Renault podia ter feito um pouco melhor.

A nivel de conduçao, apenas andei em estrada, nao é nada de extraordinario mas tambem nao desilude.

Ao nivel da caixa de velocidades : a 1° e 2° velocidades sao curtissimas, sendo mesmo que a primeira apenas serve para fazer o carro deslocar 2 ou 3 metros maximo. Consegue se andar em 4° a 30-40km/h sem soluços. Caixa toda ela curta. Mesmo em sexta a velocidade maxima nao deve ultrapassar os 150 de ponteiro [;)]

Para mim, tendo em conta que ja me passou um Vitara pelas maos, o Duster é bastante fraco mesmo comparando com o Vitara que é um projecto com bastantes decadas em cima da carcaça.

Os plásticos duros e manípulos e comandos antigos é que permitem fazer um caro low-cost. Sabes se foi um dci 110? Apesar de ser o mesmo motor presente, por exemplo, no Megane a caixa é bastante diferente.

A que geração do vitara te referes?

O Duster tem uma caixa curta precisamente para ter um excelente desempenho fora de estrada. Como não tem redutoras, a caixa curta compensa.

O interior do Duster phase 1 era fraco mas o phase 2 melhorou bastante. Os materiais continuam a ser duros mas estão melhor montados e é mais bonito.

Com 60 km's a apreciação de um carro é muito incompleta e a tua está pejada de incorreções, sobretudo se estiveres a falar da versão de 110 em 4x2! Vejamos apenas algumas:

A 1.ª é curta, mas não a esse ponto! Dá para ir facilmente até aos 20/30 kmh, exceto se for a versão 4x4 em que a primeira funciona como "redutora";
A 4.ª abaixo dos 40 km/h é para esquecer! Costumo mudar para a dita ali por volta dos 50, quando o motor "a pede";
Com 40 euros fica o depósito meio ou lá perto! Ainda no fds o meu levou um cadito mais de 70 euros e diesel abaixo de 1,20! Ou seja, até à boca leva mais de 60 litros! O 4x4 tem um depósito ligeiramente mais pequeno por causa do diferencial traseiro;
A velocidade máxima fica ali ao pé dos 170 reais (medido a gps), cerca de 180 no conta km's! Claro que testei isto nas autobahn! O de 90 cv fará um pouco menos, tal como o 4x4;
O projeto tem uma base antiga, comandos idem, mas tem coisas bem atuais, veja-se o ABS e o ESP. Seja como for, não é um carro para toda a gente porque efetivamente foram feitas muitas cedências, mas o facto é que continua a vender muito bem e os donos, do que conheço, costumam estar satisfeitos com a compra e isso é o mais importante!

Os plásticos duros e manípulos e comandos antigos é que permitem fazer um caro low-cost. Sabes se foi um dci 110? Apesar de ser o mesmo motor presente, por exemplo, no Megane a caixa é bastante diferente.

A que geração do vitara te referes?

O Duster tem uma caixa curta precisamente para ter um excelente desempenho fora de estrada. Como não tem redutoras, a caixa curta compensa.

O interior do Duster phase 1 era fraco mas o phase 2 melhorou bastante. Os materiais continuam a ser duros mas estão melhor montados e é mais bonito.

Com 60 km's a apreciação de um carro é muito incompleta e a tua está pejada de incorreções, sobretudo se estiveres a falar da versão de 110 em 4x2! Vejamos apenas algumas:

A 1.ª é curta, mas não a esse ponto! Dá para ir facilmente até aos 20/30 kmh, exceto se for a versão 4x4 em que a primeira funciona como "redutora";
A 4.ª abaixo dos 40 km/h é para esquecer! Costumo mudar para a dita ali por volta dos 50, quando o motor "a pede";
Com 40 euros fica o depósito meio ou lá perto! Ainda no fds o meu levou um cadito mais de 70 euros e diesel abaixo de 1,20! Ou seja, até à boca leva mais de 60 litros! O 4x4 tem um depósito ligeiramente mais pequeno por causa do diferencial traseiro;
A velocidade máxima fica ali ao pé dos 170 reais (medido a gps), cerca de 180 no conta km's! Claro que testei isto nas autobahn! O de 90 cv fará um pouco menos, tal como o 4x4;
O projeto tem uma base antiga, comandos idem, mas tem coisas bem atuais, veja-se o ABS e o ESP. Seja como for, não é um carro para toda a gente porque efetivamente foram feitas muitas cedências, mas o facto é que continua a vender muito bem e os donos, do que conheço, costumam estar satisfeitos com a compra e isso é o mais importante!

Bom, vamos la tentar responder a todos ao mesmo tempo....

O motor ao certo nao tenho a certeza, mas penso que seja o 90cv mas sem certezas visto nao andar com os documentos do carro, apenas com a folha de carro de substituiçao. O facto de ser low-cost nao implica propriamente ter materiais tao fracotes. Acho que nem mesmo o material do tablier do Clio I era tao fraco quanto o do Duster.

O Duster em questao é um 4x4 phase I.

O Vitara com que estou a comparar é este, se bem que sao decadas muito diferentes, conforto diferente e etc, o Vitara ( para mim ) tinha interiores com um pouco mais de qualidade, mesmo nao sendo nada por ai alem.

Petrus, quando te digo que a primeira é curta é realmente mesmo muito curta, é a versao 4x4 Phase I. Quando digo 40€ para o atestar, talvez nao falhe por muito visto que ele tinha acendido a luz da reserva, pouco mais de 2 kms fiz e meti 20€ tendo o deposito ficado 1 traço acima de meio.

O ABS e ESP na Renault nao é assim tao actual quanto isso, dai ao o colocarem no Duster nao fizeram nada demais. Travoes de tambor atras num carro minimamente recente.... nao sei onde esta o poupar. Talvez nas bombas de travao?

Sei que o carro vende, alias o Phase II tem andado a vender mesmo muito bem. Sei tambem que nao é um carro para todos, muitas pessoas dao valor a coisas que o Duster nao tem e nem nunca vai ter, dai preferirem gastar mais e darem o salto para o "CaisCais"/Kadjar ou até mesmo o "Juka".

O Duster é um carro feito de retalhos com mais que provas dadas no mercado ao longo dos ultimos 20 anos. Se é fiavel? Sim, sem duvida, nem ponho isso em questao.

Se é fracote? Absolutamente.

Não lhe chamaria fraco mas sim simplista. É um carro simples mas para aquilo que é feito, TT de forma económica e fiável, é muito bom. O carro tem um desempenho muito bom em TT. É leve e tem um sistema 4x4 desenvolvido pela Nissan.

Para um carro fracote, nada mau o facto de ser o modelo do grupo Renault/Nissan mais vendido no mundo [:D]

Eu chamo lhe fraco. Nao disse que era mau ou nao prestava.

Se tiveres em conta que o Duster é no minimo 5000€ mais barato que qualquer um dos seus rivais mais directos.... nos dias que corr€€m isso faz muita diferença e nao é so na Tugalandia [;)]

Realmente a caixa do 4x4 é muito curta. Fase 1 4x4 110cv.
http://www.km77.com/precios/dacia/duster/2013/duster-adventure-dci-110-4x4

[TABLE="width: 670"]
[TR]
[TD="class: ficha ficha_izq, align: left"]Desarrollos (km/h a 1.000 rpm)[/TD]
[TD="class: ficha ficha_central, align: center"][/TD]
[TD="class: ficha ficha_drch"][/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: ficha ficha_ay"][/TD]
[TD="class: ficha ficha_izq, align: right"]1ª[/TD]
[TD="class: ficha ficha_central, align: center"]5,8[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: ficha ficha_izq, align: right"]2ª[/TD]
[TD="class: ficha ficha_central, align: center"]10,0[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: ficha ficha_izq, align: right"]3ª[/TD]
[TD="class: ficha ficha_central, align: center"]15,8[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: ficha ficha_izq, align: right"]4ª[/TD]
[TD="class: ficha ficha_central, align: center"]23,2[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: ficha ficha_izq, align: right"]5ª[/TD]
[TD="class: ficha ficha_central, align: center"]31,8[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: ficha ficha_izq, align: right"]6ª[/TD]
[TD="class: ficha ficha_central, align: center"]41,8[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Fase II 4x2 110cv.
http://www.km77.com/precios/dacia/duster/2014/duster-laureate-dci-1102

[TABLE="width: 670"]
[TR]
[TD="class: ficha ficha_izq, align: left"]Desarrollos (km/h a 1.000 rpm)[/TD]
[TD="class: ficha ficha_central, align: center"][/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: ficha ficha_izq, align: right"]1ª[/TD]
[TD="class: ficha ficha_central, align: center"]8,0[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: ficha ficha_izq, align: right"]2ª[/TD]
[TD="class: ficha ficha_central, align: center"]15,3[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: ficha ficha_izq, align: right"]3ª[/TD]
[TD="class: ficha ficha_central, align: center"]22,5[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: ficha ficha_izq, align: right"]4ª[/TD]
[TD="class: ficha ficha_central, align: center"]30,5[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: ficha ficha_izq, align: right"]5ª[/TD]
[TD="class: ficha ficha_central, align: center"]39,0[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: ficha ficha_izq, align: right"]6ª[/TD]
[TD="class: ficha ficha_central, align: center"]46,6

[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

A 4ª do 4x4 é semelhante à 3ª do 4x2 actual.

Só 2 observações ao teu post...

ABS é actual ? Foi introduzido nos anos 70 e é obrigatório desde de 2004.

O ESP é parecido. Obrigatório desde de 2014 em todos os carros de série..

O resto não posso propriamente opinar muito. Os únicos Duster que andei foi em Angola e até se estavam a aguentar bem para a qualidade das estradas que existem por lá. Claro que a qualidade dos materiais é péssima, mas tendo em conta o preço percebe-se.

Back