Cuidado, ninguém tem dúvidas de que quem circula na via principal tem prioridade
nessa via.
Aqui a questão sempre foi sobre ter de ceder passagem aos veículos que queiram passar para a via em que já circulamos.
Infelizmente esse tipo de entradas/saídas são muito comuns.
Como tu dizes, é um caso extremo. Ter uma imensidão de carros a apanhar uma entrada da autoestrada para sair na mesma saída sem chegar a entrar na autoestrada é um cenário tão inverosímil… Só se for um casamento e o gajo que ia à frente a indicar o caminho enganou-se. [

]
Na prática, a situação mais comum é haver um carro a querer sair e outro a entrar. É preciso ter um pouco de bom senso. Se eu vou a entrar e vejo um carro já a sair à minha frente, abrando para ele ter tempo de sair e ainda me sobrar espaço para acelerar e entrar. Por outro lado se eu vou a sair e vejo um carro a querer entrar mais ou menos ao mesmo tempo que eu, é mais sensato eu abrandar e deixá-lo acelerar e entrar à minha frente. Eu preciso travar, ele precisa acelerar, não é sensato eu meter-me à frente dele.
Um outro cenário seria haver vários carros a querer sair e vários a querer entrar. Não é muito diferente do primeiro cenário. Se eu quisesse entrar iria abrandar ou parar se necessário porque os carros a querer sair iriam atrapalhar a minha entrada. Nem é preciso terem prioridade para eu fazer isto, simplesmente se não o fizer será difícil eu conseguir entrar.
Eu não sei a resposta à questão do tópico, no código não encontro nada que explique especificamente esta situação, ambas as interpretações são possíveis. Pessoalmente, acho mais razoável que a cedência de passagem apenas se aplique à mudança de via. Ter de ceder passagem a quem quer entrar na minha via é um conceito um pouco estranho. Além de que haver cedência de passagem à mudança de via permite maior flexibilidade para resolver conflitos como os de entradas/saídas simultâneas pois obriga literalmente a que os veículos entrem e saiam intercaladamente. Com bom senso, é a forma que permite maior fluidez.