«É a gasóleo?»

My bad, pensei que a remoção dos veículos fosse só aplicável aos de dístico azul... reli a lei e parece que é aplicável em qualquer situação em que não se respeite o artigo 4.
Seja como for, nenhum parque controla isso... e controlar isso, creio eu, iria implicar os seus custos. Simplesmente não o fazem.
O que aconteceu com o Horácio Matos, diria eu, é que provavelmente entrou em contacto com a administração do parque por algum motivo, e disseram-lhe que não podia ali estacionar. Não estou a ver nenhum parque, seja ele qual for, a ter um funcionário à entrada a controlar/fiscalizar os carros que entram, ou a vistoriar lá dentro os carros que lá estão estacionados...

Creio que já houve para aí algum user que referiu o mesmo em relação a outros Shoppings, enviou email e responderam que não podia estacionar. Mas se lá for meter... nem eles sabem o que lá está.

Já reclamei junto de um parque em Matosinhos que tinha o sinal de proibição de circulação de carros a GPL, porque o parque é todo acima do solo, e está praticamente todo aberto nas laterais. É um parque que nunca seria proibido estacionar veiculos a GPL, mesmo pela lei antiga.
E no entanto lá estava a treta do sinal inventado sabe-se lá por quem. Fiz reclamação, mas o sinal lá continuou. Como já não passo lá há muito tempo não sei se continua ou não.

Considerei que o local do pneu suplente fazia parte da mala. [;)]

Lool sabemos que o utilizador comum, considera como sendo mala o espaço em que normalmente transportaríamos coisas como malas. Não é o caso do espaço do pneu. De outra forma nem faria sentido a pergunta dele.

Lool sabemos que o utilizador comum, considera como sendo mala o espaço em que normalmente transportaríamos coisas como malas. Não é o caso do espaço do pneu. De outra forma nem faria sentido a pergunta dele.

Sei lá se não faria sentido. O assunto LPG suscita muitas dúvidas, algumas delas elementares.

Tu não páras, deves ter pilhas duracell. [:D]

Esse parque até tem um dos pisos que não é completamente subterrâneo, com a entrada ao nível do solo, e pela minha interpretação qualquer carro a GPL pode lá estacionar (nesse piso), visto que tem uma abertura ao nível do tecto e solo, aliás é uma abertura de alto a baixo.
No entanto o sinal de proibição de circulação de veiculos a GPL está lá colocado. A ajuda da DECO neste caso foi completamente infeliz.
E há outros parques em que sempre foi permitido estacionar veiculos a GPL, mesmo pela lei antiga, e lá está o sinal de proibição, como por exemplo o Norte Shoping no Porto, que tem aberturas laterais. E até criaram um parque reservado no exterior para veiculos a GPL... ridiculo.

Eu nem sou o Horácio Matos nem a Deco, portanto...
E até te digo mais, já estive mais longe de comprar um carro GPL e se isso vier a acontecer, irei estacionar dentro dos parques a menos que seja convidado a sair, nesse caso saio.

Last edited:
Desculpem a minha ignorância, mas as minhas dúvidas podem ser as dúvidas de muitos usuários.

O risco de explosão é maior num carro a GPL após um acidente?

O depósito do GPL fica na mala do carro?

O consumo de um carro adaptado a GPL é menor do que se o mesmo motor fosse movido a gasolina?

Obrigado.

As respostas já foram dadas às perguntas, mas ainda para quem tem dúvidas acerca da segurança do GPL, vejam o caso daquele enorme acidente em cadeia devido ao nevoeiro numa AE do Norte, um dos veículos era a GPL, foi um dos que ardeu e não explodiu... Um HRV que levou com um intercidades na zona de Vila Franca, praticamente o que ficou intacto foi o depósito GPL e... Não explodiu... Sinceramente preocupo-me mais com os diesel que se incendeiam espontaneamente....

Em relação aos parques não cumprirem legislação, atenção que só são obrigados a cumprir a partir (o user que trabalha na área que me corrija se tiver enganado) a partir aí de 2007, os parques construídos com data anterior não são obrigados a ter equipamento de extração de gases, logo os veículos a GPL mesmo com selo verde, legalmente não podem lá estacionar. Tudo o que não é subterrâneo, seja parque coberto, não têm autoridade para proibir pois há ventilação natural e tá previsto na lei.

As respostas já foram dadas às perguntas, mas ainda para quem tem dúvidas acerca da segurança do GPL, vejam o caso daquele enorme acidente em cadeia devido ao nevoeiro numa AE do Norte, um dos veículos era a GPL, foi um dos que ardeu e não explodiu... Um HRV que levou com um intercidades na zona de Vila Franca, praticamente o que ficou intacto foi o depósito GPL e... Não explodiu... Sinceramente preocupo-me mais com os diesel que se incendeiam espontaneamente....

Em relação aos parques não cumprirem legislação, atenção que só são obrigados a cumprir a partir (o user que trabalha na área que me corrija se tiver enganado) a partir aí de 2007, os parques construídos com data anterior não são obrigados a ter equipamento de extração de gases, logo os veículos a GPL mesmo com selo verde, legalmente não podem lá estacionar. Tudo o que não é subterrâneo, seja parque coberto, não têm autoridade para proibir pois há ventilação natural e tá previsto na lei.

Devo ser eu, ou o Esprit (que trabalha noutra vertente). A regulamentação de SCIE é aplicável a edifícios cujo projecto tenha sido submetido após 2 de Janeiro de 2009. O diploma não obriga os anteriores a realizarem alterações de modo a cumprirem-no, logo os donos dos parques não são obrigados realizar alterações a menos que a entidade fiscalizadora assim o exija, mas isso são contas de outro rosário.

Não é só a extracção de gases, é também portas corta-fogo, detecção de gases combustíveis, etc. Uma vez fiz aí uma lista num tópico e era enorme.

Devo ser eu, ou o Esprit (que trabalha noutra vertente). A regulamentação de SCIE é aplicável a edifícios cujo projecto tenha sido submetido após 2 de Janeiro de 2009. O diploma não obriga os anteriores a realizarem alterações de modo a cumprirem-no, logo os donos dos parques não são obrigados realizar alterações a menos que a entidade fiscalizadora assim o exija, mas isso são contas de outro rosário.

Não é só a extracção de gases, é também portas corta-fogo, detecção de gases combustíveis, etc. Uma vez fiz aí uma lista num tópico e era enorme.
Tinha ideia que eras mesmo tu mas sem certezas

É isso tudo, então 2009 e nao 2007 ;)

Tinha ideia que eras mesmo tu mas sem certezas

É isso tudo, então 2009 e nao 2007 ;)

Sim, que foi quando começou a crise na construção.

Já o disse atrás, era mais realista em termos de custos terem a hipótese de adaptar apenas uma parcela do parque. Bastava uma zona com maior poder de extracção de ar, com ventiladores adequados, e a coisa dava-se. Acabaram por remeter para uma legislação que exige mundos e fundos.

Como é que o risco de explosão de um carro movido a gasolina é SUPERIOR a um carro movido a gasolina + GPL????

Quando é que percebes que a instalação de kit+depósito obedece a padrões superiores a qualquer outro combustível? Nunca não é[:)]

E quando é que vais perceber que é possível ter um carro totalmente a gás? Jamais não é[:D]

A pergunta foi: "Em caso de colisão qual tem maior risco de explosão!?" A resposta está dada[:cool:]

Já o disse atrás, era mais realista em termos de custos terem a hipótese de adaptar apenas uma parcela do parque. Bastava uma zona com maior poder de extracção de ar, com ventiladores adequados, e a coisa dava-se. Acabaram por remeter para uma legislação que exige mundos e fundos.
Mas isso não interessa, não vão gastar milhares de euros devido a uma pequena percentagem de utilizadores GPL... Sinceramente, eu como pra onde vou quase nunca utilizo parques subterrâneos, isso não me preocupa, chateia é ver os lugares para viaturas GPL ocupadas por veículos não GPL, lugares para veículos eléctricos ocupados por outros e afins, portanto o dia em que eu ocupar (como já o fiz) lugares interditos a GPL vão-me chatear da maneira como chateiam estes últimos... Além do mais, a não ser que conheçam o meu carro, ninguém faz a mínima ideia se o carro é a gasolina, gasóleo, GPL ou anda a cascas de nozes...

Mais realista, era os fazedores de leis terem ido ver ao resto da europa como é com os veiculos a GPL...

Mas isso não interessa, não vão gastar milhares de euros devido a uma pequena percentagem de utilizadores GPL... Sinceramente, eu como pra onde vou quase nunca utilizo parques subterrâneos, isso não me preocupa, chateia é ver os lugares para viaturas GPL ocupadas por veículos não GPL, lugares para veículos eléctricos ocupados por outros e afins, portanto o dia em que eu ocupar (como já o fiz) lugares interditos a GPL vão-me chatear da maneira como chateiam estes últimos... Além do mais, a não ser que conheçam o meu carro, ninguém faz a mínima ideia se o carro é a gasolina, gasóleo, GPL ou anda a cascas de nozes...

Se a legislação contemplasse o que disse acima, julgo que alguns parques iriam alinhar. Nem que fosse aproveitando espaços junto aos ventiladores.

Depois seria uma questão de as marcas, à imagem do que fazem noutros países, disponibilizarem mais viaturas (apetecíveis) já transformadas de origem.

Já o disse anteriormente, só não uso porque se alguma coisa corre mal quase 70% do rendimento mensal lá de casa iria ao ar. A função da minha namorada não se coaduna com este tipo de infracções. No exterior é tudo parquímetros, e o que paga de avença para o subterrâneo é muito pouco (<40€).

Mais realista, era os fazedores de leis terem ido ver ao resto da europa como é com os veiculos a GPL...

Nem tudo o que vem de lá de fora é perfeito. Podíamos ter criado algo próximo da perfeição, mas por alguma questão que não sei saiu aquela lei.

Nem tudo o que vem de lá de fora é perfeito. Podíamos ter criado algo próximo da perfeição, mas por alguma questão que não sei saiu aquela lei.

É certo, mas por principio devemos olhar sempre para quem faz melhor do que nós. E em termos de segurança, parece-me que temos muitos países europeus para onde olhar e nos inspirarmos. Aliás, é assim em quase todas as áreas de segurança, não foi Portugal que andou à frente, nós é que costumamos andar atrás dos outros países europeus.
E mesmo nesta questão dos veiculos a GPL, as normas de instalação, acho que deriva de normas europeias. Ora, se deriva tudo de normas europeias, porque carga de água só neste canto é que acham que as instalações a GPL são tão perigosas que não podem estacionar em todos os subterrâneos??? [8b]

É certo, mas por principio devemos olhar sempre para quem faz melhor do que nós. E em termos de segurança, parece-me que temos muitos países europeus para onde olhar e nos inspirarmos. Aliás, é assim em quase todas as áreas de segurança, não foi Portugal que andou à frente, nós é que costumamos andar atrás dos outros países europeus.
E mesmo nesta questão dos veiculos a GPL, as normas de instalação, acho que deriva de normas europeias. Ora, se deriva tudo de normas europeias, porque carga de água só neste canto é que acham que as instalações a GPL são tão perigosas que não podem estacionar em todos os subterrâneos??? [8b]

Não são perigosas, são p€rigosas... uma pequenina diferença

Honestamente... tudo isso não passa de uma falsa questão. Já concluímos aqui que a infracção no estacionamento é do parque ao permiti-lo e não do veículo... e todos os parques permitem que qualquer veículo entre.

Mas continuem a andar a ciclo diesel, a preço de gasóleo. Eu cá prefiro conduzir ciclo otto, a 3,70€ aos 100.

Geralmente importamos o lixo estrangeiro sem piar, mas quando se fala de importar qualquer coisa que seja razoavel, ou até boa, é logo um drama.

A lei ficou assim porque foi feita por pessoas que nunca tiveram qualquer tipo de contacto com o GPL, rodeadas de pessoas que também nunca tiveram, e aconselhadas por pessoas que ainda hoje não sabem o que é um carro.

Geralmente importamos o lixo estrangeiro sem piar, mas quando se fala de importar qualquer coisa que seja razoavel, ou até boa, é logo um drama.

A lei ficou assim porque foi feita por pessoas que nunca tiveram qualquer tipo de contacto com o GPL, rodeadas de pessoas que também nunca tiveram, e aconselhadas por pessoas que ainda hoje não sabem o que é um carro.

Não sei, não conheço o grupo de trabalho que a fez. Normalmente na minha área de trabalha sei quem as fez e os podres, mas esta foge do meu âmbito.

Honestamente... tudo isso não passa de uma falsa questão. Já concluímos aqui que a infracção no estacionamento é do parque ao permiti-lo e não do veículo... e todos os parques permitem que qualquer veículo entre.

Mas continuem a andar a ciclo diesel, a preço de gasóleo. Eu cá prefiro conduzir ciclo otto, a 3,70€ aos 100.
A que chamas falsa questão?

Eu não crítico quem ande a diesel, cada um anda com o que quer ou mais que convém, ou achas que o GPL é favorável à 100% da população e só não andam a GPL porque a moda é diesel?

Back