obrigado pelas respostas, mas fiquei com dúvidas. acham que o problema estará no condensador? se o trocar será que resolvo o problema? é que se puser a centrifugar ou a lavar, o problema é o mesmo, o motor não roda. realmente tentei dar um balanço com a mão e ele mexeu-se, mas não chega a dar uma volta completa.
já agora, aproveito para contar a história completa: há uns 3/4 anos comprei uma máquina na empresa CONFORAMA da marca FAR. já depois de terminar a garantia, partiu-se o puxador da porta. contactada a CONFORAMA, deram-me o endereço da suposta assistência técnica. levei lá a porta desmontada e disseram-me que não conheciam aquele modelo. entretanto, liguei novamente para a CONFORAMA, a explicar a situação. não me souberam dar uma resposta, tendo ficado de me ligar. como eu estava relativamente perto da loja fui lá pessoalmente, pois queria o problema resolvido. quando lá cheguei, depois de longa espera, conseguiram-me escrever num papel o nº de telefone dum sr. que fazia assistência e me resolveria o problema. contactei esse sr. que me disse estar à espera de peças para resolver 2 ou 3 casos semelhantes ao meu (não é de admirar, pois o puxador é seguro por um bocadinho de plástico que mais cedo ou mais tarde acabaria por partir). pediu para ligar ao fim de uma ou duas semanas e quando o fiz, disse que afinal precisava de ver a máquina, pois não conseguia arranjar a peça, acho que foi isto que me disse, já não me lembro bem. comprometeu-se a vir a minha casa e não me cobraria deslocação. entretanto, como a máquina não estava inutilizada, pois com um arame conseguia abrir a porta, fui funcionando com ela assim e nunca mais liguei ao senhor. passado uns meses, a máquina avariou, pois a água não saía, penso que deve ter algum motor de puxar água queimado ou coisa do género. por acaso, os meus sogros trocaram de máquina nessa altura e fiquei com a deles para desenrascar, pois funcionava, apenas tinha que avançar o programa num determinado sítio em que ele parava. até que agora deixou de trabalhar de vez e eu estou aqui com duas máquinas e nenhuma trabalha. agora que vou entrar de férias, vou tirar um dia para ir à CONFORAMA ver se resolvo o assunto.
desculpem o testamento.