Estás em forma?

• Thread starter Thread starter Pastis
  • Start date Start date

Estás em forma?

• Estou 100%

Votes: 113 21.0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votes: 46 8.5%
  • Regular com altos e baixo

Votes: 181 33.6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votes: 65 12.1%
  • Bastante cansado

Votes: 27 5.0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votes: 107 19.9%

• Total voters
    539
pmna, como explicas que a dieta do dysplay esteja a dar resultados? Custa-me a acreditar, mas ele diz que está.

Ele está a ciclar hidratos de carbono tanto quanto sei.

Ele antes (ele que me corrija se estiver errado) esteve a fazer jejum intermitente que fazia todas as refeições num intervalo de horas relativamente curto (8 horas) mas durante essa dieta perguntei-lhe como estavam a ser os resultados e ele disse que foi para manter (não houve evolução)

Se a quantidade de hidratos não for alta pode funcionar porque primeiro cada refeição que fazes pode não criar excedente de glicogénio (que é o que vai para gordura) depois de estar carregado o hepático e muscular, e se houver algum acumulo de gordura (pouco) as restantes 16 horas de jejum vão depois de esgotar o glicogénio muscular usar a gordura como fonte de energia, todavia é preciso esgotar as reservas de glicogénio durante esse período e sem hidratos nem proteína durante essas 16 horas o corpo também pode decompor aminoácidos das fibras musculares (catabolismo). Por isso para mim e do ponto de vista metabólico não é a melhor solução além do que o conceito de resultar para muitos é diferente do meu conceito.

Agora imagina realizar um plano destes para quem quer aumentar a massa muscular? Cada refeição vai repor os níveis de glicogénio no nosso corpo e o excedente vai ser metabolizado pelo fígado sob a forma de gordura.
Já as refeições com uma periodicidade mais curta e com menor densidade calórica favorecem a retenção de azoto (já se falou disso aqui também)
Mais refeições dá para gerir melhor o conteúdo das mesmas, por exemplo se treinas de tarde e tens um trabalho sedentário o teu pequeno almoço não precisa logo de uma quantidade elevada de hidratos, podes fazer uma refeição moderada de hidratos, assim como a meio da manhã e aumentar mais na hora de almoço, lanche e pós-treino que é o período que antecede o teu treino e assim vais usar esses hidratos em forma de energia e depois ao jantar fazer uma nova refeição com uma dose mais moderada, assim evitas cargas glicémicas altas nos períodos mais "mortos" do teu dia e com isso evitas acumulo de gordura.

Para perda de peso e ganho de peso há uma verdade incontornável, é que as calorias é que contam, se gastas mais do que consomes perdes peso se consomes mais do que gastas ganhas peso, mas a forma como preparas o plano alimentar (quantidades, divisão de macros, tempo das refeições e periodicidade) é que vão ditar em caso de perda de peso se o mesmo se focou essencialmente na perda de gordura e preservação da massa magra e no caso de aumento de massa muscular se esse aumento foi essencialmente de massa magra (aproveitar os momentos mais anabólicos) e ganhos mínimos de gordura.

Last edited:
Pois, mas é o que me acontece nos queijos referidos antes dos respectivos prazos de validade caducarem. O queijo fresco do Continente também apresentou igual comportamento. E não tem a ver com o meio de armazenamento, pois ficaram em frigoríficos de diferentes casas e tiveram o mesmo comportamento.

Relativamente à lactose, referi este facto porque li algum tempo atrás um artigo na fat new world (que já não encontro) que a lactose promovia a acumulação de gordura intra-abdominal.

Além disso o Gustavo Santos (do programa Querido, mudei a casa) também refere que aboliu por completo produtos lácteos da sua dieta. Mas ao pesquisar mais sobre o assunto não descobri nada relevante que relacionasse a lactose com a acumulação de gordura intra-abdominal.

Até porque eu consumo pelo menos 2 iogurtes + 200/300 gramas de queijo fresco diariamente.

Nunca li nada sobre relação direita da lactose com gordura intra-abdominal, mas vou tentar encontrar então o artigo do Sérgio Veloso, agora fiquei curioso.

Anyway eu de qualquer forma só consumo (e pequenas quantidades) lactose fermentada, não bebo leite ou pelo menos não costumo.

pmna, como explicas que a dieta do dysplay esteja a dar resultados? Custa-me a acreditar, mas ele diz que está.

Bem perguntado. Quando oiço falar em dietas em que é obrigatório comer 6 a 8 vezes por dia lembro-me nas dietas de jejum intermitente. E quando me falam em jejum intermitente só penso em indíces glicémicos (principalmente quando dizem que naquelas x horas podem comer tudo :sh)).

O Dysplay também nunca vimos o corpo dele... Pode estar a resultar para os objectivos dele, que podem não ser muito gananciosos no ponto de vista global do bodybuilding.

Ele está a ciclar hidratos de carbono tanto quanto sei.

Ele antes (ele que me corrija se estiver errado) esteve a fazer jejum intermitente que fazia todas as refeições num intervalo de horas relativamente curto (8 horas) mas durante essa dieta perguntei-lhe como estavam a ser os resultados e ele disse que foi para manter (não houve evolução)

Se a quantidade de hidratos não for alta pode funcionar porque primeiro cada refeição que fazes pode não criar excedente de glicogénio (que é o que vai para gordura) depois de estar carregado o hepático e muscular, e se houver algum acumulo de gordura (pouco) as restantes 16 horas de jejum vão depois de esgotar o glicogénio muscular usar a gordura como fonte de energia, todavia é preciso esgotar as reservas de glicogénio durante esse período e sem hidratos nem proteína durante essas 16 horas o corpo também pode decompor aminoácidos das fibras musculares (catabolismo). Por isso para mim e do ponto de vista metabólico não é a melhor solução além do que o conceito de resultar para muitos é diferente do meu conceito.

Agora imagina realizar um plano destes para quem quer aumentar a massa muscular? Cada refeição vai repor os níveis de glicogénio no nosso corpo e o excedente vai ser metabolizado pelo fígado sob a forma de gordura.
Além de que refeições com uma periodicidade mais curta e com menor densidade calórica favorecem a retenção de azoto (já se falou disso aqui também)
Mais refeições dá para gerir melhor o conteúdo das mesmas, por exemplo se treinas de tarde e tens um trabalho sedentário o teu pequeno almoço não precisa logo de uma quantidade elevada de hidratos, podes fazer uma refeição moderada de hidratos, assim como a meio da manhã e aumentar mais na hora de almoço, lanche e pós-treino que é o período que antecede o teu treino e assim vai usar esses hidratos em forma de energia e depois ao jantar fazer uma nova refeição com uma dose mais moderada, assim evitas niveis cargas glicémicas altas nos períodos mais "mortos" do teu dia e com isso evitas acumulo de gordura.

Para perda de peso e ganho de peso há uma verdade incontornável, é que as calorias é que contam, se gastam mais do que consomes perdes peso se consomes mais do que gastas ganhas peso, mas a forma como preparas o plano alimentar (quantidades, divisão de macros, tempo das refeições e periodicidade) é que vão ditar em caso de perda de peso se o mesmo se focou essencialmente na perda de gordura e preservação da massa magra e no caso de aumento de massa muscular se esse aumento foi essencialmente de massa magra (aproveitar os momentos mais anabólicos) e ganhos mínimos de gordura.

Excelente post.

outra coisa que me cria uma certa duvida, é relativamente ás calorias in vs calorias out.

Por dia temos de consumir mais calorias do que aquelas que gastamos (p ex: gastamos 3000; consumimos 3100). O que vai acontecer a estas 100 calorias a mais que são consumidas todos os santos dias? quem diz 100, diz 90 ou 200.. Porque todos os dias temos de consumir um bocadinho a mais do que aquilo que gastamos... senão não havia hipertrofia, certo?

Estas "100" calorias a mais, todos os dias... fazem moça! são "700" ao final de uma semana! Para onde vai? acumula em gordura?

Eu já mantenho o meu peso e estrutura física há uns meses jeitosos.. Estarei a consumir exactamente as calorias que gasto? - impossível. - Ou o que é que está a acontecer afinal?

Bem perguntado. Quando oiço falar em dietas em que é obrigatório comer 6 a 8 vezes por dia lembro-me nas dietas de jejum intermitente. E quando me falam em jejum intermitente só penso em indíces glicémicos (principalmente quando dizem que naquelas x horas podem comer tudo :sh)).

O Dysplay também nunca vimos o corpo dele... Pode estar a resultar para os objectivos dele, que podem não ser muito gananciosos no ponto de vista global do bodybuilding.

Não é obrigatório, mas é preferível.

Eu também quando comecei a fazer musculação ganhei massa muscular a comer 3 vezes por dia e mal, nessa altura com os músculos atrofiados qualquer estimulo era um festim para se ganhar massa muscular, mas com o decorrer do tempo e à medida que evoluímos fica cada vez mais difícil e temos que ser mais rigorosos para continuar a evoluir.

E como já expliquei anteriormente do ponto de vista metabólico e dos resultados uma periodicidade mais frequente é mais vantajosa. Se o jejum intermitente fosse realmente a melhor solução ou equivalente então teríamos todos os atletas ou muitos deles a fazer isso, assim também ficava mais fácil para eles, bastava comer 3 vezes ao dias, mesmo que fosse grandes quantidades de certo que peferiam.

outra coisa que me cria uma certa duvida, é relativamente ás calorias in vs calorias out.

Por dia temos de consumir mais calorias do que aquelas que gastamos (p ex: gastamos 3000; consumimos 3100). O que vai acontecer a estas 100 calorias a mais que são consumidas todos os santos dias? quem diz 100, diz 90 ou 200.. Porque todos os dias temos de consumir um bocadinho a mais do que aquilo que gastamos... senão não havia hipertrofia, certo?

Estas "100" calorias a mais, todos os dias... fazem moça! são "700" ao final de uma semana! Para onde vai? acumula em gordura?

Eu já mantenho o meu peso e estrutura física há uns meses jeitosos.. Estarei a consumir exactamente as calorias que gasto? - impossível. - Ou o que é que está a acontecer afinal?

Existem fórmulas para calcular o valor que gastas diariamente (com margem de erro é claro) mas imagina que para o teu dia-a-dia tu consegues saber exatamente o valor que gastas, imagina as tais 3000 calorias.

Claro que de dia para dia isso vai ser variável, no entanto quando treinas existe um ciclo chamado de supercompensação e para isso ocorrer com sucesso e acima de tudo conseguires manter esses ganhos precisas das tais calorias extra e como nunca vais saber a quantidade exata que precisarás consumimos um pouco mais do que gastamos.

supercompensa%C3%A7%C3%A3o1.png

Aqui já não existe milagres, tem que ser a própria pessoa a testar o seu corpo para perceber o que funciona melhor com ele. Há pessoas que se consumirem mais 200Kcal conseguem resultados, outros terão que consumir mais 500Kcal... principio da individualidade.

Porque devem as mulheres treinar a força?Muitas mulheres, por causa das péssimas escolhas das práticas desportivas que seleccionam, com uma componente predominantemente aeróbica, acabam por construir um corpo que é "gordo magro", por outras palavras entram gordas e saem “balofas” nesta condição quando vestidas parecem elegantes e magras, mas na verdade têm uma percentagem de gordura corporal mais elevado daquele que apresentavam mesmo antes de iniciar a prática desportiva, apresentando uma ausência de tonos muscular.
As mulheres devem treinar a força e usar pesos pesados e esquecer os mitos de que vão desenvolver os seus músculos ao ponto de parecerem homens, isso nunca vai acontecer, a não ser que seja desequilibrado exogenamente o sistema hormonal.

A única excepção a trabalhar com pesos pesados é a cintura. A cintura é composta de músculos com potencial de hipertrofia e como qualquer músculo, desenvolve quando sujeito a cargas externas, numa mulher isso vai levar á hipertrofia dos músculos abdominais e engrossar a barriga, perdendo o aspecto de cintura fina.

by Carlos Rebolo

Existem fórmulas para calcular o valor que gastas diariamente (com margem de erro é claro) mas imagina que para o teu dia-a-dia tu consegues saber exatamente o valor que gastas, imagina as tais 3000 calorias.

Claro que de dia para dia isso vai ser variável, no entanto quando treinas existe um ciclo chamado de supercompensação e para isso ocorrer com sucesso e acima de tudo conseguires manter esses ganhos precisas das tais calorias extra e como nunca vais saber a quantidade exata que precisarás consumimos um pouco mais do que gastamos.

Aqui já não existe milagres, tem que ser a própria pessoa a testar o seu corpo para perceber o que funciona melhor com ele. Há pessoas que se consumirem mais 200Kcal conseguem resultados, outros terão que consumir mais 500Kcal... principio da individualidade.

Acho que não me expliquei bem... mais logo ou amanha coloco a questão de outra forma.

Isso que disseste já sabia. Depois tento explicar melhor a questao.. obrigado na mesma

Nunca li nada sobre relação direita da lactose com gordura intra-abdominal, mas vou tentar encontrar então o artigo do Sérgio Veloso, agora fiquei curioso.

Anyway eu de qualquer forma só consumo (e pequenas quantidades) lactose fermentada, não bebo leite ou pelo menos não costumo.

Pois, se encontrares o artigo coloca-o aqui sff. Como o tinha lido há mais de um mês no telemóvel, na altura não deu para pesquisar mais sobre o assunto e acabei por não ficar com o link.

Também não consumo leite directamente, apenas os seus derivados, tais como queijo/requeijão e iogurte (agora estou no Grego ligeiro do Lidl, um pouco amargo mas habituei-me bem).

Estive 2 semanas parado no ginásio por ocasião das férias, mas nessa altura tive a oportunidade de correr alguns dias na praia, na zona de Portimão.

Consegui fazer bons registos, algo que nunca fiz, correr desde a praia do Alemão até à praia da Rocha e voltar sem paragens. Nas medições que fiz no google earth medi cerca de 7km de distância total feitos em cerca de 1h.

Fiquei surpreendido comigo mesmo, nunca tinha chegado a tal marca. [:cool:]

Este segunda voltei ao ginásio e como estava a prever, as dores de "iniciado" apareceram por falta de treino pesado nos grupos principais. Hoje de manhã estava tão dorido do treino de segunda que acabei por não ir, pois sei de antemão que não ia conseguir dar o máximo, mesmo que seja dia de grupos musculares diferentes. Mas para já deu para perceber que não baixei nas cargas, no peso morto até superei a minha última marca (estou agora nos 170kg).

Amanhã volto à carga.[kiss]

Pois, se encontrares o artigo coloca-o aqui sff. Como o tinha lido há mais de um mês no telemóvel, na altura não deu para pesquisar mais sobre o assunto e acabei por não ficar com o link.

Também não consumo leite directamente, apenas os seus derivados, tais como queijo/requeijão e iogurte (agora estou no Grego ligeiro do Lidl, um pouco amargo mas habituei-me bem).

Estive 2 semanas parado no ginásio por ocasião das férias, mas nessa altura tive a oportunidade de correr alguns dias na praia, na zona de Portimão.

Consegui fazer bons registos, algo que nunca fiz, correr desde a praia do Alemão até à praia da Rocha e voltar sem paragens. Nas medições que fiz no google earth medi cerca de 7km de distância total feitos em cerca de 1h.

Fiquei surpreendido comigo mesmo, nunca tinha chegado a tal marca. [:cool:]

Este segunda voltei ao ginásio e como estava a prever, as dores de "iniciado" apareceram por falta de treino pesado nos grupos principais. Hoje de manhã estava tão dorido do treino de segunda que acabei por não ir, pois sei de antemão que não ia conseguir dar o máximo, mesmo que seja dia de grupos musculares diferentes. Mas para já deu para perceber que não baixei nas cargas, no peso morto até superei a minha última marca (estou agora nos 170kg).

Amanhã volto à carga.[kiss]

Dá-me a receita! [:D]

A minha marca pessoal é de 150Kg, mas também em fase de restrição calórica fica mais complicado ultrapassar essa marca.
Daqui a 1 mês falamos, já que para a semana volto à carga de comida. [:cool:]

Nota: Tb consumo o grego ligeiro do lidl, aquilo com whey e manteiga de amendoim fica maravilhoso e é o meu pequeno almoço neste momento.

Dá-me a receita! [:D]

A minha marca pessoal é de 150Kg, mas também em fase de restrição calórica fica mais complicado ultrapassar essa marca.
Daqui a 1 mês falamos, já que para a semana volto à carga de comida. [:cool:]

Nota: Tb consumo o grego ligeiro do lidl, aquilo com whey e manteiga de amendoim fica maravilhoso e é o meu pequeno almoço neste momento.

lol, sempre fui muito forte de pernas (derivado de muitos anos a praticar BTT na serra da Arrábida) e esse julgo ser o meu segredo. Portanto agarra na bicla e vai descascar a serra! [:D]

Também já estou numa fase de cut pois as férias e as saídas para comer fora e beber estragam um pouco o resultado final. No entanto só engordei 3 Kg com pizzas e bolas de berlim à mistura! [:cool:]

No iogurte misturo apenas um pouco de adoçante e sementes de chia (comprei 1Kg de Chia baratinho no MARL) para proteína e fibra extra. Fica cremoso e espectacular de sabor.

Por falar em iogurtes...esta semana tenho de ir às compras ao Lidl.[:)]

Até tenho um bocadinho de dermatite no tornozelo... É mesmo intolerância ao glúten.

Eu não vejo problema em retirares o gluten da dieta mas estás a disparar à sorte.

Existem várias causas para dermatites, e a dermatite associada à intolerância ao glúten chama-se herpetiforme.
Neste tipo de dermatite os locais afetados mais comuns são:
- Cotovelos
- Joelhos
- Nuca
- Couro Cabeludo
- Parte superior das Costas
- Nádegas

Já a dermatite de estase costuma-se localizar nos tornozelos (que é o teu caso) e a sua causa é acumulação de líquido e sangue por baixo da pele.

Por isso pergunto, porque não vais antes a um médico dermatologista para teres a certeza do que tens? E depois se quiseres fazes um teste serológico para saber se és intolerante ou não ao glúten?

Andarmos a tentar resolver problemas de saúde por tentativa de erro não costuma dar bom resultado. Fica a sugestão. [;)]

Last edited:
O que é que vocês acham do "programa" insanity?

Tenho agora alguns colegas que começaram recentemente a ver o vídeo e a fazer os exercícios. Segundo vi em explicação (ainda não vi nada desse programa) é um programa intensivo de 60 dias para ficar em forma, em que o esforço é sempre no máximo e com várias repetições dos exercícios. Isto é o que eu li, ainda não vi vídeos.

O que é que têm a dizer deste tipo de exercício?

Back