pmna
New member
pmna, como explicas que a dieta do dysplay esteja a dar resultados? Custa-me a acreditar, mas ele diz que está.
Ele está a ciclar hidratos de carbono tanto quanto sei.
Ele antes (ele que me corrija se estiver errado) esteve a fazer jejum intermitente que fazia todas as refeições num intervalo de horas relativamente curto (8 horas) mas durante essa dieta perguntei-lhe como estavam a ser os resultados e ele disse que foi para manter (não houve evolução)
Se a quantidade de hidratos não for alta pode funcionar porque primeiro cada refeição que fazes pode não criar excedente de glicogénio (que é o que vai para gordura) depois de estar carregado o hepático e muscular, e se houver algum acumulo de gordura (pouco) as restantes 16 horas de jejum vão depois de esgotar o glicogénio muscular usar a gordura como fonte de energia, todavia é preciso esgotar as reservas de glicogénio durante esse período e sem hidratos nem proteína durante essas 16 horas o corpo também pode decompor aminoácidos das fibras musculares (catabolismo). Por isso para mim e do ponto de vista metabólico não é a melhor solução além do que o conceito de resultar para muitos é diferente do meu conceito.
Agora imagina realizar um plano destes para quem quer aumentar a massa muscular? Cada refeição vai repor os níveis de glicogénio no nosso corpo e o excedente vai ser metabolizado pelo fígado sob a forma de gordura.
Já as refeições com uma periodicidade mais curta e com menor densidade calórica favorecem a retenção de azoto (já se falou disso aqui também)
Mais refeições dá para gerir melhor o conteúdo das mesmas, por exemplo se treinas de tarde e tens um trabalho sedentário o teu pequeno almoço não precisa logo de uma quantidade elevada de hidratos, podes fazer uma refeição moderada de hidratos, assim como a meio da manhã e aumentar mais na hora de almoço, lanche e pós-treino que é o período que antecede o teu treino e assim vais usar esses hidratos em forma de energia e depois ao jantar fazer uma nova refeição com uma dose mais moderada, assim evitas cargas glicémicas altas nos períodos mais "mortos" do teu dia e com isso evitas acumulo de gordura.
Para perda de peso e ganho de peso há uma verdade incontornável, é que as calorias é que contam, se gastas mais do que consomes perdes peso se consomes mais do que gastas ganhas peso, mas a forma como preparas o plano alimentar (quantidades, divisão de macros, tempo das refeições e periodicidade) é que vão ditar em caso de perda de peso se o mesmo se focou essencialmente na perda de gordura e preservação da massa magra e no caso de aumento de massa muscular se esse aumento foi essencialmente de massa magra (aproveitar os momentos mais anabólicos) e ganhos mínimos de gordura.
Last edited: