Há quem fique inchado com as tais 2-2,4g de P por kg por dia (talvez mais mulheres?).
Boas dicas de refeições!
Não consumo leite de vaca nem iogurtes, o que é algo que me prejudica nos PA/lanches. Há de facto iogurtes bastante proteicos que ajudam bastante a cumprir os objetivos.
Tenho whey em casa, mas é mais algo pós treino que por acaso agora há algum tempo que não tomo. Tem sido mais comer ovos cozidos depois de voltar do ginásio.
Tenho de investigar isto mais a sério.
Não sou "maluco" dos ginásios (nada contra ti nem contra o Diogo por exemplo, tenho grande respeito por vocês), mas quero cometer o mínimo de erros (mesmo tendo consciência que os faço, não sou de ferro...) e arranjar alternativas de novos PA/lanches sobretudo.
Não tenho grandes objetivos de levantar x ou y, mas gosto obviamente de melhorar tempos e de levantar mais 5 kg aqui e 5 kg acolá.
Medes qto (para enquadrar esses 75 kg) ?
Estou com cerca de 71 kg para 1,68m e acredito que seja possível ter um corpo +/- porreiro mm mantendo o peso, no entanto perder a barriga é smp o mais difícil. Já pesei quase 80, como já pesei menos de 67 kg (isto tudo em idade adulta).
Há meros 5 meses estava com 68/69 kg e a barriga estava +/- igual, mas entretanto acho que ganhei alguma massa muscular (noto a nível de peito e bíceps que tb é o que trabalho mais).
Tenho 1,78m e peso 75-76kg. Em maio pesava 92,7... então a força levou uma paulada gigante.
Eu treino pra força, mas quis perder peso para agora me poder focar em treino de força sem ter de pensar muito na forma física - não porque agora seja a desbunda, mas sim porque agora posso manter o peso ou engordar muito lentamente sem grandes preocupações. Com a minha massa muscular não quero passar dos 82, 75 também é um bocado exagero, admito, mas tem sido sustentável.
Whey é uma excelente fonte de proteína - e provavelmente das mais baratas por grama de proteína. Investe nisso em mais refeições se tens dificuldade em atingir os números que queres.
Só para que saibas, as proteínas que não forem utilizadas pelo teu corpo serão convertidas e tratadas como hidratos de carbono, pelo que não tens de ter receios. E o assunto dos rins já foi bem estudado, pelo que com consumos humanos não te acontecerá nada (até podes comer sei lá, 10g por kg, mas se comeres 100g/kg já pode ser que não corra tão bem; isso já são valores idiotas, no entanto).
Quanto a ter tudo planeado - estou longe de ser como o Diogo e competir, etc - deve-se principalmente ao facto de querer voltar aos níveis de força que tinha antes mas com menos 17kg. Para além disso, ando meio lesionado aqui e ali, pro que para evoluir, nesta fase, tenho de ser ajuizado e disciplinado. Quando as coisas melhorarem serei mais relaxado, mas sem exageros porque não me apetece perder tempo a secar a cada 3 meses, prefiro não ganhar peso.
Sou muito apologista de dieta flexível, 100%! Nada de exageros. Primeiro lugar porque não é necessário, nem para quem compete, segundo porque não é sustentável.
Só para dar contexto, hoje fui tão exigente comigo porque ontem ao almoço enfardei doces para caramba e o meu jantar foi um balde de pipocas - hoje estou simplesmente a assumir as consequências e a equilibrar as coisas (ser sempre moderado).
Se quiseres conversar mais em detalhe sobre isto é em particular sobre ti, manda me Pm, terei todo o gosto em ajudar (não sou pt nem o maior sabichão, mas considero que sei bastante, o suficiente para ajudar alguém a ter ótimos resultados - não é um dom meu, a informação anda por aí

).