Estás em forma?

• Thread starter Thread starter Pastis
  • Start date Start date

Estás em forma?

• Estou 100%

Votes: 113 21.0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votes: 46 8.5%
  • Regular com altos e baixo

Votes: 181 33.6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votes: 65 12.1%
  • Bastante cansado

Votes: 27 5.0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votes: 107 19.9%

• Total voters
    539
Eu afirmo que a maioria das pessoas que usa EA´s num contexto pessoal pode melhorar substancialmente a sua dieta e treino
Concordo plenamente. Mas também podes dizer o mesmo sobre a maioria das pessoas que treina e não utiliza EAs, não achas?

Não estamos aqui a discutir o que é que eles fazem, ou se são bons ou maus, ou se a sua utilização é moral ou imoral, etc etc. Estamos apenas a tentar clarificar aquilo que eles são (o que basta ler duas páginas de um livro de endocrinologia para perceber). Esteróides anabólicos são hormonas, e como todas as hormonas são drogas. Depois há actualmente duas utilizações principais: como medicamentos, quando utilizados para tratar doenças, ou como suplementos, quando utilizados para promover o ganho de massa muscular ou capacidade atlética de várias formas.

Não são suplementos nutricionais, não têm qualquer semelhança com batidos de proteína, creatinas etc, os efeitos estão várias escalas de grandeza à parte e ninguém está a tentar negar isso.

Boa, chegamos a um acordo.

A única diferença de pensamento entre nós é que mesmo que usem EA´s para lavar a loiça para mim não passam a ser detergentes da loiça, continuam a ser drogas. Enquanto que tu dizes, são drogas sim senhor mas se usarmos para aumentar a massa muscular passam a ser suplementos.

Basicamente é aqui que discordamos.

Concordo plenamente. Mas também podes dizer o mesmo sobre a maioria das pessoas que treina e não utiliza EAs, não achas?

Sim, também é verdade. Por isso é que defendo que as pessoa devem sempre tentar evoluir no plano nutricional e de treino antes de qualquer outra coisa.

Boa, chegamos a um acordo.

A única diferença de pensamento entre nós é que mesmo que usem EA´s para lavar a loiça para mim não passam a ser detergentes da loiça, continuam a ser drogas. Enquanto que tu dizes, são drogas sim senhor mas se usarmos para aumentar a massa muscular passam a ser suplementos.

Basicamente é aqui que discordamos.

Se os utilizarem para lavar a loiça, passam a ser detergentes e drogas [:D] Por acaso não porque "detergente" também é outra classificação química muito bem definida, com características que esteróides não têm, mas percebeste a ideia. Podem perfeitamente ser mais que uma coisa. Hormona e droga classificam-nos quanto às suas características químicas e biológicas, suplemento classifica-os quanto à sua utilização.

Sim, também é verdade. Por isso é que defendo que as pessoa devem sempre tentar evoluir no plano nutricional e de treino antes de qualquer outra coisa.
Até certo ponto, sim. Mas nestas coisas a relação custo/benefício tende a piorar quanto mais nos aproximamos do limite.

Falando assim em números abstractos só para passar a ideia, se estamos a treinar a 25% e passamos a treinar a 50%, somos capazes de duplicar os resultados. Mas se estamos a treinar a 90% e passamos a treinar a 100%, os resultados aumentam 5%.

Treino e dieta perfeitos é coisa de profissionais. Requerem disponibilidade que uma pessoa normal não tem, muito menos se quer ter outras coisas na sua vida para além do ginásio. Não é muito realista um amador tentar maximizar os seus ganhos por aí, estar fechado em casa para comer sempre àquelas horas certinhas, pesar tudo o que mete na boca à grama, treinar sempre no limite daquilo que aguenta sem deixar energia para fazer mais nada, etc. O simples facto de se ter um emprego impossibilita logo isto!

Eu sou da opinião que, a dada altura, digamos mais uma vez de forma abstracta quando tivermos o treino e a nutrição para aí a 80%, a utilização de esteróides é o próximo passo lógico. Neste ponto a utilização até de uma pequena dose vai trazer ganhos muitíssimo mais pronunciados do que melhorar ainda mais o treino ou dieta, sem o impacto negativo nos restantes aspectos da vida que mencionei.

Last edited:
Podes não acreditar mas a minha alimentação não difere muito de um atleta.
Tenho total controlo sobre as minhas refeições porque peso tudo, controlo as macros ingeridas a quantidade de água que bebo por dia, a quantidade de vitaminas que ingiro diariamente e minerais.

Para não haver falhas preparo toda a minha semana ao f-d-s.

Dá trabalho? Bastante, mas como faço com paixão nem posso dizer que seja sacrifício.

E agora perguntas a tu, vida pessoal e social mudou? Sim mudou um pouco, mas consigo arranjar um ponto de equilíbrio, é preciso é ser organizado.

É a minha convicção, a minha crença, a minha paixão, tento sempre fazer o melhor para conseguir o melhor...

Nota: E o meu trabalho nem ajuda muito, nem sempre estou pelo porto mas por isso comprei um Fit Bag. Bem há muitas formas de conseguir quando se quer mesmo, para mim basta querer e ser esforçado. Mas sei que muita gente não teria paciência para isso.

Last edited:
Aí é um questão de conotação? Parece-me bem.

Então para ficar suave quando se falar em EA´s proponho que os incluamos na roda dos alimentos, assim ficam com uma conotação bem positiva.

É extraordinário os disparares que algumas pessoas dizem.

Meus caros, esteroides anabolizantes foram criados para uso médico e para tratar doentes (ponto final), já o disse várias vezes e volto a repetir:
Não sou contra quem os usa apesar de compreender melhor a sua utilização em competição. Quem quiser tomar que o faça, agora não venham mascarar e escrever lérias atrás de lérias sobre os EA´s sendo completamente benevolentes sobre o tema.

Tem uma conotação negativa porque têm os seus riscos e vão continuar a ter porque alteram funcionamento normal da produção hormonal do nosso corpo, por isso não vale a pena estarmos aqui com as *****s dos costume que já cansa.

A piada no meio disto tudo é que falam com um atleta que usa EA´s e ele próprio está perfeitamente consciente dos riscos que corre, e aqueles que tomam para satisfação pessoal falam dos EA´s como se fosse vital para a sua vida.

Quantas pessoas que usam EA´s num contexto pessoal tem um plano alimentar documentado?
Quantos de vocês controla as macros ingeridas diariamente?
Quantos de vocês sabe a quantidade vitaminas e minerais que ingere diariamente?
Quantos de vocês pesam todas as refeições?
Quantos de vocês fazem planos de treino e anotam a vossa evolução?
Quantos de vocês se interessam por biomecânica?

Ah já sei, vêm dizer que já conhecem tão bem o vosso corpo que fazem tudo a olhómetro... depois admiram-se de não verem resultados a não ser que usem drogas... peço desculpa pelo termo usado.

Enfim é tanto disparate que ouço sobre EA´s que já irrita... Tomem à vontade mas não venham com *****s...

Então e se (hipoteticamente falando, claro) o Ben-u-ron tivesse um "colateral" de aumentar a rapidez de regeneração muscular ao ser usada com um treino de hipertrofia, já não usarias porque o objectivo a que se destinou inicialmente seria reduzir as dores (ou what ever)?

É que não é por o fim da coisa ser outro como objectivo, que não se possa aproveitar para tirar partido de outras...

Quanto aos resultados que mencionas que não aparecem a não ser que usem drogas, uma coisa te garanto, sem te conhecer e ver o teu corpo, tenho a certeza que se hoje tirares uma fotografia e daqui a um ano outra, se tiveres um kilo de massa magra a mais com a mesma percentagem de bf, já é muito optimista. E isso é o que, 1 kg em 1 ano? Nada, mas se te sentes bem com essas evoluções tão baixas ao nivel de qualquer pessoa que não tome esteroides e que já treina á uns anos... Tudo bem.

Eu antes de tomar jarda sempre tive bons ganhos (dentro do possivel ao natural) e sempre fui aquele tipico gajo considerado com uma genética excelente. Mas não é por isso que depois de uma certa altura consiga passar mais "daquele ponto" só porque começo a fazer treinos e alimentações cheias de truques e tretas e macros e *****s que no fundo não vão dar resultado nenhum de jeito que satisfaça pelo sacrificio nele envolvido.

Há que perceber uma coisa... Depois de chegar "áquele ponto", NÃO HÁ pura e simplesmente, mais crescimento notório a não ser que aumentes o BF. Quem quer ficar no minimo musculado com aparencia a considerar grande, tem que tomar esteroides... Não há milagres.

Eu por exemplo não peso a minha comida... Ponho sempre a mais daquilo que supostamente é suposto ingerir. Isto porquê? Porque a mais é melhor que a menos, e tendo em conta que o meu corpo manda tudo o q tá a mais fora, não tenho preocupações nenhumas em ter de fazer da minha vida de musculação um sacrilégio.

Cada um é como cada qual, há os que tomam doses de AE's industriais e não fazem nada, e os que tomam só uma dose tão baixa e dão logo um pump desgraçado.

O que já cansa é fazerem dos esteroides um bicho de 7 cabeças, que não é. Pior é fumar e beber alcool. E a conversa do "problemas a curto prazo (AE's) vs problemas a longo prazo (tabaco e bebidas alcoolicas), é verdade sim senhor, mas se vamos por probabilidades essa conversa fica sem efeito. Ter problemas por uso de esteroides é quase tão provavel como um de nós ganhar o euro milhões. Mas no entanto milhares ou milhões de pessoas morrem neste mundo por uso de bebida e por AE's nem 1 se ouve falar. E 90% de atletas de qualquer tipo, usam AE's. Até o Cristiano Ronaldo lol.

Discordo e para mim é um visão romantica.

Mas como já tinha dito cada um com a sua visão.

Entretanto só para te dar um ideia, no último mês e meio ganhei 1,3Kg de masa magra. Tenho 71,5Kg e 12,7% de BF, a minha altura é de 1.68m. Conto adicionar mais 2 Kg de massa magra na minha fase lean bulking. Estou no meu 4º ano de treino, se daqui a 2 anos tiver uma relação de 1.68m com 75Kg e uma %BF inferior ou igual a 10% atinjo o meu grande objetivo, tudo o que vier a mais daí é bónus.

Comecei a treinar tinha 58Kg e 13,4 % de BF.

E sou ecto, se pensasse como tu já há muito que tinha começado a tomar EA´s, há outra coisa que também fico com ideia dos posts que vais escrevendo em que demonstras um pouco uma obsessão pelo tamanho.

Para mim ser grande por si s´não quer dizer nada, senão os elefantes eram animais mais atléticos que um tigre, ser grande e definido é que é realmente difícil badjo, agora ser apenas grande não me diz muito, qualidade muscular acima de tudo.

Last edited:
Até o Cristiano Ronaldo lol.
O que tu foste dizer! [:D] O "CR7" tem o rendimento que tem à custa de muito esforço natural pá, muitos batidos de proteínas e horas a fazer extensões de pernas com garrafões de água! [:)]

Entretanto só para te dar um ideia, no último mês e meio ganhei 1,3Kg de masa magra. Tenho 71,5Kg e 12,7% de BF, a minha altura é de 1.68m. Conto adicionar mais 2 Kg de massa magra na minha fase lean bulking. Estou no meu 4º ano de treino, se daqui a 2 anos tiver uma relação de 1.68m com 75Kg e uma %BF inferior ou igual a 10% atinjo o meu grande objetivo, tudo o que vier a mais daí é bónus.
É uma questão de objectivos, da meta que uma pessoa quer atingir. Aquilo que planeias ganhar em 2 anos e que consideras o teu grande objectivo, para alguém que usa esteróides a sério (não daqueles gajos que entram para o ginásio e tomam a primeira coisa que lhe aparece à frente sem noção do que estão a fazer) é o objectivo de um ciclo de 3 meses [;)]

Comecei a treinar tinha 58Kg e 13,4 % de BF.

E sou ecto, se pensasse como tu já há muito que tinha começado a tomar EA´s, há outra coisa que também fico com ideia dos posts que vais escrevendo em que demonstras um pouco uma obsessão pelo tamanho.

Para mim ser grande por si s´não quer dizer nada, senão os elefantes eram animais mais atléticos que um tigre, ser grande e definido é que é realmente difícil badjo, agora ser apenas grande não me diz muito, qualidade muscular acima de tudo.

O tamanho é o que mais importa, isso acho que não é nenhuma novidade... O que importa também é a qualidade do tamanho. Daí eu ter feito uma secagem, para agora crescer tudo com o maximo de qualidade possivel. Hoje em dia só fica gordo quem não seguir certas regras... Eu neste momento tenho tanta facilidade em ganhar em massa magra aquilo que á uns anos ganhava com muito BF á mistura.

Não te quero desiludir, mas nessa fase em que tás, passar de 71.5 kg com 12.7 de bf para 75kg e MANTER o bf... acho muito dificil ao natural. Pior ainda é chegar aos 75 kg e diminuir para 10% de bf... isso é muita gordura a menos, que se traduz e muito mais de aumentar 3.5 kg de massa magra para compensar a perda de peso de massa gorda.

Mas é como tudo, se tás focado nisso, espero que consigas, mas há certas coisas que são universais, e há certas metas quase impossiveis sem AE's... É que aquilo que tu queres, consegues em 2 meses apenas com 2 substancias de marca boa. E gastas menos que as proteinas que tomas [;)]

O que tu foste dizer! [:D] O "CR7" tem o rendimento que tem à custa de muito esforço natural pá, muitos batidos de proteínas e horas a fazer extensões de pernas com garrafões de água! [:)]

LOL pois, é como o ciclista que foi criticado por ter revelado usar AE's nas provas... Ele tem ainda mais mérito por isso, sabem porquê? Porque TODOS usavam ao mesmo tempo que ele, e no entanto apesar de todos usarem ele é que venceu. Com as mesmas armas ele ganhou.

Muito bons estes últimos posts, é um prazer ler trocas de argumentação bem feitas e de forma civilizada.

A minha opinião genericamente anda mais próxima da do BadJo e SRLA, ou seja não diabolizo os EA, isto apesar de nunca ter tomado nem ter planos de o fazer, aliás actualmente pouca musculação faço.

Respeito e admiro a disciplina de alguém que pesa e controla tudo o que ingere e a forma como treina, mas também é outra coisa que não quero para mim, gosto muito de um conjunto de coisas para poder dispender muito tempo e energia com esses temas, por outro lado acredito que uma alimentação saudável leva a que o corpo nos vá "dizendo" aquilo que precisa.

Tudo se resume a seguir o rumo que achamos mais adequado para cada um de nós, de acordo com as nossas preferências, disponibilidade de dinheiro e tempo, etc.

Eu não acredito que o PMNA siga esta disciplina de forma religiosa para sempre, há muitos precalços e imprevistos na nossa vida, mas de qualquer forma acredito que seja bom enquanto dura.

O tamanho é o que mais importa, isso acho que não é nenhuma novidade... O que importa também é a qualidade do tamanho. Daí eu ter feito uma secagem, para agora crescer tudo com o maximo de qualidade possivel. Hoje em dia só fica gordo quem não seguir certas regras... Eu neste momento tenho tanta facilidade em ganhar em massa magra aquilo que á uns anos ganhava com muito BF á mistura.

Não te quero desiludir, mas nessa fase em que tás, passar de 71.5 kg com 12.7 de bf para 75kg e MANTER o bf... acho muito dificil ao natural. Pior ainda é chegar aos 75 kg e diminuir para 10% de bf... isso é muita gordura a menos, que se traduz e muito mais de aumentar 3.5 kg de massa magra para compensar a perda de peso de massa gorda.

Mas é como tudo, se tás focado nisso, espero que consigas, mas há certas coisas que são universais, e há certas metas quase impossiveis sem AE's... É que aquilo que tu queres, consegues em 2 meses apenas com 2 substancias de marca boa. E gastas menos que as proteinas que tomas [;)]

Eu não disse que vou passar agora nesta fase de bulking de 71,5Kg para 75Kg e baixar a bf para 10%, o que eu disse é que dentro de 2 anos espero estar com cerca de 75Kg e 10% de BF ou menos. E para isso tenho que passar por algumas fases de bulking e cutting.

Sim eu sei isso, mas eu gosto de manter natural além disso eu não ando aqui só para mostrar corpo mas sim para melhorar a minha saúde e o uso de EA´s não me ajuda nisso garantidamente.

Eu percebo o teu ponto de vista, só não compreendo como é que treinar ao natural melhore a saúde em que aspecto for, e não vejo o que tens a perder para um objectivo, francamente facil de obter com a "ajuda" necessária. Porque eu acho que em 2 anos ao natural, não é possivel esse aumento de massa magra e essa perda de bf... Perder perdes o bf em muito menos tempo até... basta 2 meses de queima e tás lá, mas para meter a massa magra a acompanhar o bf... dúvido. Mas espero que sim, fico feliz quando o pessoal chega onde quer!! [;)]

É como eu digo, tu continuas a achar que os EA´s não têm risco para saúde... não entendo como ignoras algo que está mais que provado.

Quanto ao meu objetivo, se achas que em 2 anos não se consegue ganhar cerca de 4Kg de massa magra de forma natural então agora compreendo na perfeição porque depositas toda a tua esperança nos EA´s.

É como eu digo, tu continuas a achar que os EA´s não têm risco para saúde... não entendo como ignoras algo que está mais que provado.

Quanto ao meu objetivo, se achas que em 2 anos não se consegue ganhar cerca de 4Kg de massa magra de forma natural então agora compreendo na perfeição porque depositas toda a tua esperança nos EA´s.

São cerca de 5 kg de massa magra e num corpo que já leva 3 anos de trabalho, pelo que percebi.

Estás a perceber mal o que eu quero dizer em relação a isso...

Eu sei que os EA's têm risco para a saude. Mas o risco que é e a probabilidade de acontecer algo é tão reduzida que é raro ver alguem com algum colateral grave que o faça não usar EA's...

Eu acho que em 2 anos consegues perfeitamente ganhar 4 anos de massa magra. Aliás, eu até acho que é de certa forma possivel mas é preciso avaliar inumeros factores que pelo que tu relatas acho que no teu caso já não é possivel, pelos ganhos já obtidos e pelo tempo de treino e proporção de tempo vs ganhos adquiridos.

Mas, agora é a tal questão que eu acho a mais importante:
OK, ganhas 4 kilos em 2 anos. Achas isso bom? Satisfaz-te? É um número que em termos praticos resulte no volume que tu idealizas para ti? Se sim, ok.
Para mim é impensavel... Eu quero estar com 90 kg e 10% de BF o mais rapido possivel. Não é que vá a algum campeonato, mas se o puder ter mais rapido e ficar satisfeito mais rapido, porque razão não o farei? Não estamos a falar de diferenças de 2 meses mais rapido, estamos a falar de 1 ano e 10 meses mais rapido (falando dos teus objectivos)...

O que acontece normalmente em pessoal que tem o teu tipo de visão é:

Passados esses 2 anos, chegou perto do objectivo ou até o conquistou, e depois diz assim: ******** mas afinal isto é pouco, adorava ter mesmo mais massa muscular que ainda não passei aquela barreira de olhar ao espelho e dizer "estou mesmo bacano". Podes estar melhor, o que não significa que estejas bem, apenas melhor.

E depois vão para os AE's e pensam "o que eu perdi até agora..."

Back