Estás em forma?

• Thread starter Thread starter Pastis
  • Start date Start date

Estás em forma?

• Estou 100%

Votes: 113 21.0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votes: 46 8.5%
  • Regular com altos e baixo

Votes: 181 33.6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votes: 65 12.1%
  • Bastante cansado

Votes: 27 5.0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votes: 107 19.9%

• Total voters
    539
Nada que os phones nos ouvidos, um nariz arrebitado e NUNCA mostrar os dentes a ninguém, instrutores incluídos não resolva. [;)]

É precisamente o que faço. E os meus phones são bem grandes.

Alguns instrutores (e não estão a meter-se comigo, é mais a querer vender) têm a lata de alongar a conversa para mais que um "boa tarde". Fosga-se. [8b]

Tenho de tirar os phones para os ouvir. Não têm noção do ridiculo.

Também não tenho estudos aqui à mão (nem me apetece procurar) mas é mais do que sabido que quanto mais rápida a contracção maior a sua intensidade e o número de fibras recrutadas. Para ser mais rápida é preciso produzir mais força, não há volta a dar.

Mas temos outra vez aqui o problema de ver as coisas isoladamente. Se estás a fazer 10 repetições lentas com 10Kg quando com o mesmo peso conseguias fazer 10 repetições rápidas, então estás a gerar contracções mais fracas, recrutar menos fibras por repetição, mas tens mais tempo sob tensão. Basicamente estás a trocar intensidade por volume, o que pode ou não traduzir-se em melhores resultados.

Mas imagina que invés de 10Kg usas 12 ou 14. Aí consegues igualar a intensidade, porque embora o movimento seja mais lento, a resistência compensa. Claro que depois também não consegues fazer as mesmas 10 repetições, mas se calhar 6 repetições lentas têm o mesmo TUT que 10 rápidas...e acaba por ir dar ao mesmo.

Como já referi há gente muito bem sucedida a treinar pesado, a treinar com cargas mais moderadas, a levantar de forma explosiva e a fazer "batota", a levantar de forma controlada e lenta, há de tudo, no fundo porque para desenvolver massa muscular todos eles funcionam. Há outras vantagens e desvantagens nestes métodos mas mais de um ponto de vista funcional.

Não é verdade e no meu post que falo sobre isso refiro 5 estudos que comprovam isso mesmo, contrações rápidas vs lentas e todos eles concluem que no fim do estudo não há diferenças significativas.

E passando para a prática achas mesmo que se isso fosse verdade o Ramy pelas mãos do Dennis James usava MTUT em contracções concentricas? Eles melhor que niguém sabem como crescer.

Eu não quero dizer com isto que apenas o TUT é diferenciador nesse aspeto, longe disso. Até porque a melhor forma de garantir um recrutamento de todas fibras musculares é váriar no tipo de movimento (cadências lentas, cadências rápidas a chamada explosão, contracções isométricas, repetições forçadas etc)

Normalmente as pessoas bem sucedidas não ficam agarradas apenas a um método, variam pois essa é a melhor forma conhecida até hoje para contrariar a homeostase.

Mas para não se começar já a divagar a questão aqui é que o VSO disse que para hipertrofia é mais vantajoso uma contração rápida de que uma lenta, e isso que eu saiba não é verdade, mas estou sempre disposto a aprender.

É só me mostrarem isso com cientificidade em que compare os dois métodos (contração rápida vs contração lenta), pois os estudos que eu conheço e já referi não corroboram isso.

Last edited:
Nada que os phones nos ouvidos, um nariz arrebitado e NUNCA mostrar os dentes a ninguém, instrutores incluídos não resolva. [;)]

As mulheres gostam de ser aduladas e admiradas. Aposto que se ninguém olhasse para vocês se punham logo a pensar: "será que sou assim tão desinteressante que ninguém me liga? Ná...eu até sou uma gaja jeitosa. Estes gajos devem ser é maricas. Vou mas é mudar de ginásio". [:D]

pmna, há décadas que é sabido e comprovado que, por exemplo, podes conseguir uma contracção de intensidade máxima com tão pouco como 30%1RM, basta fazer o movimento de forma explosiva, o mais rápido possível. Isto é até uma simples questão de Física à qual por mais que as pessoas queiram não há volta a dar. Tens um certo peso, aplicas uma força, cria-se uma aceleração que lhe vai aumentar a velocidade. Para o mesmo peso, quanto maior a força, maior a aceleração e mais velocidade ele ganha, simples. Podes, sobretudo em exercícios compostos, ter uma variação da velocidade do movimento sem ter uma variação da intensidade de contracção de um dado músculo (é a tal coisa de usar menos peso mas concentrar em levantá-lo só com aquele músculo que se quer treinar), mas no total de todos os músculos envolvidos estás de certeza absoluta a recrutar menos fibras. Assim como podes, por exemplo fazendo a medição a meio do movimento, ter praticamente a mesma intensidade, mas no início da parte concêntrica vais ter um pico de intensidade de contracção muito superior ao levantar depressa, porque é precisamente essa maior força inicial que faz com que a barra suba com mais velocidade (depois a força necessária para manter essa velocidade de facto é sempre a mesma).

Tu dizes que o Big Ramy e o Dennis James andam nas contracções super lentas porque ninguém melhor que eles sabe como crescer. Eu respondo-te que o Ronnie Coleman usava contracções rápidas e fazia algo que grande parte do tempo se assemelhava mais a treino de força, e metia ambos ao bolso (aliás ao Dennis James passou a perna ano, após ano, após ano, após ano...) por isso ninguém melhor que ele para saber como crescer. Estás a ver onde quero chegar?

Last edited:
As mulheres gostam de ser aduladas e admiradas. Aposto que se ninguém olhasse para vocês se punham logo a pensar: "será que sou assim tão desinteressante que ninguém me liga? Ná...eu até sou uma gaja jeitosa. Estes gajos devem ser é maricas. Vou mas é mudar de ginásio". [:D]

Não sou carne no talho, sou casada e mãe de família, não ando alí para que olhem para mim, tenho os níveis de auto estima nos pícaros.

SadiK Hadzovic venceu o IFBB Tampa Pro Title

10523320_736848076375045_5915598160360873_n.jpg

16670_678926085524703_3667953518821668122_n.jpg

2 semanas antes da prova estava assim:

10534192_726972327362620_2715184247280979440_n.jpg

Anton Antipov ficou em 2º

O pessoal nessas competições usa calções para disfarçar o facto de não fazer pernas certo?

Não! Usam calções porque as pernas não fazem parte da avaliação, mas o gémeo apesar de ter pouco peso na avaliação pode ser um parâmetro diferenciador.

Claro que não têm nenhum presunto descomunal mas tem bastante músculo na perna até para serem proporcionais em relação à parte superior.

sadik_sadik_hadzovic_-_musclecoop.jpg

Pernas são opcionais. Há de facto alguns que as treinam na mesma, e até me parece um desperdício depois não as mostrarem no palco (podiam perfeitamente usar uns calções assim mais curtos como os da última foto, não entendo porquê que tem que ser ou tanga ou aqueles calções de praia parolos, há muito por onde escolher entre os dois extremos). Mas também também já vi alguns que devem ter problemas de estabilidade quando vão dar uma corrida [:D]

E depois não sei porquê que não trabalham mais os gémeos. Eu sei que é difícil e tal mas para os culturistas também é difícil e a muito esforço acaba por ir lá. Aqui não mostrando coxa e valorizando tanto a proporcionalidade e simetria parece-me que os gémeos teriam ainda mais atenção, já que não podem ganhar pontos pelos quadríceps.

Não é verdade e no meu post que falo sobre isso refiro 5 estudos que comprovam isso mesmo, contrações rápidas vs lentas e todos eles concluem que no fim do estudo não há diferenças significativas.

E passando para a prática achas mesmo que se isso fosse verdade o Ramy pelas mãos do Dennis James usava MTUT em contracções concentricas? Eles melhor que niguém sabem como crescer.

Eu não quero dizer com isto que apenas o TUT é diferenciador nesse aspeto, longe disso. Até porque a melhor forma de garantir um recrutamento de todas fibras musculares é váriar no tipo de movimento (cadências lentas, cadências rápidas a chamada explosão, contracções isométricas, repetições forçadas etc)

Normalmente as pessoas bem sucedidas não ficam agarradas apenas a um método, variam pois essa é a melhor forma conhecida até hoje para contrariar a homeostase.

Mas para não se começar já a divagar a questão aqui é que o VSO disse que para hipertrofia é mais vantajoso uma contração rápida de que uma lenta, e isso que eu saiba não é verdade, mas estou sempre disposto a aprender.

É só me mostrarem isso com cientificidade em que compare os dois métodos (contração rápida vs contração lenta), pois os estudos que eu conheço e já referi não corroboram isso.

pmna eu não disse que para hipertrofia ganhavas mais musculo com contracão rápida do que lenta. Tens quer ver o que eu escrevo e não o que pensas que estou a dizer. Lê outra vez as ultimas duas páginas e depois vês. A questão é que disse que não se conhecia vantagens de contracções super lentas, já as contracções rápidas, inerente à forma como são executadas, ganhas adaptação e eficiencia neurologia, melhor explosividade e força, tudo isto sem sacrificar hipertrofia, pelo contrario porque é idêntica. Isto podes verificar tu e qualquer pessoa, é preciso mais força para criar aceleração da mesma massa versus contracção lenta, e imagina que ainda com as concêntricas e excêntricas com ritmo propositadamente lento sacrificas potencialmente uma repetição ou duas no total do set. Não sei porque insistes em trazer exemplos de bodybuilders, não acrescentam nada e se alguma coisa se pode dizer, é o contrario do que dizes, pois se conheceres o treino do arnol, franco ou lou, não os vias a fazer exercicios super concentrados e lentos, e eram os maiores bb da sua era, além de que o rei dos Mr. O Ronnie Coleman com 138KG com condicionamento do mais alto nivel, é o melhor exemplo de hipertrofia que existe, assim como Doryan yates e o seu estilo de treino. Vês os videos dele se quiseres. Depois o que eu tinha dito há mais tempo, até dei o exemplo dos 4 segundos, vê este video que até ele refere que negativos lentos não têm vantagem, logo estás a gastar mais energia ineficientemente. Link: https://www.youtube.com/watch?v=-_8HKwAUEb0 .

Uma opção que uso de vez em quando antes de ir dormir.
10599557_676737385746159_5128404168404534405_n.jpg

Cada queijo tem 250g o que dá para duas vezes.

Last edited:
Em carb-cycling depois de um dia alto em hidratos é impressionante como acordamos... ainda mais secos e com bastante vasolidatação.
O objetivo é estimular a leptina para preparar o corpo para conseguir queimar ainda mais gordura.

Em carb-cycling depois de um dia alto em hidratos é impressionante como acordamos... ainda mais secos e com bastante vasolidatação.
O objetivo é estimular a leptina para preparar o corpo para conseguir queimar ainda mais gordura.

pmna já experimentaste a dieta cetogênica?

provavelmente já disseste aqui, mas.. quando fazes esse dia alto em hidratos, costuma ser em dia de treino ou não treino?

ás vezes tenho dúvidas sobre o que resultará melhor, fazer esse dia/refeição num domingo à noite, dia que não treino, e depois fico com reservas para a semana de treino (reservas salvo seja), ou fazer num dia de treino

Como preferires, eu faço 1 dia alto de hidratos de carbono apenas na semana e é num dia que não treino.
Aqui o objetivo além de carregar os níveis de glicogénio muscular é acima de tudo estimular a leptina para dar um boost ao teu metabolismo.

Back