Estás em forma?

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos Pastis
  • Data de início Data de início

Estás em forma?

• Estou 100%

Votos: 113 21,0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votos: 46 8,5%
  • Regular com altos e baixo

Votos: 181 33,6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votos: 65 12,1%
  • Bastante cansado

Votos: 27 5,0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votos: 107 19,9%

• Total de eleitores
    539
Sobre a Aveia acabei de encontrar isto

Vivian Ragasso, nutricionista esportiva do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte, explica que o glúten é uma proteína presente no trigo, cevada, centeio e, por contaminação cruzada, na aveia. “O plantio e beneficiamento da aveia no Brasil são feitos nos mesmos locais em que o trigo e por isso ocorre a contaminação”,

em
Dietas sem glúten, lactose e açúcar: vantagens e desvantagens - Dicas de Mulher

Ou seja ela fala que o Gluten na Aveia existe apenas nas situacoes de aparecer cereais misturados... Alguem tem uma tabela com nivel de Gluten na Aveia mesmo ?

Tambem encontrei varios outros websites como este a indicar o mesmo

http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/nutricao/artigos-gerais/aveia-sim-ou-nao.html

A indicacao mais importante é que o Gluten em portugal na aveia tambem existe pq ele é cultivado com o trigo. Se fôr cultivado sozinho ja nao tem Gluten. Um dado que achei importante indicar a voces (ao ler isto) é que no norte da europa plantam a Aveia sozinha havendo assim Aveia sem Gluten à venda nesses mercados. Ou seja é possivel comer Aveia sem gluten procurando no mercado. Eu no Lidle vou ver de que zona da Europa vem o produto (se dêr para ver).

A parte do Norte da Europa é isto
"Isto porque, nos países nórdicos, este cereal é cultivado e comercializado em estado puro, ou seja, isento de glúten, o que não se verifica no sul e centro da Europa."

Boa noticia malta. Podem comer Aveia desses lados [:p] Nos casos de haver Gluten na aveia é por contaminacao e sendo desse modo muito mais residual. Nao é alimento de risco para pessoas comuns (excepto pessoas alergicas)

Outra informacao:
O glúten é o um tipo de proteína encontrado em cereais como o trigo, centeio e cevada. A aveia possui outro tipo de proteína chamada de avenalina. Mas para que a aveia e seus os produtos permaneçam livres de glúten, é importante ter certeza de que eles não entraram em contato com cereais que contenham glúten em alguma fase do processamento, desde o plantio, colheita, transporte e moagem.

Última edição:
O ter ou não ter glúten tem haver com a forma de cultivo, se for cultivado e comercializado em estado puro não tem glúten, muito frequente nos países nórdicos, já no sul da Europa isso raramente acontece.

O problema nesses casos é a aveia ser cultivada e processada com o trigo ou outros cereais com glúten.

Reparem que a maioria das embalagens diz: "Pode conter vestígios de trigo, casca de amendoim"... e mais não sei o quê.

http://www.infoqualidade.net/SEQUALI/PDF-SEQUALI-05/Page 34.pdf

1 A aveia é tolerada pela maioria dos celíacos. Consequentemente, o uso de aveia na dieta não contaminada com glúten de trigo, centeio e cevada pode ser determinada a nível nacional.

Quanto ao demolhar a aveia que o HMartinho falou, em cereal convém para facilitar a digestão e quando eu usava aveia em cereal fazia isso mesmo, agora uso farinha de aveia e já não tenho esse problema. [:p]

Mas há por aí aveia sem glúten.

O glúten como disse não faz falta a ninguém mas em doses moderadas para quem for tolerante também não me parece um real problema, mas lógicamente fica ao critério de cada um e se sentirem melhor sem ele então retirem.
É como a lactose, ambos são pró-inflamatórios mas com maior incidência numas pessoas do que outras.

Última edição:
Digam-me lá uma coisa, os cereais de pequeno-almoço "normais" são aconselháveis ou não (Clusters e afins)?

Outra coisa, quando dizem fazer uma alimentação sem hidratos de carbono, é deixar de comer massa, arroz, etc?

Digam-me lá uma coisa, os cereais de pequeno-almoço "normais" são aconselháveis ou não (Clusters e afins)?

Outra coisa, quando dizem fazer uma alimentação sem hidratos de carbono, é deixar de comer massa, arroz, etc?

Na minha opinião não, uma vez que têm sacarose (açúcar) adicionado e em quantidades consideráveis entre outras coisas, o açúcar presente na fruta, cereais e outros alimentos são mais do que suficiente para nós.

O ideal é consumir o cereal no seu estado puro, comprar aveia, centeio, cevada e depois juntarmos por exemplo fruta, iogurte natural ou outros alimentos mais favoráveis para que o sabor fique porreiro. [;)]

O ideal é não consumir ou consumir o mínimo possível de alimentos processados (cereais, bolachas, bolos, etc...).

Sim uma dieta sem hidratos exclui esses alimentos entre outros, como fruta, pão, bolachas, doces entre outros. Os que são "permitidos" são os vegetais que contém doses reduzidas de hidratos fibrosos, algo favorável para nós.

Porém atenção, não aconselho ninguém a fazer uma dieta sem hidratos de carbono sem conhecimentos sólidos sobre nutrição ou acompanhamento por um profissional.
Mas volto a repetir, os hidratos não são nenhum bicho-papão, usados nas doses certas, nas alturas certas e com as escolhas certas são úteis e vantajosos em qualquer dieta.
O problema é as escolhas erradas e as quantidades absurdas que maioria consome de hidratos.

Última edição:
Epá, deixar de comer fruta, não! Vocês são doidos [:D]

Eu não vou começar/fazer nenhuma dieta desse tipo, apenas gostava de perceber em que ponto é que se está a falar quando referem low carb, etc.
Neste momento tenho consciência que como pão a mais e que vou começar a comer menos (não é deixar de comer totalmente), mas provavelmente é das poucas coisas que posso fazer sem ter "obrigatoriamente" aconselhamento profissional... acho eu.

E bolachas de aveia, as "normais" que vendem em qualquer supermercado, também não? São de aveia [:p]... e sabem tão bem!!

Epá, deixar de comer fruta, não! Vocês são doidos [:D]

Eu não vou começar/fazer nenhuma dieta desse tipo, apenas gostava de perceber em que ponto é que se está a falar quando referem low carb, etc.
Neste momento tenho consciência que como pão a mais e que vou começar a comer menos (não é deixar de comer totalmente), mas provavelmente é das poucas coisas que posso fazer sem ter "obrigatoriamente" aconselhamento profissional... acho eu.

E bolachas de aveia, as "normais" que vendem em qualquer supermercado, também não? São de aveia [:p]... e sabem tão bem!!

Tu é que perguntas-te o que era uma dieta sem hidratos! [:D] [:p]

Olha que Low-Carb é diferente de uma dieta sem hidratos, eu estive 3 semanas a fazer carb-cycling (5 dias baixos em hidratos apenas 100g por dia e a treinar musculação) e é perfeitamente sustentável, já uma dieta sem hidratos é mais complicado.

Quanto às bolachas a mesma história, lê os ingredientes dessas bolachas. Eu sem saber quais são aposto que diz (caso refira as percentagens) aveia 5-10% o resto é trigo, açúcar, sal e mais m€rda.

Não consumas ou evita alimentos processados, como um amigo meu diz: foge dos alimentos que estão cheios de desenhos e corzinhas no supermercado.

Homem que é homem no supermercado só vai à peixaria, talho, conservas, frescos (vegetais, frutas, tubérculos), arroz, ovos e queijos! Tá feito, o resto é para meninos! [;)]

Última edição:
Por acaso fui ver e refere até 27% de flocos de aveia (glúten) e farinha de trigo, farelo de trigo, tudo isto com glúten. Mas tal como dizem, se for consumido em quantidades q.b., também não é nenhum bicho papão.

Tenho é de reduzir principalmente no pão (e doces), anda-me a deixar inchado.
Vá lá, os queijos ficaram! [br:)]

Os hidratos não são nenhum bicho-papão mas se usares os fibrosos de preferência e não essas bolachas. [:p]

Os queijos ficaram, mas de preferência os queijos magros.

Clusters, chocapic etc = pouco saudáveis

Exemplos de pequenos almoços mais saudáveis

1) whey com aveia moída.
2) omelete e umas frutas
3) queijo fresco e umas frutas
4) Iogurte grego com umas passas de uva

O meu PA é todos os dias há uma data de anos, 52g Whey com 50g Aveia moida.
Cerca de 450kcal

Estás em forma?

Exemplos de pequenos almoços mais saudáveis

1) whey com aveia moída.

O meu PA é todos os dias há uma data de anos, 52g Whey com 50g Aveia moida.
Cerca de 450kcal

Cada vez mais, ingiro menos whey. Estou a conseguir fazer a minha alimentação toda com "alimentos", sem recorrer à whey.

A única altura no dia que ainda a tomo é no pós-treino, por ser de absorção super rápida.

O que tomas de pequeno almoço?

depende muito da minha vontade.. não sou muito certo de manha :sh)

anda dentro disto: leite sem lactose, fruta, queijo fresco, omelete, sumo de laranja natural, nozes, fiambre, fullprotein da derovo.

o fullprotein é quase um suplemento, mas por vezes recorro a ele para cumprir a macro de proteina ao PA. (pex. as vezes ao PA como apenas fruta e bebo um fullprotein.)

Última edição:
Pequeno almoço de campeão!

10408625_1429703127254544_3700406041837928045_n.jpg

A foto não é minha.

Voltar
Superior