Filtros de Particulas

Já agora, vou relatar a minha experiência. Em Dezembro 2008 comprei um Corsa 1.3cdti que, nos primeiros meses fez muita cidade com percursos curtos (3km). O resultado foi uma ida à oficina com a indicação de problemas no motos para mudar o óleo por volta dos 10000km (já não me recordo bem), quando este estava preparado para fazer 30000km. Foram uns €8x para a mudança de óleo. Para além disso andei muitas vezes à volta do Porto para que acabasse a regeneração pois muitas foram as vezes chegava a casa e ele estava a fazer a regeneração. Entretanto troquei para uma 308sw 1.6hdi 110cv e até agora não notei a regeneração a ser feita (já ouvi um barulho diferente mas nunca o ronco do Corsa, mas se calhar era a regeneração a ser feita). Tirando os kms iniciais feitos em cidade pelo Corsa era um carro de AE. Sinceramente, fiquei com a impressão que esses DFP sem manutenção dão algum trabalho podendo implicar custos indirectos com a sua manutenção (mudanças de óleo antes do tempo, sendo que o preço do mesmo não é muito baixo).
No que respeita aos combustíveis optei por usar gasóleo premium (g-force) pois acho que produz menos fumo que o gasóleo normal (seja ele de marcas brancas ou de marcas normais). À partida, com menos fumo teremos menos porcarias a entrar para o filtro o que permitirá (espero eu) aumentar a sua vida útil. Mas isso sou eu a especular.

Last edited:
Um dos problemas para a duração dos filtros é que muitos dos condutores ao fazerem a troca de óleo, metem óleos mais baratos que os utilizados na origem mas sem serem compatíveis com a utilização dos filtros de particulas, sem respeitarem as normas requeridas pelas marcas.

No que dizes de retirar o conteudo da fap e reprogramar a centralina, é obviamente "nao recomendado". No entanto deixando la a capa da fap, e retirando o conteudo, creio que nao irá gerar problemas nas inspecções.

Pode ter problemas com as emissões que vão ser bastante superiores...

É giro ver a malta a anular dispositivos que em muito beneficiam o ambiente a a nossa saúde, tudo em prol de não terem dores de cabeça.

Enfim... Tristeza de espírito ! :sh)

É giro ver a malta a anular dispositivos que em muito beneficiam o ambiente a a nossa saúde, tudo em prol de não terem dores de cabeça.

Enfim... Tristeza de espírito ! :sh)

Se estás a falar de mim, então mostras a tristeza que é a tua capacidade de leitura [:D]

eu disse:

É com isso que estou a contar. Comprei o meu com FAP à coisa de 2 meses, e estou esperançado que um dia que a fap desista, ja esteja a cena mais estabilizada no que toca a preços.

No que dizes de retirar o conteudo da fap e reprogramar a centralina, é obviamente "nao recomendado". No entanto deixando la a capa da fap, e retirando o conteudo, creio que nao irá gerar problemas nas inspecções.

Por habito nunca digo nunca, mas nunca hei-de o fazer, uma vez que eu acredito que as vantagens da FAP ultrapassam em muito as desvantagens, pelo que se tiver hipoteses (AKA: €€€€), e se tiver que a substituir, assim o farei.
Alem de que falei disso no seguinte contexto:

Pelo que percebi ha muitas marcas a afirmar muitas coisas, e ao mesmo tempo ha muita gente a afirmar o contrario.

Pela mazda nao me irei pernunciar, mas sei de outras marcas que afirmam que a cena de trocar de FAP é praticamente improvavel, no entanto casos existem.

O que se diz também, é que com a introdução de FAP's marca branca no mercado, as marcas serão forçadas a baixar preços.. acho que por enquanto ainda nao se verifica. Diziam o mesmo dos catalizadores quando apareceram, e a verdade é que aconteceu... hoje consegues catalizadores relativamente baratos.

Outra coisa que ja se está a ver actualmente com maior frequencia, é oficinas a retirar a fap e reprogramar a centralina. Portanto esse procedimento também há-de se tornar mais generico...

Por enquanto os preços sao esses. No futuro, logo se verá

Ou seja, e isto supondo que tu nao leste o topico, ou sequer metade dele, estava a argumentar as várias questões que levarão a que haja uma drástica descida de preço nas Faps daqui a uns anos. OK? nao foi enumerar alternativas como por exemplo, retirar a fap.

Deixo apenas um conselho deceIi, Proxima vez, por favor lê bem os meus posts antes de mandares vir e dizeres que tenho tristeza de espirito ok? insultas-te insultando-me erradamente.

Ainda há uns tempos um gajo abriu um topico sobre se íria ser apanhado na inspecção sem o catalizador, pq nao queria dar 100euros para pôr um novo, na altura caí-lhe em cima devido à irresponsabilidade ambiental que isso é, e la conseguimos convence-lo que de facto esses 100euros eram bem gastos em prol de toda a gente. Agora vens aqui afirmar que eu tenho tristeza de espirito, porque nao te deste ao trabalho de ler o que eu disse... hilariante [:D]

Eu tenho uma golf VI variant, ja vai com 8000 Km e pra ja ainda não acendeu a luz do DFP. Faz sempre as regenerações a cada 400km mais kilometro menos kilometro.

Sempre que senti que estava a fazer a regeneração e tava a chegar a casa ia dar a voltinha da praxe[:D].. No manual diz para andar uns 10/15 minutos a uma rotação entre 1800 a 2500 fazer a regeneração, não é preciso ir pra auto-estrada.. pra ja não tenho tido chatices

Agora ja notei por diversa vezes que se usar gforce da galp demora mais 150 km a fazer a regeneração do que se meter gasoleo "normal"

Pode ter problemas com as emissões que vão ser bastante superiores...

Acho que por enquanto a malta que tira as faps nao se tem safado mal nas inspecções. Pelo menos conheço um gajo no emprego que se tem safado.

Seja como for isso nao é uma preocupação minha, uma vez que nao tenciono arrancar a fap do meu carro [;)]

E depois lá aparece um ou outro convencido a pensar que se lhe apontou o dedo... Enfim... [8b] [:D]

Ninguem aqui neste topico disse que queria tirar a fap.

Se eu vier para aqui comentar cenas que nao tem nada a ver com ninguém, gera confusão como é obvio.

O amigo pcg2001, comentou algo sobre desvantagens de tirar a FAP, algo que eu referi em certo contexto. lg a seguir apareces tu com

Enfim... Tristeza de espírito !

Achas estranho eu pensar que tas a falar sobre mim? eu nao [:D]

Ainda bem que nao era sobre mim, assim retiro o que disse. [;)]

Abraço

Eu tenho uma golf VI variant, ja vai com 8000 Km e pra ja ainda não acendeu a luz do DFP. Faz sempre as regenerações a cada 400km mais kilometro menos kilometro.

Sempre que senti que estava a fazer a regeneração e tava a chegar a casa ia dar a voltinha da praxe[:D].. No manual diz para andar uns 10/15 minutos a uma rotação entre 1800 a 2500 fazer a regeneração, não é preciso ir pra auto-estrada.. pra ja não tenho tido chatices

Agora ja notei por diversa vezes que se usar gforce da galp demora mais 150 km a fazer a regeneração do que se meter gasoleo "normal"

Viva,

Tenho uma Mazda 6 com um ano e pouco e no inicio usava gasoleo normal, depois passei a usar só Geforce Diesel e tenho a sensação que o intervalo de regenerações diminuiu, ou seja, regenera em intervalos mais pequenos.... parece um relógio, de 140 km em 140 km faz uma queima.... quando usava gasoleo normal tenho a sensação que 1 vez aguentou 200km.... mas nunca mais do que isso.

E o que te leva a dizer que será lá para os 200k...ja viste o que disse o "jfkpt" no inicio deste topico...e aqui:
http://forum.autohoje.com/boxes/81550-mudar-filtro-particulas-dpf-ford-focus-onde.html
(Não sei se a Ford entretanto mudou, não percebo NADA de fords)
Tal como disse, os Focus fabricados a partir de Dezembro de 2009, já trazem um novo filtro de partículas e nova gestão da centralina. Digo isto porque a minha SW foi fabricada em 08/03/2010 e, comparando com outras anteriores, constatei essa diferença quer no filtro quer nos orgãos electronicos acoplados.

http://img189.imageshack.us/img189/7159/dsc02506s.jpg

http://img179.imageshack.us/img179/4535/dsc02505e.jpg

Sou leigo na matéria, mas a associação que faço entre a qualidade do combustível e o tempo de vida do FAP é que os combustíveis mais baratos serão menos refinados, portanto com mais impurezas que não vão ser queimadas no filtro, vão acumular-se.
Atinge-se o ponto em que a regeneração já não consegue limpar o filtro e aí começam os problemas.
Tal como disse anteriormente, andei quase 6 meses com problemas no filtro até ter começado a meter do gasóleo mais caro... e estive mais de 1 ano sem problemas.

Relativamente à inspecção e ao risco do carro chumbar se se retirar o filtro... posso estar enganado, mas a inspecção apenas mede as emissões de CO2, não mede as impurezas libertadas. Penso que o FAP apenas retém impurezas, não age sobre o CO2.
Daí pensar que a inspecção é passada, sem problemas.

Entretanto encontrei uma casa na Maia que vende o FAP da concorrência para o Focus por menos de 600€, ou seja, 900€ menos do que na FORD.

Já agora, um último comentário para quem se mostrou indignadíssimo sobre o facto das pessoas anularem dispositivos que ajudam o meio ambiente:
O meu FAP custa, na FORD, 1500€, e queriam que eu o tivesse trocado quando o carro tinha menos de 3 anos.
Isso dá um custo de mais de 500€ por ano, só para o FAP, cerca de 50€ por mês.
Se essa pessoa me quiser oferecer 1500€ sou o primeiro a correr para a marca para o trocar, sou todo a favor do meio ambiente.
Mas o que não sou nem admito que sejam é hipócritas... 1500€ de 3 em 3 anos é MUITO dinheiro.
E se é possível resolver o problema DEFINITIVAMENTE por 100 ou 200 euros, então sou a favor.

Cumps para todos.

Espero que não me interpretes mal, esta questão que vou deixar é interessante;

Então mas afinal o FAP ou DPF não é para reduzir as emissões ??? como se reduz se o carro tem de dar umas voltas extra de vez em quando ??

Back