Fórmula 1 2024

(até parece mal eu a defender o Max... [:D])

Mas eu acho que temos de ver a óptica de que quem quer passar tem de o fazer o mais limpo possível.Um pouco como a culpa é quem bate por trás.
Ou seja um vai na frente e o outro quer passar, logo esse é que tem de jogar ainda mais limpo na manobra.

Isso implica não fazer Dive bombs, nem ultrapassar por fora.

E são essas as situações que diferem do Russel para o Norris.

Eu preferia ver todas as situações com menos penalizações e também estou farto dos queixinhas. Mas com as regras actuais, é o que temos.
O Lando exagerou na ultrapassagem, o Max exagerou na defesa. Ou seja no final deviam ficar os dois na mesma posição em que estavam antes. E tal não aconteceu.
A travagem do Norris é perfeitamente normal e aquela velocidade estava totalmente apto a fazer a curva dentro dos limites da pista, so precisava que o Max lhe tivesse deixado espaço pra tal, o Max é que fez uma dive bomb, alias ali quem ultrapassou foi o Max ao Norris pois antes da dive bomb o Max já estava atrás.
São leituras e ali nem se pode considerar uma saida de pista do Norris pois ele foi obrigado a tal, a unica alternativa era ter virado pra cima do Max e tentar fazer a curva pelo sitio normal... ele so saiu de pista porque foi obrigado a tal e para evitar uma colisão.

Last edited:
Eu acho que não têm nada de idêntico, o caso do Lando acumula 2 penalizações, tirou partido de uma ultrapassagem fora de pista e chegou ao limite de saidas de pista, o Russel está muito longe disto, embora ache que o "let them race" devia ser mais utilizado não vejo comparação entre essas duas situações. Mesmo que devolva a posição continua com os limites de pista.
O Norris pra não sair tinha de virar e colidir com o Max, o Norris não tinha sitio para onde ir se não em frente porque o Max o forçou pra fora de pista e isso sim está previsto e dá penalização.
O Norris não está 10cm á frente, chega a ter praticamente o carro todo á frente, por isso quem fez o dive bomb foi o Max, tanto que nem a curva conseguiu fazer e levou o Norris consigo.
Acham que o Max fazia isto em Baku? I dont think so.
e796195be7900a23a7abdd61c27c4a05.jpg
17f7b8819d4e0f411d0b7b81730994a3.jpg
725400df46b0f4bfc3f63da6d51293e7.jpg

Last edited:
Simples.
89cc34174cf2597593f92e806eccd390.jpg

A explicação da FIA foi colocada aqui e está bem clara, já foi colocado o video dos jovens da sky a explicar a penalização, em dois posts.

Só não entende a penalização quem tiver algum problema cognitivo.
Isso é só porque a dive bomb do Max foi bem mais agressiva que o Russ... O Russ travou muito mais cedo e conseguiu manter o carro dentro da pista, se tem travado tão tarde como o Max tambem estaria á frente.
Não é preciso um desenho acho eu.

O adversário tem sempre a opção de não ir à luta, ninguém bloqueia ninguém, isto é competição automovel, não é um jogo de sueca, aliás, acho que o Lando não precisava de arriscar tanto, ainda faltavam algumas voltas, acabria por ultrapassar, tal como na Austria o Lando farta-se de fazer dive bombs e o MAX encolhia-se, existe sempre a opção...
Ai o Lando é que arriscou??
O Lando ultrapassou e travou no ponto de travagem normal para fazer a curva, o Max não quis fazer curva nenhuma... quis empurrar o Norris para fora de pista e evitar a todo custo ser ultrapassado... funcionou.

Ai o Lando é que arriscou??
O Lando ultrapassou e travou no ponto de travagem normal para fazer a curva, o Max não quis fazer curva nenhuma... quis empurrar o Norris para fora de pista e evitar a todo custo ser ultrapassado... funcionou.

A partir do momento em que perde o interior da curva, arrisca a sair de pista, e era ele que estava no limite de saidas de pista, sim quem arriscou foi ele, como se isto não bastasse ainda completa a ultrapassagem...
Foi demasiado Lando...

Aquele video da Sky não está completo. A seguir o Jenson Button e os outros 2 comentadores disseram que o Max àquela velocidade não tinha intenção de fazer a curva. Bloqueou o adversário agressivamente empurrando-o para fora da pista, o que é ilegal.

Não é preciso a Sky para nada, baste olhar para os vídeos. :sh)

Mas a questão, no meio disto tudo, é que neste momento e até esta altura, o Max está mais apto a ser campeão que o Norris. Em situações limites como foi esta, ou a do arranque, o Max sabe usar os cotovelos e a cabeça além dos "dedinhos" que tem, e o Norris tem-lhe faltado EQ e jogo de cintura para fugir aos cotovelos do Max.

Mas a questão, no meio disto tudo, é que neste momento e até esta altura, o Max está mais apto a ser campeão que o Norris. Em situações limites como foi esta, ou a do arranque, o Max sabe usar os cotovelos e a cabeça além dos "dedinhos" que tem, e o Norris tem-lhe faltado EQ e jogo de cintura para fugir aos cotovelos do Max.

Isso é obvio, o MAX quando sabe que o Norris está no limite das saidas de pista vai forçar, isso não tem qualquer discussão. Quem arrisca aqui é o Lando, porque já lhe acabaram as vidas no que diz respeito a limmites de pista.

A partir do momento em que perde o interior da curva, arrisca a sair de pista, e era ele que estava no limite de saidas de pista, sim quem arriscou foi ele, como se isto não bastasse ainda completa a ultrapassagem...
Foi demasiado Lando...
Na ultrapassagem concordo, mas ele tambem sabia bem que nunca na vida o Max seria penalizado... logo quem.

Na ultrapassagem concordo, mas ele tambem sabia bem que nunca na vida o Max seria penalizado... logo quem.

Nem tinha porquê. Ele proprio não foi penalizado quando fez montes de dive bombs ao MAX na Austria, porque haveria de ser diferente aqui?

Alguém consegue colocar video do onboard do Max?
No onboard do Lando não se consegue ver o carro do Max a partir do momento que fica na frente l.

Why Did Lando Norris Receive A Penalty In Austin? | Jolyon Palmer’s F1 TV Analysis | Workday

A telemetria diz tudo. Como já foi dito anteriomente é fácil chegar primeiro ao apex: é não travar o suficiente. E com a agravante que desta vez também saiu da pista o que vem confirmar que o objetivo era empurrar o Norris para fora da pista. O garoto devia ter sido penalizado.
Isto já devia ter sido resolvido há muitos anos atrás.

Last edited:
Ainda não percebeste que o problema aqui foi simplesmente a ultrapassagem fora da pista, isto é que originou a penalização, "dive bombs" toda a gente fez nesta corrida.
Se o MAX empurra o Lando é obvio que sim, tal como o Sainz já tinha empurrado o MAX, entre outros...

eu continuo a achar que foi mais do mesmo, obrigar a ser ultrapassado por fora da pista e jogar com a paciência de quem vem atrás. Depois faz queixinhas e pronto
Espero isso do Max (sempre foi assim e não vai mudar) e não espero outra coisa do Lando #xoninhas

[video=videofile;https://video.twimg.com/ext_tw_video/1848117800285671424/pu/vid/avc1/418x234/msZztQxO48kkUAex.mp4?tag=12]https://video.twimg.com/ext_tw_video/1848117800285671424/pu/vid/avc1/418x234/msZztQxO48kkUAex.mp4?tag=12[/video]

eu continuo a achar que foi mais do mesmo, obrigar a ser ultrapassado por fora da pista e jogar com a paciência de quem vem atrás. Depois faz queixinhas e pronto
Espero isso do Max (sempre foi assim e não vai mudar) e não espero outra coisa do Lando #xoninhas

[video=videofile;https://video.twimg.com/ext_tw_video/1848117800285671424/pu/vid/avc1/418x234/msZztQxO48kkUAex.mp4?tag=12]https://video.twimg.com/ext_tw_video/1848117800285671424/pu/vid/avc1/418x234/msZztQxO48kkUAex.mp4?tag=12[/video]

É isso, é de uma incompetência atroz a McLaren não mandar o Lando devolver o lugar, neste aspeto as regras são muito especificas, não podem ultrapassar fora da pista.

É isso, é de uma incompetência atroz a McLaren não mandar o Lando devolver o lugar, neste aspeto as regras são muito especificas, não podem ultrapassar fora da pista.
Eles estavam a jogar no ganho de 5s até ao fim... correu mal mas estiveram perto.
Eu não tenho a menor duvida que não penalizavam o Max mesmo que o Norris abortasse a ultrapassagem.
Tambem podiam ter ficado atrás e tentado até ao fim, ambas as opções eram incertas.
Move on.
Proxima semana Mexico, o Lec e o Sainz estão confiançudos, pelo menos assim pareceu na press conference.

Eles estavam a jogar no ganho de 5s até ao fim... correu mal mas estiveram perto.
Eu não tenho a menor duvida que não penalizavam o Max mesmo que o Norris abortasse a ultrapassagem.
Tambem podiam ter ficado atrás e tentado até ao fim, ambas as opções eram incertas.
Move on.
Proxima semana Mexico, o Lec e o Sainz estão confiançudos, pelo menos assim pareceu na press conference.

Claro que não iriam penalizar o MAX se ele abortasse a ultrapassagem ou a devolvesse, para mim pareceu-me muito claro que o problema foi mesmo a ultrapassagem fora da pista.
O que iria acontecer nessa situação era o MAX levar um "track limit" e o Lando talvez não por ter sido forçado a sair, e a luta iria desenrolar-se mais à frente. Tal como aconteceu com a abordagem do Sainz ao MAX antes.

Para a proxima semana, diria que é o melhor GP até ao fim da epoca para a RB, o motor Honda é o que melhor se dá nestas altitudes. Esperemos que seja o ultimo do Perez... Como se vai falando.

Back