Fórmula 1 2024

(até parece mal eu a defender o Max... [:D])

Mas eu acho que temos de ver a óptica de que quem quer passar tem de o fazer o mais limpo possível.Um pouco como a culpa é quem bate por trás.
Ou seja um vai na frente e o outro quer passar, logo esse é que tem de jogar ainda mais limpo na manobra.

Isso implica não fazer Dive bombs, nem ultrapassar por fora.

E são essas as situações que diferem do Russel para o Norris.

Eu preferia ver todas as situações com menos penalizações e também estou farto dos queixinhas. Mas com as regras actuais, é o que temos.
O Lando exagerou na ultrapassagem, o Max exagerou na defesa. Ou seja no final deviam ficar os dois na mesma posição em que estavam antes. E tal não aconteceu.
A travagem do Norris é perfeitamente normal e aquela velocidade estava totalmente apto a fazer a curva dentro dos limites da pista, so precisava que o Max lhe tivesse deixado espaço pra tal, o Max é que fez uma dive bomb, alias ali quem ultrapassou foi o Max ao Norris pois antes da dive bomb o Max já estava atrás.
São leituras e ali nem se pode considerar uma saida de pista do Norris pois ele foi obrigado a tal, a unica alternativa era ter virado pra cima do Max e tentar fazer a curva pelo sitio normal... ele so saiu de pista porque foi obrigado a tal e para evitar uma colisão.

Última edição:
Eu acho que não têm nada de idêntico, o caso do Lando acumula 2 penalizações, tirou partido de uma ultrapassagem fora de pista e chegou ao limite de saidas de pista, o Russel está muito longe disto, embora ache que o "let them race" devia ser mais utilizado não vejo comparação entre essas duas situações. Mesmo que devolva a posição continua com os limites de pista.
O Norris pra não sair tinha de virar e colidir com o Max, o Norris não tinha sitio para onde ir se não em frente porque o Max o forçou pra fora de pista e isso sim está previsto e dá penalização.
O Norris não está 10cm á frente, chega a ter praticamente o carro todo á frente, por isso quem fez o dive bomb foi o Max, tanto que nem a curva conseguiu fazer e levou o Norris consigo.
Acham que o Max fazia isto em Baku? I dont think so.
e796195be7900a23a7abdd61c27c4a05.jpg
17f7b8819d4e0f411d0b7b81730994a3.jpg
725400df46b0f4bfc3f63da6d51293e7.jpg

Última edição:
Simples.
89cc34174cf2597593f92e806eccd390.jpg

A explicação da FIA foi colocada aqui e está bem clara, já foi colocado o video dos jovens da sky a explicar a penalização, em dois posts.

Só não entende a penalização quem tiver algum problema cognitivo.
Isso é só porque a dive bomb do Max foi bem mais agressiva que o Russ... O Russ travou muito mais cedo e conseguiu manter o carro dentro da pista, se tem travado tão tarde como o Max tambem estaria á frente.
Não é preciso um desenho acho eu.

O adversário tem sempre a opção de não ir à luta, ninguém bloqueia ninguém, isto é competição automovel, não é um jogo de sueca, aliás, acho que o Lando não precisava de arriscar tanto, ainda faltavam algumas voltas, acabria por ultrapassar, tal como na Austria o Lando farta-se de fazer dive bombs e o MAX encolhia-se, existe sempre a opção...
Ai o Lando é que arriscou??
O Lando ultrapassou e travou no ponto de travagem normal para fazer a curva, o Max não quis fazer curva nenhuma... quis empurrar o Norris para fora de pista e evitar a todo custo ser ultrapassado... funcionou.

Ai o Lando é que arriscou??
O Lando ultrapassou e travou no ponto de travagem normal para fazer a curva, o Max não quis fazer curva nenhuma... quis empurrar o Norris para fora de pista e evitar a todo custo ser ultrapassado... funcionou.

A partir do momento em que perde o interior da curva, arrisca a sair de pista, e era ele que estava no limite de saidas de pista, sim quem arriscou foi ele, como se isto não bastasse ainda completa a ultrapassagem...
Foi demasiado Lando...

Aquele video da Sky não está completo. A seguir o Jenson Button e os outros 2 comentadores disseram que o Max àquela velocidade não tinha intenção de fazer a curva. Bloqueou o adversário agressivamente empurrando-o para fora da pista, o que é ilegal.

Não é preciso a Sky para nada, baste olhar para os vídeos. :sh)

Mas a questão, no meio disto tudo, é que neste momento e até esta altura, o Max está mais apto a ser campeão que o Norris. Em situações limites como foi esta, ou a do arranque, o Max sabe usar os cotovelos e a cabeça além dos "dedinhos" que tem, e o Norris tem-lhe faltado EQ e jogo de cintura para fugir aos cotovelos do Max.

Mas a questão, no meio disto tudo, é que neste momento e até esta altura, o Max está mais apto a ser campeão que o Norris. Em situações limites como foi esta, ou a do arranque, o Max sabe usar os cotovelos e a cabeça além dos "dedinhos" que tem, e o Norris tem-lhe faltado EQ e jogo de cintura para fugir aos cotovelos do Max.

Isso é obvio, o MAX quando sabe que o Norris está no limite das saidas de pista vai forçar, isso não tem qualquer discussão. Quem arrisca aqui é o Lando, porque já lhe acabaram as vidas no que diz respeito a limmites de pista.

A partir do momento em que perde o interior da curva, arrisca a sair de pista, e era ele que estava no limite de saidas de pista, sim quem arriscou foi ele, como se isto não bastasse ainda completa a ultrapassagem...
Foi demasiado Lando...
Na ultrapassagem concordo, mas ele tambem sabia bem que nunca na vida o Max seria penalizado... logo quem.

Alguém consegue colocar video do onboard do Max?
No onboard do Lando não se consegue ver o carro do Max a partir do momento que fica na frente l.

Why Did Lando Norris Receive A Penalty In Austin? | Jolyon Palmer’s F1 TV Analysis | Workday

A telemetria diz tudo. Como já foi dito anteriomente é fácil chegar primeiro ao apex: é não travar o suficiente. E com a agravante que desta vez também saiu da pista o que vem confirmar que o objetivo era empurrar o Norris para fora da pista. O garoto devia ter sido penalizado.
Isto já devia ter sido resolvido há muitos anos atrás.

Última edição:
Ainda não percebeste que o problema aqui foi simplesmente a ultrapassagem fora da pista, isto é que originou a penalização, "dive bombs" toda a gente fez nesta corrida.
Se o MAX empurra o Lando é obvio que sim, tal como o Sainz já tinha empurrado o MAX, entre outros...

eu continuo a achar que foi mais do mesmo, obrigar a ser ultrapassado por fora da pista e jogar com a paciência de quem vem atrás. Depois faz queixinhas e pronto
Espero isso do Max (sempre foi assim e não vai mudar) e não espero outra coisa do Lando #xoninhas

[video=videofile;https://video.twimg.com/ext_tw_video/1848117800285671424/pu/vid/avc1/418x234/msZztQxO48kkUAex.mp4?tag=12]https://video.twimg.com/ext_tw_video/1848117800285671424/pu/vid/avc1/418x234/msZztQxO48kkUAex.mp4?tag=12[/video]

eu continuo a achar que foi mais do mesmo, obrigar a ser ultrapassado por fora da pista e jogar com a paciência de quem vem atrás. Depois faz queixinhas e pronto
Espero isso do Max (sempre foi assim e não vai mudar) e não espero outra coisa do Lando #xoninhas

[video=videofile;https://video.twimg.com/ext_tw_video/1848117800285671424/pu/vid/avc1/418x234/msZztQxO48kkUAex.mp4?tag=12]https://video.twimg.com/ext_tw_video/1848117800285671424/pu/vid/avc1/418x234/msZztQxO48kkUAex.mp4?tag=12[/video]

É isso, é de uma incompetência atroz a McLaren não mandar o Lando devolver o lugar, neste aspeto as regras são muito especificas, não podem ultrapassar fora da pista.

É isso, é de uma incompetência atroz a McLaren não mandar o Lando devolver o lugar, neste aspeto as regras são muito especificas, não podem ultrapassar fora da pista.
Eles estavam a jogar no ganho de 5s até ao fim... correu mal mas estiveram perto.
Eu não tenho a menor duvida que não penalizavam o Max mesmo que o Norris abortasse a ultrapassagem.
Tambem podiam ter ficado atrás e tentado até ao fim, ambas as opções eram incertas.
Move on.
Proxima semana Mexico, o Lec e o Sainz estão confiançudos, pelo menos assim pareceu na press conference.

Eles estavam a jogar no ganho de 5s até ao fim... correu mal mas estiveram perto.
Eu não tenho a menor duvida que não penalizavam o Max mesmo que o Norris abortasse a ultrapassagem.
Tambem podiam ter ficado atrás e tentado até ao fim, ambas as opções eram incertas.
Move on.
Proxima semana Mexico, o Lec e o Sainz estão confiançudos, pelo menos assim pareceu na press conference.

Claro que não iriam penalizar o MAX se ele abortasse a ultrapassagem ou a devolvesse, para mim pareceu-me muito claro que o problema foi mesmo a ultrapassagem fora da pista.
O que iria acontecer nessa situação era o MAX levar um "track limit" e o Lando talvez não por ter sido forçado a sair, e a luta iria desenrolar-se mais à frente. Tal como aconteceu com a abordagem do Sainz ao MAX antes.

Para a proxima semana, diria que é o melhor GP até ao fim da epoca para a RB, o motor Honda é o que melhor se dá nestas altitudes. Esperemos que seja o ultimo do Perez... Como se vai falando.

Voltar
Superior