Fritadeiras sem óleo

Comprei uma fritadeira dessas sem óleo no Lidl, utilizei uma vez, limpei, meti na caixa e devolvi no dia seguinte, dava muito mais trabalho, ter de envolver as batatas em oleo, e ficam muito pior, a ultima vez fritei batata doce as rodelas, muito bom.

É sem óleo no sentido em que os produtos não ficam imersos em óleo para fritar, é o ar quente que os frita. Claro que não fica igual, nem tão saboroso, mas é mais saudável.
A colher de óleo é só para envolver os produtos.
E além de ser mais saudável tem mais duas vantagens, é mais fácil de limpar, e não temos uma quantidade enorme de óleo para descartar, e que não deve ir para o lixo comum.

Isso é uma espécie de bimbi e lola [:D]
Nada como uma fritura com óleo desde que se saiba adequar a temperatura.
Olha só uns peixinhos da horta "fritos" nessa coisa [8b]

Fritar com oleo tem outro sabor [br:)]
Embora faça mais mal a saúde, ao fim contas de alguma coisa vamos ter que morrer...

eu adoro mesmo fritos, até o cheiro do fritar me abre o apetite

tudo o que é em excesso faz mal, por isso de vez em quando nham...nham....

quem come só verduras e etc...também morre

por isso morra gato morra farto

Eu tenho a sorte(?) de não morrer de amores por fritos. Como batatas fritas muito de vez em quando (nunca faço em casa) e não troco nenhum frito por um bom cozido à portuguesa, um peixinho assado ou uma caldeirada de cabrito. Nem mesmo por um simples frango assado![:D] Coisas como rissóis, croquetes, frango frito, etc, não me poem a salivar. Daí que estas maquinetas sejam muito úteis. Dou muito mais uso a isto do que à Bimby, por exemplo.

Minha mãe comprou uma não faz sujeira o fogão não fica sujo de óleo. Porém nem tudo fica bom nela. Nugget e linguiça fica muito ruim. Frango frito, batata frita, fica bom. É um trambolho né ocupa muito espaço. Não temos armário suficiente aí fica em cima da mesa
Um trambolhão

Comprei uma há pouco tempo.
Não tem um uso muito intensivo porque é mais para fazer gordisses do que refeições propriamente.
Os nuggets ficam muito bons, as batatas fritas (congeladas e pré fritas) ficam também muito bem e ontem experimentei fazer um queijo de cabra cortado às rodelas com nozes e mel. Foi lá dentro cinco minutos. Ficou top!
Já fiz receitas com massa folhada fica óptimo.
Não me convenceram os croquetes, ficaram moles a desfazerem-se.

O pão de queijo! Esqueci-me do pão de queijo. Fica maravilhoso em cinco minutos. Só o facto de não ter de ligar o forno para meter lá meia dúzia de pãezinhos e gastar um disparate de energia compensa imenso.

Atenção que essas "fritadeiras" de saudável poderão ter pouco. Potencialmente poderão ser ainda menos saudáveis que batatas fritas em óleo.

A culpa é de uma substância chamada - acrilamida - que se forma nas batatas (e não só) quando cozinhadas a altas temperaturas e que se agrava quando confeccionadas acima dos 170º

Atenção que essas "fritadeiras" de saudável poderão ter pouco. Potencialmente poderão ser ainda menos saudáveis que batatas fritas em óleo.

A culpa é de uma substância chamada - acrilamida - que se forma nas batatas (e não só) quando cozinhadas a altas temperaturas e que se agrava quando confeccionadas acima dos 170º

Desculpa lá!! Eu não fã dessas fritadeiras mas a que temperatura achas que está o óeo em que se fritam as batatas?

Desculpa lá!! Eu não fã dessas fritadeiras mas a que temperatura achas que está o óeo em que se fritam as batatas?

Bem altas, 180º ou mais.

Onde quero chegar é que estas fritadeiras poderão dar uma falsa sensação de alimentação saudável quando na verdade não é bem assim. Não há mal nenhum comer umas batatas fritas de vez em quando (em óleo ou em "ar quente")... Mas quando se come 10x mais batatas (ou outros alimentos quaisquer) "fritas em ar" porque "são saudáveis", isso é um engano.

não é o que se forma também nos churrascos ? já li que causam cancro

desde que um gajo não exagere....

porque se formos a ver tudo causa cancro, até o ar que respiramos....

É ao contrário. As fritadeiras a ar reduzem fortemente a possibilidade de se formarem alguns componentes químicos, entre os quais a acrilamida.

Seja como for, em última análise, qualquer processo de confeção por calor gera empre subprodutos químicos. A alternativa seria comer tudo cru, mas isso também acarreta outros riscos.

Estou tentado a comprar como coloquei no tópico ao lado.

Tenho visto estas da Amazon... mas não sei se serão boa aposta ou não...

https://www.amazon.es/gp/product/B08...A9WNU9P1&psc=1

https://www.amazon.es/gp/product/B07...PXBS2YWW&psc=1

https://www.amazon.es/gp/product/B09...1XENZ9KQ&psc=1

A coisa mais importante neste tipo de fritadeiras é a eficiência e uniformidade de circulação do ar la dentro, o que infelizmente é praticamente impossível de avaliar a não ser utilizando e comparando.
Eu tenho uma fritadeira barata de marca "genérica", muito semelhante a qualquer uma destas que apresentaste e a minha namorada tem uma Philips Airfryer, até bastante mais antiga. A diferença é como da noite para o dia. Os alimentos ficam muito melhor cozinhados na Philips do que na minha. A mesma coisa com uma Xiaomi que tenho numa segunda habitação. A Philips bate ambas aos pontos. Em resumo, o barato na minha opinião saiu caro.

Voltar
Superior