Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Finalmente os ranhô vão ter motores fiáveis!apr![]()
A Renault é que vai fornecer os motores a Fiat e não o contrário [][
]
Cumps
Dirias que te riste quase tanto como o pessoal se riu dos teus posts na thread dos consumos?
Vocês têm uma memória muito selectiva... Esqueceram-se do 1.6 Multijet, do 2.2 Multijet, do 2.0 TBi, do 1.0 e 1.3 firefly... E isto sem contar com os já antigos 1.4 Multiair/T-Jet, 0.9 Multiair, 1750 TBi e 1.3 Multijet.
E refiro-me a motores usados no mercado europeu, nem menciono as restantes motorizações do grupo na América.
Acima do Mégane tem a Giorgio.
A FCA é grande, tanto em volume como variedade de plataformas e motorizações. Nem sequer há comparação.
Se é bem ou mal gerida, isso é outra conversa.
Dito isto, algo que eu veria com bons olhos seria o aproveitamento da plataforma do Clio V e de um Mégane V para fazer os seus próprios B e C.
Isto porque apesar do Tipo ser bom value for money, não é um digno sucessor do Bravo.
Memória selectiva??
Sim, leste bem.
E qual é a expressão desses motores no mercado europeu?
De quais? Tens de ser mais específico. É a mesma coisa que eu te perguntar qual é a expressão no mercado do 1.2 TCe ou do 1.6 TCe. Além do bread & butter que é o 1.5 dci para a Renault, não estou a ver outro motor que tenha grande expressão, excepto talvez o 0.9 tce. Não é muito difícil presumir educadamente que só nos 1.3 e 1.6 Multijet, a Fiat deverá ter vendido bem mais unidades que a Renault com o 1.5. É que entre 2003 e 2013, só o 1.3 Multijet vendeu 5M, enquanto que o 1.5 dci vendeu 10M entre 2001 e 2013. Isto sem contar com a enormidade de 1.9 Multijets vendidos nesse período, a diversas marcas.
Queres comparar a capacidade de produção de motores entre grupos?
Não só comparo, como afirmo que a FCA tem maior capacidade. Deixa-me só relembrar que a Fiat produzia motores para a própria como também para grupos com muito pouco volume de vendas tais como: GM, Suzuki, PSA, Tata, Ford e Mitsubishi. Coisa pouca. Nem vale a pena mencionar a produção de motores para indústria, autocarros, camiões, barcos...
Dá uma olhadela nos números da FPT, especialmente no rendimento anual e nas unidades produzidas. Ah e não te esqueças da VM Motori.
O 2.2, além dos Alfas, está aplicado em mais algum carro?
Sim... Jeeps. E não esquecer o 2.0 Multijet que ainda está em produção.
A plataforma Giorgio, a anunciada tábua de salvação de um grupo inteiro, tem mais alguma aplicação.
Não sei, não faço futurologia. Mas vale mais o Giulia que o line-up inteiro da Renault. []
Só falando no exemplo do Clio, desde que saiu o Grande Punto, só foram lançadas mais 2 novas plataformas... e dizes que a FCA é grande?
É este o problema de ver o grupo com binóculos. Já experimentaste ver o que se passa nos EUA? A FCA está a enveredar pelos segmentos que dão lucro, não por aqueles que são considerados residuais.
Realmente a FCA tem muitas plataformas, até a plataforma do challenger é a do mercedes w210...de 1996...
E? O que é que isso prova exactamente? Que é um carro de nicho que continua a vender, independentemente da idade da plataforma em que foi baseado? []
Têm muitas e muitos motores porque não têm capacidade de evolução.
Não têm capacidade de evolução? Com motores a diesel perfeitamente modernos por oposição ao 1.5 dci com 8v e com dois novos motores otto com tecnologia que os franceses nunca viram? Isto só pode ser uma piada. Se há coisa que não falta na Fiat é capacidade para evoluir e inovar. Já capital para esbanjar em plataformas com lucros residuais, nem por isso. Mas isso é transversal a quase todos os grupos.
Tirando o sistema hibrido da Pacifica não têm mais nada de novo.
Não uses a tua ignorância como argumento.
E não fales do 1.2 jtd...
Deixa lá o 1.2 que pelo menos não come bronzes.
Respostas a vermelho.
Não é muito difícil presumir educadamente que só nos 1.3 e 1.6 Multijet, a Fiat deverá ter vendido bem mais unidades que a Renault com o 1.5. É que entre 2003 e 2013, só o 1.3 Multijet vendeu 5M, enquanto que o 1.5 dci vendeu 10M entre 2001 e 2013
Estás a presumir que o 1.3jtd e o 1.6 jtd venderam tanto como o 1.5 dci? É que nunca na vida o 1.6 mjet vendeu ~5m.... Provavelmente nem 500.000.... E de 2001 a 2003 não me parece que se tenham vendido milhões de 1.5 dci...
Para além disso, há o 1.6 dci, que já vende desde 2011...
Para o 1.9 mjet entrar nas contas, tens de considerar os 1.9, 2.0 e 2.2 dci...
Não querendo entrar na luta dos números mas o motor MultiJet 1.3 não ganhou um prémio inovação há uns poucos anos atrás?
Enviado do meu ONEPLUS A5010 através do Tapatalk
Respostas a vermelho.
Ganhou o prémio de ser o primeiro motor com corrente que tem que ser substiuida aos 250 mil km, tal como uma correia[][
][
]
Cumps
Com telhados de vidro ainda atiram pedras. Incrível [Ganhou o prémio de ser o primeiro motor com corrente que tem que ser substiuida aos 250 mil km, tal como uma correia[][
][
]
Cumps
Ok,
- Então a diferença entre 5M e 10M é pouca;
Mas leste o que eu escrevi? Ou só as partes que te interessam?
- O facto de a Renault actualmente e no passado vender os seus motores a outras marcas não conta também;
Pois vende. Nem eu disse o contrário. Mas vende a tantos grupos como a Fiat vendia/vende? E em tanto volume?
- A Distribuição do 2.2 continua a ser de baixo volume;
Também a distribuição do 2.0 dci, que é praticamente inexistente. Entre ambos, apostava contigo que o 2.2 Multijet vende muito mais.
- Também acho o Giulia mais bonito que quase toda a gama Renault ( tenho que fazer excepcão ao Alpine, desculpa), mas e mais? Parou por aí?;
É como te digo, não faço futurologia. Alguém na FCA -- Marchionne -- resolveu que o lucro estava todo na Jeep e na Ram. Apostaram em força nessas marcas e a Alfa levou com injecção de capital para uma gama renovada. Infelizmente as coisas não se fazem do dia para a noite, mas o facto de terem apostado numa nova plataforma modular que introduziu dois excelentes carros no mercado devia ser motivo de aplauso num fórum de entusiastas, não propriamente de "epá, mas só isso?"
- Só estou a fazer a comparação do mercado europeu, aonde a Renault está, do outro lado do lago têm coisas boas e más. Aliás, o facto de não desenvolverem plataformas novas mostra a parte má, não é o facto de ser um veiculo de nicho que justifica o uso de plataformas antigas, que, como sabes tem custos superiores a nivel de tooling na linha de montagem, porque simplesmente não conseguem usar a fabrica no Canadá para o substituto do 300C na nova plataforma sem actualizar todos os modelos que lá são feitos;
Eu sei que estás. Mas a FCA não é uma marca europeia, apenas.
Em relação ao Challenger/Charger/300, é uma plataforma datada, sim. Eventualmente será substituída ou simplesmente morrerão as nameplates associadas. Existiam rumores da possível adopção da Giorgio, mas nada de concreto.
- É verdade que o 1.2 não come bronzes, só correntes, bimassas e turbos ( e copos do filtro de óleo, mas se me perguntarem desminto)
Casos esporádicos de correntes, talvez tão comuns como qualquer outro motor de corrente, apenas exacerbado pelo facto de haverem milhões e milhões na estrada. Agora bimassas e turbos... Não faço ideia.
Em geral, o 1.3 é tido como um motor bastante fiável. Não é à toa que até hoje ainda é produzido.
E todos eles sem problemas de bronzes! Incrível, não é? Eu sei! [Estou a pensar comprar carro, deixa cá ver que carros tem a Fiat....500, 500 L, 500 X, 500 A, 500 B, 500 C, 500 D, pelo meio um Punto com 100 anos, 500 Z, pelo meio um Tipo qualquer, 500 Y, [][
][
][
], ao menos a Renault tem uma gama completa, desde o segmento A ao Segmento D.
Cumps
Relê. Entre 2001 e 2013.
O 1.6 Multijet nem 500.000 unidades vendeu? Um motor que já está no mercado desde 2006?
Estou a pensar comprar carro, deixa cá ver que carros tem a Fiat....500, 500 L, 500 X, 500 A, 500 B, 500 C, 500 D, pelo meio um Punto com 100 anos, 500 Z, pelo meio um Tipo qualquer, 500 Y, [][
][
][
], ao menos a Renault tem uma gama completa, desde o segmento A ao Segmento D.
Cumps
2001-2013 - 1.5 dci, 10 milhoes
2003-2013 - 1.3 mjt, 5 milhões
2001, 2002 - 1.5 dci vendeu enquanto não havia 1.3 mjt.
10-5 = 5 milhões
A menos que o 1.5 dci tenha vendido 5 milhões em 2001 e 2002, o 1.5 dci vendeu MUITO mais que o 1.3 cdti.
Só estou a interpretar o que escreveste, nada mais;
Repara que os números que eu postei estão na internet.
Não estou a compreender a dificuldade em compreender. Nunca disse que o 1.5 dci não vendeu mais que o 1.3 multijet.
<=> 'x' milhões de 1.6 mjt >= 5 milhões
Ou seja, impossível
As vendas do 1.6 mjt serão muito mais baixas que as do 1.3 mjt, mas MUITO mesmo, portanto se o 1.3 vendeu 5M, acredito que o 1.6 tenha vendido uns 10% desse valor, tendo em conta os modelos em que cada uma destas unidades equipou. Agora, mesmo admitindo o erro, apostava a cabeça num cepo que esse 1.6jtd nunca vendeu mais que metade do 1.3.
É mera especulação, mas aposto contigo que se juntares o 1.3 e o 1.6 os números serão bem próximos do 1.5 dci.
Coreia do sul, Fiat 0, samsung/renault 90,369
Agora juntam-se os nissan/renault, credo.
Donde é que foste tirar esses números?
Só por curiosidade, em 2018:
Renault India: 82368
FCA India: 18408
Até aqui tudo certo, a Renault vende bastante mais... Só que esqueces-te de um pormenor, a Fiat equipa Maruti Suzuki (1731450 unidades vendidas) com motores diesel e equipa Tata (237217 unidades vendidas)
De notar que o 1.3 Multijet é o motor diesel mais usado na Índia, chegando a ser um motor de culto.
Entretanto, vem aqui a brigada do reumático 1.5 8v mandar as postas das correntes. Haja noção, meus caros.
Em relação aos mercados do arroz, se quiseres podemos falar da América do Sul.
O segmento D no qual tem um carro, que nem sequer se vê pelas ruas (coisa estranha, dado que se vêem Clios e Méganes a rodos)?
Muitos motores e muito bons... desde o 1.5dCi ao 0.9tCe e... mais nada no modelo mais vendido. Até o "Punto com 100 anos" (que já não se fabrica, já agora) tinha mais escolha. Nem compares o segmento A da Renault com o da Fiat, é que nem sequer tens hipótese. Mas vindo de um fanboy anti-VAG como tu, não se pode esperar muito mais.