A montagem à frente do radiador foi-me sempre desaconselhada, também costumam ser montados naquele espaço que existe entre a caixa do filtro de ar e a grelha frontal, também me foi desaconselhado, o ideal é em cima da cabeça do motor, como podem ver no site da ARE (tem lá um projecto num motor idêntico mas numa Hilux), há várias soluções e admito que tenham todas as suas vantagens, a grande vantagem dos intercoolers ar/ar é que têm uma manutenção muito reduzida e avariam muito menos, os ar/água costumam dar problemas com a bomba a quem não tem cuidado com o nível de água, são contudo mais performantes do que os ar/ar e são também mais caros, enfim, é uma questão de opção!
Em termos de fiabilidade, se for uma coisa bem feita, não há problemas, o motor foi projectado para ter intercooler e foi vendido assim em muitos países, é certo que vinha com intercooler ar/ar mas aqui a diferença é só na performance para o intercooler ar/água, aumentar pressão do Turbo e aumentar o débito da bomba de gasóleo também não dá problemas, pelo menos os que eu conheço nunca tiveram problemas relacionados com estas alterações e fizeram/fazem muitas centenas de milhar de Km´s, alguns já acima dos 400.000 Km´s sem problemas, obviamente que isto fica tudo condicionado à forma como se conduz o carro e aos cuidados que se tem!
Em relação ao escape, a modificação que me foi proposta é total, muda tudo desde o Turbo até ao tubo de saída da última panela, na prática o que se faz é aumentar em algumas polegadas o diâmetro do tubo em toda a sua extensão, modificando também as panelas, o problema desta modificação é que aumenta muito a temperatura dos gases de escape e apartir de um certo limite desaconselha-se puxar pelo "bicho", para saber esse limite é necessário montar um mostrador de temperatura da VDO (catálogo marítimo) ou outra marca qualquer, faz-se um furinho no tubo à saída do turbo, coloca-se o parafuso e lê-se a temperatura no mostrador no interior da temperatura, não me perguntem o limite porque não decorei mas para chegar a essas temperaturas é necessário andar a fundo durante muito tempo, tipo pé a fundo em auto-estrada durante muito tempo, basta ter cuidado mas não me estou a ver a 200 km/h daqui até Lisboa, não ganhava para o gasóleo e não foi para isso que comprei uma viatura de 2750 kg com capacidade TT!