Intercooler para KZJ95!

Naõ, naõ vai aquecer mais, e em relaçao ao facto de ficar a frente, penso que é o melhor sitio, pois só assim nao apanha o calor vindo debaixo do motor e ainda apanha o ar forçado de frente. Só se fosse ar/liquido é k nao fazia mal estar em cima. É a minha opinião.
Quando comprei o carro o antigo dono já tinha instalado o kit na Alemanha. Só sei que a marca do kit é HUBBER
citação:Originalmente colocada por Pedro Simões

citação:Originalmente colocada por 4 runner

Olá Pedro, o motor da 4 runner é um KZN 130 que é muito identico ao KZT, alias ainda nao percebi qual a diferença. Em relaçao ao intercooler este nao vai aumentar a temperatura do motor, pelo contrario vai até arrefecer, todos os motores que levam toques na bomba e no turbo deveriam ser restruturados uma vez que a temperatura vai ser mais elevada e entao é ai que o intercooler entra. Além de fazer com que a temperatura nao seja tao elevada ainda vai dar mais potencia ao motor pq o ar que sai do turbo é arrefecido e entra mais fresco dentro do motor.

pois mas o ar ao entrar mais fresco dentro do motor vai ocupar menos espaço e permitir uma mistura mais rica e explosiva ,sendo a explosão maior ,maior a temperatura?

que intercooler foi montado no 4runner?

não gosto muito de ver entradas de ar no capo,na frente do carro não funciona bem?

citação:Originalmente colocada por CarlosSilva

A montagem à frente do radiador foi-me sempre desaconselhada, também costumam ser montados naquele espaço que existe entre a caixa do filtro de ar e a grelha frontal, também me foi desaconselhado, o ideal é em cima da cabeça do motor, como podem ver no site da ARE (tem lá um projecto num motor idêntico mas numa Hilux), há várias soluções e admito que tenham todas as suas vantagens, a grande vantagem dos intercoolers ar/ar é que têm uma manutenção muito reduzida e avariam muito menos, os ar/água costumam dar problemas com a bomba a quem não tem cuidado com o nível de água, são contudo mais performantes do que os ar/ar e são também mais caros, enfim, é uma questão de opção!

Em termos de fiabilidade, se for uma coisa bem feita, não há problemas, o motor foi projectado para ter intercooler e foi vendido assim em muitos países, é certo que vinha com intercooler ar/ar mas aqui a diferença é só na performance para o intercooler ar/água, aumentar pressão do Turbo e aumentar o débito da bomba de gasóleo também não dá problemas, pelo menos os que eu conheço nunca tiveram problemas relacionados com estas alterações e fizeram/fazem muitas centenas de milhar de Km´s, alguns já acima dos 400.000 Km´s sem problemas, obviamente que isto fica tudo condicionado à forma como se conduz o carro e aos cuidados que se tem!

Em relação ao escape, a modificação que me foi proposta é total, muda tudo desde o Turbo até ao tubo de saída da última panela, na prática o que se faz é aumentar em algumas polegadas o diâmetro do tubo em toda a sua extensão, modificando também as panelas, o problema desta modificação é que aumenta muito a temperatura dos gases de escape e apartir de um certo limite desaconselha-se puxar pelo "bicho", para saber esse limite é necessário montar um mostrador de temperatura da VDO (catálogo marítimo) ou outra marca qualquer, faz-se um furinho no tubo à saída do turbo, coloca-se o parafuso e lê-se a temperatura no mostrador no interior da temperatura, não me perguntem o limite porque não decorei mas para chegar a essas temperaturas é necessário andar a fundo durante muito tempo, tipo pé a fundo em auto-estrada durante muito tempo, basta ter cuidado mas não me estou a ver a 200 km/h daqui até Lisboa, não ganhava para o gasóleo e não foi para isso que comprei uma viatura de 2750 kg com capacidade TT!:)

O máximo que atingi foi 740ºC. [8D]

citação:Originalmente colocada por rui_cruz

Num certo picanço que houve prás bandas de Setúbal, o meu também andou por aí [:I]

Eles teem pirometros no carros, que consiste numa sonda de temperatura colacado no colector de escape e respectivo manometro ;)

@braços

Xunning
20072123955_devil-smiley-037.gif

citação:Originalmente colocada por NCR

Num certo picanço que houve prás bandas de Setúbal, o meu também andou por aí [:I]

Por esses lados o meu ia mais fresco. 700ºC certos.[:p]
Já reduziste 4 clicks na bomba ou tenho de ir aumentar 4 clicks no meu? :D

Qq dia tou a ir pra Santo Andre na VDG e passam 2 traineiras num pico medonho e fazer um fumo do catano.... Esta malta dos 80 ker é corridas!

O hipo com tanto manometro já parece um xunnig "motha ****a"! [:p]

Tens de meter 2 bufadeiras atras e um aileron Matias.

citação:Originalmente colocada por NCR

Por esses lados o meu ia mais fresco. 700ºC certos.[:p]
Já reduziste 4 clicks na bomba ou tenho de ir aumentar 4 clicks no meu? :D

Eh pá...primeiro deixa lá ver como é que ele vem do tratamento que lhe está a dar o amigo J Branco. Depois vemos isso ;)

citação:Originalmente colocada por Pedro Simões

:D

ah!ok;)

e a temperatura interna do motor tambem sobe?

Boas,

A temperatura interna do motor sobe muito mais lentamente. A temperatura dos gases de escape, pelo contrário, sobe na razão directa do peso do pé direito. Antes do óleo do motor começar a ferver, provavelmente a cabeça ou a junta já foram à vida.

Abraço,

NCR

Olá,

Eu tb estou a pensar em colocar intercooler no meu kzj90 sem alteração na bomba apenas com um ligeiro aumento da pressaão do turbo (tipo de 0,5 para 0,7 ou 0,8).
Qual a vossa opinião sobre os melhoramentos que vou ter em termos de Performance Binario, Potência e fiabilidade.

Já agora gostaria de instalar um conjunto de sensores que me ajudassem a monitorar o comportamento do motor, sugestões tipo coisas integradas varios em um? Primeiro vou instalar estes para preceber o comportamneto do carro "Motor".

cpt,

Augusto

Olá,

Eu tb estou a pensar em colocar intercooler no meu kzj90 sem alteração na bomba apenas com um ligeiro aumento da pressaão do turbo (tipo de 0,5 para 0,7 ou 0,8).
Qual a vossa opinião sobre os melhoramentos que vou ter em termos de Performance Binario, Potência e fiabilidade.

Já agora gostaria de instalar um conjunto de sensores que me ajudassem a monitorar o comportamento do motor, sugestões tipo coisas integradas varios em um? Primeiro vou instalar estes para preceber o comportamneto do carro "Motor".

cpt,

Augusto

Antes de mais bem vindo.. Qual é o intercooler que estas a pensar meter?
Ar/ar ou ar/agua?

bem vindo aip

para realmente tirares partido do intercooler é necessario um ajuste na quantidade de gasoleo ,pois não é só de ar que um motor tira o rendimento ,no entanto como o teu motor já tem centralina não sei qual vai ser a reacção ,é possivel que detecte a temperatura do ar na admição e sendo este mais fresco menos gasoleo o mesmo rendimento,para melhorar substancialmente uma repogramação

Obrigado desde já pelas ajudas.
O intercooler que estou a pensar é o ar/ar. Quanto aos sensores e e respectivos manometros sugestões ???

cpt,

Aip

Sei de um KZJ95 que meteu um IC ar-ar há muito pouco tempo. O IC é da Toyota Dyna 280 (4,1 litros de 4 cilindros) e serve lá na perfeição. Só não sei que ganhos obteve mas vou tentar saber.

No HDJ80 eu optei por outra via: ar-água, um kit desenhado precisamente para o KZJ70 (mesmo motor do do aip).

E porquê ar-água? Apesar da maior complexidade, a instalação é mais fácil e apresenta uma performance superior em TT dadas as baixas velocidades praticadas.

Estimo a potência debitada pelo motor do HDJ em cerca de 190 cavalos. Digo isto porque tem um andamento equivalente a um qualquer V8 Rover de origem. As alterações resumem-se ao IC e afinação da bomba injectora. O meu mecânico já disse que devo ter um apoio de motor quase nas couves, tal é a torção (leia-se binário) que o 6 cilindros exerce quando sobe de regime em vazio...

Para monitorizar o coração da máquina é essencial um manómetro de pressão do turbo e um pirómetro, este a medir as temperaturas dos gases de escape - o melhor indicador de correcto funcionamento do motor.

O próximo passo é aumentar a pressão do turbo para 0,9 bar (de origem deveria ser 0,6 mas desde que veio de Marrocos - primeiro teste ao IC - vai aos 0,7 bar).

Last edited:
Obrigado desde já pelas ajudas.
O intercooler que estou a pensar é o ar/ar. Quanto aos sensores e e respectivos manometros sugestões ???

cpt,

Aip

o motor kz-te tem uns quantos sensores (há uns tempos vi ai um esquema disso) que vão dar informação a centralina da quantidade de gasoleo a injectar e possivelmente do tempo,a unica forma para os alterar será com uma repogramação alterando o mapa de injecção ,ou aldrabando essas informações com box, potenciometros ou coisa do tipo de modo a dar leituras diferentes , só com o intercooler deve de melhorar alguma coisa mas não tiras partido em relação ao investimento que acarreta uma instalação em condições

Pois eu ainda não tenho orçamento, mas parece que há quem faça por cerca de 1300, no entanto eu gostaria de ser eu próprio a fazer e como o meu carro é prescindível no dia a dia vou estudar os custos sendo eu a montar! Mas se alguém souber de melhorias aferidas e tenho todo o interesse em conhece-las.

cpt,

Aip

Back