O problema no caso do Giulia é que as previsões iniciais serviram para apontar o investimento inicial, que não foi pouco, para acompanhar a passada do S3, com um volume previsivelmente menor.
Mas tb não era preciso ir tão longe para melhorar as vendas. Nos EUA, ao contrario do pensamento vigente por aqui, a ALFA é uma marca que mal se conhece, tirando os entendidos em carros e se não criam uma boa rede de venda, a coisa não dá para mais. Provavelmente gastaram de mais no projeto e depois não sobrou para mais nada e uma boa rede numa area da dimensão dos EUA não são amendoins.
Do outro lado, a Jeep em casa já tem uma base brutal e vende em grande volume worldwide tb pq tem preços mais populares que a LR/RR pelo que é normal que venda mais, sobretudo com o best seller Renegade. Já o base Evoque da RR, é um popó premium com PVP a condizer e seguramente terá uma rede de vendas que não tem nada a ver, sobretudo nos EUA.
Já a jag, qual é o cliente tipo: Homem de gostos conservadores dos 50 para cima, com bom poder adquisitivo e que dá prioridade á exclusividade. O típico English gentleman ou similar. E aí a Jag com a sua tentativa de ataque aos germânicos da praxe, se calhar esturricou-se.
É que eu ainda percebia se referisses Lamborghini ou Ferrari... Mas maserati é mesmo carro de "pindérico armado ao pingarelho". heheheheTal como compra na mundana Porsche porque a Maserati não lhe consegue oferecer o mesmo.
Não deixam de significar coisas bem diferentes, ter um e outro badge à porta de casa []
É que eu ainda percebia se referisses Lamborghini ou Ferrari... Mas maserati é mesmo carro de "pindérico armado ao pingarelho". hehehehe
edit: E que ninguém leve a mal o que escrevi porque isto é o que eu costumo dizer a um amigo que comprou um. []
Lá porque tu ofendes os teus amigos, tem calma, sim? [] kidding
Fica lá com o Porsche que fica a matar ali ao pé da fábrica de moldes ou no centro de estágios do Benfica.
![]()
Eu fico com o pindérico [] que só fica bem ao pé de charcos charmosos [
]
![]()
E Maserati é coisa que ainda se vê nos estágios da bola, já Jags, acho que nunca vi![]()
Jaguar é só para quem tem verdadeiro bom gosto e classe, não é para todos, o estilo Britânico é único[] Só os Suecos se chegam perto nesse aspeto.
Gostava de perceber se o pessoal que está a escrever sobre este tema, conhece de facto os actuais carros das marcas em questão ?
Eu já conduzi os actuais XF e F-Pace da Jaguar e parecem-me produtos perfeitamente ao nível dos seus concorrentes, nomeadamente Audis, Mercedes e BMWs.
A escolha terá a ver com imagem, percepção da marca, etc. e não tanto porque um produto é claramente melhor que os outros.
O mesmo para o Maserati Levante e sim já conduzi o Cayenne, X5, Q7, etc.
Foi basicamente o que eu disse [][
]
Tirando essa agora dos suecos que são liga á parte
Pois eu tendo feito a defesa da Jaguar há uns posts atrás sou forçado a dizer que a actual gama não tem, na minha opinião, grande classe ou elegância e que lhe falta personalidade (e até bom gosto!). Mas também sei porque chegámos aqui.
A verdade é que a Jaguar estava numa posição péssima onde a sua fórmula, mesmo que numa base técnica evoluída, já não tinha interesse para o mercado. O XJ X350 provou bem isso. Alteraram a fórmula ao ponto de quase nada parecer ao velho look da Jaguar mas, a meu ver, não se encontrou nenhum novo rumo verdadeiramente elegante ou sequer minimamente identificável como britânico.
Já a Volvo tem feito um excelente trabalho na solidificação da ideia de luxo escandinavo e de um bom-gosto não ostensivo. Hoje parece-me ter uma imagem bem mais forte e desejável do que tinha há 20 anos. Nomeadamente com a banalização que estamos a ver da BMW e da Mercedes, está cada vez mais a tornar-se um player que joga de igual para igual (veja-se os XC face aos concorrentes premium germânicos). Mas o posicionamento da Volvo nunca foi o da Jaguar, sempre foi uma marca bem mais abordável.

Já a Volvo tem feito um excelente trabalho na solidificação da ideia de luxo escandinavo e de um bom-gosto não ostensivo. Hoje parece-me ter uma imagem bem mais forte e desejável do que tinha há 20 anos. Nomeadamente com a banalização que estamos a ver da BMW e da Mercedes, está cada vez mais a tornar-se um player que joga de igual para igual (veja-se os XC face aos concorrentes premium germânicos). Mas o posicionamento da Volvo nunca foi o da Jaguar, sempre foi uma marca bem mais abordável.
Quanto aos suecos. São uma estirpe aparte.
Tem como conceito principal a praticidade e a robustez e não a classe ou a elegancia. O que se passa é que neste momento conseguem juntar estes conceitos com grande eficácia.
Tenho por principio só falar do que sei/conheço.Gostava de perceber se o pessoal que está a escrever sobre este tema, conhece de facto os actuais carros das marcas em questão ?
Então?! Mas isso é o que eu tenho vindo a dizer!Pois eu tendo feito a defesa da Jaguar há uns posts atrás sou forçado a dizer que a actual gama não tem, na minha opinião, grande classe ou elegância e que lhe falta personalidade (e até bom gosto!). Mas também sei porque chegámos aqui.
A verdade é que a Jaguar estava numa posição péssima onde a sua fórmula, mesmo que numa base técnica evoluída, já não tinha interesse para o mercado. O XJ X350 provou bem isso. Alteraram a fórmula ao ponto de quase nada parecer ao velho look da Jaguar mas, a meu ver, não se encontrou nenhum novo rumo verdadeiramente elegante ou sequer minimamente identificável como britânico.
Eu disso realmente percebo pouco.Sim, estavamos a falar só da parte da imagem/estilo
Ambos fazem uma apreciação apenas superficial, estética e de imagem.
Eu concordo que a Volvo consiga fazer carros com interiores interessantes e de qualidade, também concordo com a imagem de solidez, mas onde a Volvo falha é na dinâmica e principalmente nos motores.
O posicionamento muito virado para o conforto não é recente e ainda se aceita, mas nota-se que são genericamente menos bons que os seus concorrentes e principalmente menos interessantes de conduzir.
Mas limitar toda a sua oferta a motores de 4 cilindros, é na minha opinião um tiro no pé. Quando conduzi um XC90 na sua versão 2,0 diesel de 225 cv, gostei muito do carro estáticamente, foi este o carro do grande salto qualitativo da marca, muito requintado, com excelentes bancos, pele fantástica, cheio de equipamento, etc. depois em movimento a forma como se relaciona com a estrada é só razoável, ou seja nota-se um bocadinho barco e não é um primor no mau piso (comparando com outros do segmento) e por fim o motor que até estava muito bem adaptado ao carro, mas que nitidamente é o elo mais fraco do conjunto.