Talvez não me tenha explicado bem...maiores PRODUTORES e não construtores!!!Os únicos motores que eles têm são os DCI e HDI, depois existem várias marcas que podem ter acordos para utilizar desses motores ou então podem ter fábricas onde marcas estrangeiras montam os seus motores, tal como montam os carros da VAG em Palmela...
E que fique bem claro que sou Toyotista[

] a minha perspectiva é que os franceses apenas controem em massa, e não fornecem motores criados por eles a outras marcas (em alguns casos fornecem, em outros não!).
Agora quanto à fiabilidade dos motores, penso que actualmente já não são muito maus, é no entanto muito comum é ouvir falar de problemas de suspensões, ruídos parasitas com força, travões, e inclusivé alguns motores, principalmente alguns modelos da Renault!!!Não me venham com histórias, que ah e tal vendem mais que marcas como a Toyota...não vendem...
Não é por acaso que já foi dito e bem que as marcas francesas não se metem em mercados como o Americano...porque lá eles praticamente so compram 3 tipos de carros - americanos, alemães e japoneses!E então no mercado alemão nem se fala...o país com produtos mais bem construídos (não imunes de problemas claro!), com produtos que podem comprar em casa à medida a preços loucos, ai nem se fala...
No entanto o maior problema que já ouvi falar de Toyotas principalmente por aqui são os estofos do ainda actual Corolla!!!