Também já vi o Laguna III.
Estacionamos no parque de clientes do concessionário JAPAutomotive de Vila Real- porreiro, nenhum Laguna III para test-drive (stands do interior...).
Entramos, estava um Laguna III preto, 2.0 dCi 150 cv, Dynamique S com GPS a ser avaliado e apalpado (literalmente!) por algumas pessoas.
Começo a olhar para o exterior...é um carro que de alguns ângulos é bonito, de outros é apenas agradável. É um carro sóbrio . Não consegue, tal como eu temia, criar o chamado amor à 1ª vista, que para mim só uma marca vem conseguindo: a Alfa Romeo.
De resto, por fora vem tudo rigorosamente montado, como seria de esperar. O bater da porta é fantástico. Levou-me até a bater uma 2ª vez com muito mais força, para confirmar. Nunca tinha visto disto na Renault, apesar de o bater da porta do Clio tb ser muito bom, mas para o segmento em questão.
Depois de incentivado pelo vendedor de forma bem contundente e sonora (simpático, o tipo) entro e sento-me no banco do condutor.
A primeira sensação é: wow! [br

] o interior transpira qualidade por todos os lados. Os bancos são muito confortáveis e parecem ter um bom apoio, o volante é pequeno, até, o que me agradou. Os materiais da consola central são de muito boa qualidade e parece existir bastante solidez.
Esteticamente, perfeito. Não tenho nada a criticar. É bastante espaçoso, e atrás não bato com a cabeça, nem nada perto disso. Tenho apenas 1,74 m, de qualquer das formas.
O bancos de trás também são também confortáveis e têm muito bom aspecto. Sinceramente, com tudo fechado, uma pessoa dentro deste carro parece absolutamente intocável [

]
O vendedor colocou o motor a trabalhar. Não gosto do trabalhar de motores diesel ao ralenti, muito menos a frio, mas este impressionou-me. Muito silencioso. No meio de outros carros, dificilmente diria que era um diesel. Então dentro do habitáculo, não se ouve nada.
A mala parece grande, apenas peca por ser algo baixa. Ou não fosse um 5p...
De resto, parece ter um bom acesso.
Estive também a brincar com o rádio, parece ter um som jeitoso. De notar que também não encontrei os defeitos apontados pela autofoco.
No fim, muito bem impressionados, eu e o meu pai ficámos a saber que o carro tinha como PVP 40 000 euros, +-, descendo para cerca de 37500 sem o GPS.
Por mim, está aprovado! Já tinha andado em alguns carros do segmento D, incluindo um Mazda 6, nunca havia ficado tão espantado. Parabéns à Renault! ^^
E as fotos: