linhas continuas

toscano

New member
á dias pisei uma linha para me desviar de um carro que estava parado em segunda fila sem pisca ligado... para evitar que ele me bate.se porque queria estacionar, fui obrigado a pisar a linha. tenho a carta a menos de 3 anos... ficaria sem ela nesta situaçao ? :confused:

Legalmente perdias a carta. Contra-ordenação muito grave!! Mas como não tens outra escolha senão pisar o traço continuo talvez o policia perdoa, mas nunca de fiar....

Legalmente perdias a carta. Contra-ordenação muito grave!! Mas como não tens outra escolha senão pisar o traço continuo talvez o policia perdoa, mas nunca de fiar....
Que tal parar e esperar que o outro carro estacione!

Muito gostam as pessoas de passarem um carro que está a estacionar[8b]

Acho que não se pode mesmo pisar a linha contínua.

A definição de linha contínua é mesmo: Não pisar nem transpor.

E conta como uma contra-ordenação muito grave... Não creio que possa haver excepções.

IN RST:

Artigo 60.​
o

Marcas longitudinais​
1 — As marcas longitudinais, referidas no presente artigo, são linhas apostas na faixa de rodagem, separando sentidos ou vias de trânsito e com os significados seguintes:
M1 — linha contínua: significa para o condutor proibição de a pisar ou transpor e, bem assim, o dever de transitar à sua direita, quando aquela
fizer a separação de sentidos de trânsito;​
...

Artigo 65.​
o

Sanções​
Quem infringir as prescrições impostas pelas marcas
rodoviárias é sancionado:​
a​
) Com coima de 10 000$ a 50 000$, quando se trate das marcas M1, M3, quando a linha mais próxima do condutor for contínua, M7, M8 e
M8a;

...

Agora no caso exposto, se há uma viatura imobilizada ou qq outro obstáculo, que não permite a passagem, não há outro remédio que não seja pisar [;)]

O meu instrutor sempre me alertou caso isso acontece, para primeiro perguntar ao instrutor e depois então pisar...

Qual o artigo?

Efectivamente não me recordo um artigo excepção a esta situação, no entanto, se não existe alternativa à passagem que não seja pisar a linha o que vais fazer? voltar para trás?[;)]

Bom senso....

Não acredito que uma autoridade autue numa situação deste tipo (obstaculo na via que impeça o normal transito)

Qual o artigo?

nem é preciso! basta o bom senso![:D]

se um carro ficar avariado na faixa, os outros fazem o quê? esperam atrás dele pelo reboque?

Se o piso ceder e abrir-se um buraco na estrada, passamos por cima, ou vamos dar um mergulho? ou pior...esperamos que a CML arranje?[:D]

Agora no caso exposto, se há uma viatura imobilizada ou qq outro obstáculo, que não permite a passagem, não há outro remédio que não seja pisar [;)]

O meu instrutor sempre me alertou caso isso acontece, para primeiro perguntar ao instrutor e depois então pisar...

Pode sempre alegar que tem um obestáculo, tudo bem. Mas se pisar, está a infrigir? Ou a linha contínua perde, digamos, a "continuidade" caso a via não esteja em segurança?

Voltar
Superior