Loja Amazon sem funcionários

E tu já reclamaste formalmente?
Sim, receber uma reclamação da limpeza deve ser uma alegria para os funcionários... [:D] até têm direito a bónus, pois só assim o patrão vê que eles estão carregadinhos de trabalho...
Que utopia.

Eu arrumar o meu próprio tabuleiro não facilita?Não ajuda a que haja mesas livres na altura de pico?
Vale tudo para ti, até mandar o bom senso às urtigas...

Prefiro que todos arrumemos o nosso próprio tabuleiro, em vez de andar eu a arrumar o dos outros, ou à espera que alguém arrume (não me interessa se a culpa é do shopping ganancioso, do empregado relaxado ou do cliente que não se importa) para me conseguir sentar.
Interessam-me as consequências prácticas e reais, e o não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti.

Continuas a dizer que se eu arrumar tiro o trabalho a alguém... repetes essa falácia até à exaustão, como se eles não fizessem mais nada, como se em altura de pico, eles dessem conta do recado, que não dão.

Não arrumes, vive nessa utopia que estás a dar trabalho a um pobre desgraçado.
Consigo fazer paralelismos fantásticos com essa mentalidade.

Acho que já tínhamos ultrapassado a questão da mão de obra.... É básica, se não há necessidade porque todos arrumam dispensam a mão de obra para essa necessidade..
Adiante.
Nunca reclamei porque simplesmente, as poucas vezes que necessitei de mesa numa altura em que estavam sujas, pedi ao staff para limpar a mesa e sempre foi feito em tempo razoável.
No dia em que achar que não é razoável reclamo sem problema nenhum, mas não reclamo do empregado como é óbvio.... Só reclamava do funcionário se este se recusasse a limpar a mesa.....
Tu arrumares o tabuleiro, como já disse, facilita, o shopping, não o funcionário, esse na pior das hipóteses, se todos ajudarmos a limpar mesas na altura do pico facilitamos é a que alguém do staff seja dispensado porque deixou de ser necessário.
Só a tua ação isolada não faz isto, mas como tu não vives no mundo sozinho...
Tens de pensar que se todos sem excepção facilitassem o trabalho do staff, essa parte do trabalho do staff deixaria de fazer sentido, logo, deixaria de existir...
Essa ideia do facilitar é enfiada pela guela abaixo dos clientes pelo shopping, mas eles não querem facilitar coisa nenhuma, eles querem não ter de pagar para que um profissional o faça, deixando isso para o cliente.
O shopping não é um espaço público onde impera as regras de uso comum amigo.

E porque não ir ao apoio a cliente do shopping/serviços e fazer uma reclamação por escrito? :confused:

Boa pergunta, segundo o colega, isso até pode ser bom para o staff, questiono-me se ele já o fez...
Se calhar, porque dá menos trabalho colocar o tabuleiro [:D]

Podes então, solicitar que te arrumem e limpem a mesa, reclamar formalmente, ou deixar de frequentar. Todos elas podem ter implicações positivas para os funcionários. "

Engraçado que, não arrumem:

A mesa fica suja, uma pessoa tem de ficar a espera, é chato, desagradável, não facilita o funcionário antes pelo contrário, só dá mais trabalho que ele não consegue lidar. Como eu não gosto de esperar para comer porque a mesa está suja, no final, vou a outro lado, perde-se afluência, e isso como sabemos gera empregos certamente, há menos pessoas, menos clientes, logo mais funcionários...

Siga a marinha, quem não percebe como estes sítios funcionam, como são geridos, vai continuar a não perceber... e continuar a atirar falasias para o ar.

Estás tão no outro lado... Se isso acontecer, aliás, essa é das poucas coisas que fará o shopping colocar mais pessoas a limpar meses...

Boa pergunta, segundo o colega, isso até pode ser bom para o staff, questiono-me se ele já o fez...
Se calhar, porque dá menos trabalho colocar o tabuleiro [:D]

Deixar o tabuleiro não dá menos ou mais trabalho. Ele fica por regra na mesa, já tinha esclarecido quanto a isso.
Das poucas vezes que não tive mesa porque estava suja solicitei que o fizessem, até agora foi feito em tempo útil, não é motivo para reclamar, também não o faço num restaurante tradicional.
Quando assim não for, reclamo do serviço do shopping, não do funcionário.

Last edited:
Estás tão no outro lado... Se isso acontecer, aliás, essa é das poucas coisas que fará o shopping colocar mais pessoas a limpar meses...
Lá está, denota-se bem que não estás dentro do assunto para não perceber as reações em cadeia.

O deixar o tabuleiro na mesa vai criar acima de tudo 2 coisas:

- desagrado ao cliente, que tem de esperar para a limpeza da mesa, fica com má impressão e no geral, irá dar uma experiência negativa.
- mais atafulhar do funcionário que irá prestar menos atenção a outras áreas, como a limpeza geral do espaço, recolha dos tabuleiros para a copa, distribuição para o restaurante e por sua vez, mais pressão de todas as partes ao seu trabalho, logo um serviço menos qualidade.

O III tem razão que o shopping procura lucros, logo se o lucro se mantém nivelado, o Shopping não vai perceber que o pessoal da limpeza não está a conseguir manter o nível de qualidade do serviço, mesmo que a gestão da empresa de limpeza aconselhe mais pessoal, se o contrato com essa empresa foi de 5 funcionários no total porque haveria de meter mais?

Ora, se perderes afluência, clientes porque:

- falta de limpeza por sobrecargar dos funcionários
- tempo de esperar para sentar porque a mesa está suja
- falta de tabuleiros ou loiça nos restaurantes
- confusão geral

O facilitar a recolha, ira contribuir para mais clientes, mais rotatividade de mesa, menos tempo por refeição, melhor condições de limpeza, mais loiça nos restaurantes e limpa com mais qualidade, logo mais afluencia, o que irá obrigar reforço do pessoal da limpeza, logo mais emprego.

As empresas não são parvas ao ponto de criar mais locais de recolha de tabuleiros, avisos para os clientes colocarem o tabuleiro, sabem bem que isso irá agilizar o local, tornar mais atractivo até porque se torna mais limpo e agradável...

Lá está, denota-se bem que não estás dentro do assunto para não perceber as reações em cadeia.

- desagrado ao cliente, que tem de esperar para a limpeza da mesa, fica com má impressão e no geral, irá dar uma experiência negativa.
- mais atafulhar do funcionário que irá prestar menos atenção a outras áreas, como a limpeza geral do espaço, recolha dos tabuleiros para a copa, distribuição para o restaurante e por sua vez, mais pressão de todas as partes ao seu trabalho, logo um serviço menos qualidade.

O III tem razão que o shopping procura lucros, logo se o lucro se mantém nivelado, o Shopping não vai perceber que o pessoal da limpeza não está a conseguir manter o nível de qualidade do serviço, mesmo que a gestão da empresa de limpeza aconselhe mais pessoal, se o contrato com essa empresa foi de 5 funcionários no total porque haveria de meter mais?

- confusão geral

O facilitar a recolha, ira contribuir para mais clientes, mais rotatividade de mesa, menos tempo por refeição, melhor condições de limpeza, mais loiça nos restaurantes e limpa com mais qualidade, logo mais afluencia, o que irá obrigar reforço do pessoal da limpeza, logo mais emprego.

As empresas não são parvas ao ponto de criar mais locais de recolha de tabuleiros, avisos para os clientes colocarem o tabuleiro, sabem bem que isso irá agilizar o local, tornar mais atractivo até porque se torna mais limpo e agradável...

Ê pá, tu tens razão pá, se nós todos arrumarmos os tabuleiros nos shoppings, eles vão meter mais gente para essa função! É que realmente, é mesmo isso! Genial.

PS, já para não falar da desinfecção das mesas, aquilo vai brilhar. Genial.

Tudo muito certo, teoria com fundo de verdade, mas...

Na práctica não arrumas/ajudas/facilitas por "princípio" e à conta disso o já sobrecarregado staff (pois como dizes e bem quem lhes paga só vê lucro) mais sobrecarregado fica. As mesas mais sujas e ocupadas ficam...
Queixares-te da higiene e dares mais trabalho, tem uma lógica ...

Na práctica colocas o teu princípio à frente de outros clientes que têm que levar com o restos na mesa, ou esperar que o staff remova.
Eu não o faria.

Como já foi dito os empregados fazem bem mais que arrumar tabuleiros, mas se não o tiverem que fazer obviamente aceito que dispensem uns quantos (mas será marginal dadas as outras tarefas) mas os restantes não serão menos eficientes no que à higiene diz respeito.

Não queres ir, ok aceito.

Fazem se o puderem fazer, mas se para aquela tarefa for necessário mais pessoal podem só ter que fazer aquilo.

Ê pá, tu tens razão pá, se nós todos arrumarmos os tabuleiros nos shoppings, eles vão meter mais gente para essa função! É que realmente, é mesmo isso! Genial.

O homem não consegue perceber que para mais tempo de tarefa é preciso mais gente, achas que ele vai perceber o que seja [:D]

- confusão geral

Mais limpo [:)][:)]

O homem não consegue perceber que para mais tempo de tarefa é preciso mais gente, achas que ele vai perceber o que seja [:D]
Já não peceber que:

1. o problema dos tabuleiros das mesas é um problema de picos, de maior afluência, razão pela qual o staff não chega naquelas alturas para manter as mesas livres de tabuleiros...

2. Os gerentes não vão metes mais gente só para fazer frente a esses picos,

3. Se essa premissa fosse verdade nunca haveria tempo de espera por estarem mesas com tabuleiros sujos, o que não acontece.
Mais limpo [:)][:)]

É assim tão ilógico que havendo menos tabuleiros a recolher a tarefa de manter as mesas limpas seja mais fácil?

Denota pela ironia do teu tom, que não conseguiste argumentar contra o que disse.

Pecorre uns Shooping e conclui se os mais limpos não são os mais cheios em termos de clientes e irás entender que afinal, a realidade desmente a tua utopia.

Como é lógico que acreditando somente que a tarefa principal e única do pessoal da limpezas é a recolha de tabuleiros, induz em erro, mas isso são problema de quem não sabem, não de quem sabe.

Já não peceber que:

1. o problema dos tabuleiros das mesas é um problema de picos, de maior afluência, razão pela qual o staff não chega naquelas alturas para manter as mesas livres de tabuleiros...

2. Os gerentes não vão metes mais gente só para fazer frente a esses picos,

3. Se essa premissa fosse verdade nunca haveria tempo de espera por estarem mesas com tabuleiros sujos, o que não acontece.

É assim tão ilógico que havendo menos tabuleiros a recolher a tarefa de manter as mesas limpas seja mais fácil?

Nada ilógico. Mas só vem dar razão a quem defende, que com os clientes arrumando os tabuleiros, a administração pode cortar nos custos com o pessoal.

Estás a por em causa que menos tabuleiro, mais limpa fica a zona? Se sim, acho que está tudo dito quanto a tua sabedoria do assunto.

O que estou a dizer, e pelo que verifico na prática, é que com clientes a arrumar tabuleiros, as mesas vão continuar sujas, pq o pessoal da limpeza é quase sempre curto.

Nada ilógico. Mas só vem dar razão a quem defende, que com os clientes arrumando os tabuleiros, a administração pode cortar nos custos com o pessoal.

Tens a certeza?

Se tens pessoas à espera que tirem os tabuleiros das mesas, e porque estão já com staff a menos.
Logo, se ajudarem a arrumar os tabuleiros, nesses períodos críticos, conseguem fazer melhor o seu trabalho.

Porque raio irão despedir? Não há contratos de serviço a respeitar?
O número de tabuleiros, loiça a limpar, separar, distribuir, de mesas e de chão a lavar é tudo o mesmo. Não dá para cortar como estão a dizer.

Mais, se o pessoal de limpeza é sempre curto em qualquer das circunstâncias, segundo o que dizes, ao menos que as pessoas arrumem os tabuleiros, para eu não ter que esperar que o curto pessoal de limpeza me venha tirar o tabuleiro deixado por outro.

Como vês essa lógica não bate certo.

Last edited:
O que estou a dizer, e pelo que verifico na prática, é que com clientes a arrumar tabuleiros, as mesas vão continuar sujas, pq o pessoal da limpeza é quase sempre curto.

Ao contrário, repara bem nos sítios onde grande percentagem de clientes levanta o tabuleiro se a mesa está suja, irás concluir que tem melhores condições de limpeza.

Repara, tu ao aliviar (porque em nenhum sítio tens o cliente a recolher 100% dos tabuleiros) os funcionários, os mesmos têm mais vagar para a questão da limpeza, como já foi falado. E isto é uma realidade.

Depois a questão que já falei, as empresas de limpeza são contradas, exemplo da ISS. Ao contratar, há um número de funcionários para cada zona, logo não é do pé para a mão que se despede pessoal.

Não se pode pensar que tirar 1 em 15 funções, irá automaticamente delegar o funcionario para o desemprego.

Last edited:
Tens a certeza?

Se tens pessoas à espera que tirem os tabuleiros das mesas, e porque estão já com staff a menos.
Logo, se ajudarem a arrumar os tabuleiros, nesses períodos críticos, conseguem fazer melhor o seu trabalho.

O número de tabuleiros, loiça a limpar, separar, distribuir, de mesas e de chão a lavar é tudo o mesmo. Não dá para cortar como estão a dizer.

Mais, se o pessoal de limpeza é sempre curto em qualquer das circunstâncias, segundo o que dizes, ao menos que as pessoas arrumem os tabuleiros, para eu não ter que esperar que o curto pessoal de limpeza me venha tirar o tabuleiro deixado por outro.

Ao contrário, repara bem nos sítios onde grande percentagem de clientes levanta o tabuleiro se a mesa está suja, irás concluir que tem melhores condições de limpeza.

Repara, tu ao aliviar (porque em nenhum sítio tens o cliente a recolher 100% dos tabuleiros) os funcionários, os mesmos têm mais vagar para a questão da limpeza, como já foi falado. E isto é uma realidade.

Depois a questão que já falei, as empresas de limpeza são contradas, exemplo da ISS. Ao contratar, há um número de funcionários para cada zona, logo não é do pé para a mão que se despede pessoal.

Não se pode pensar que tirar 1 em 15 funções, irá automaticamente delegar o funcionario para o desemprego.

Eu alivio... não frequentando o espaço. [;)]

BTW, já ouviram falar de Empresas de Trabalho Temporário? :confused:

Eu alivio... não frequentando o espaço. [;)]

BTW, já ouviram falar de Empresas de Trabalho Temporário? :confused:

Não frequentas, porque não gostas, perfeito, és coerente.

O que raio têm as empresas de trabalho temporário a ver com a coisa? Não percebeste.
Falei em contrato de serviço, a empresa que presta limpeza tem que fornecer um serviço ao shopping, para os quais haverá parâmetros a cumprir.
Que, espante-se, devem ir muito além de "número de tabuleiros levantados"

Mas continuas a não ter lógica, se o pessoal é curto, mais uma razão para eu arrumar o meu próprio tabuleiro.

E até me provarem que isso fará com que reduzam drasticamente o pessoal, ou como isso irá absolutamente piorar o serviço, que duvido, pelas várias razões já apresentadas, o staff tem mais tarefas para fazer por exemplo, continuarei a fazê-lo, pois ninguém gosta de se querer sentar e ter lá o lixo dos anteriores convivas.

Noto agora que nesta discussão, os defensores do "eu não arrumo" ingnoram sempre os outros clientes, mesmo nas argumentações, apenas o shopping e os trabalhos dos outros etc, para os outros clientes nunca uma palavra...

O terceiro que leva com o lixo deles, razão principal pela qual as pessoas arrumam, nunca interessa.
Sintomático?

Tens a certeza?

Não frequentas, porque não gostas, perfeito, és coerente.

O que raio têm as empresas de trabalho temporário a ver com a coisa? Não percebeste.
Falei em contrato de serviço, a empresa que presta limpeza tem que fornecer um serviço ao shopping, para os quais haverá parâmetros a cumprir.
Que, espante-se, devem ir muito além de "número de tabuleiros levantados"

Mas continuas a não ter lógica, se o pessoal é curto, mais uma razão para eu arrumar o meu próprio tabuleiro.

E até me provarem que isso fará com que reduzam drasticamente o pessoal, ou como isso irá absolutamente piorar o serviço, que duvido, pelas várias razões já apresentadas, o staff tem mais tarefas para fazer por exemplo, continuarei a fazê-lo, pois ninguém gosta de se querer sentar e ter lá o lixo dos anteriores convivas.

Diz que não gosto... Pois não, não gosto. Não gosto de mau serviço prestado.

Mas estamos na cantina da escola?? É que eu ontem larguei 20€ para duas refeições para adultos e um happy-mel para a minha filha, tive que ir arrumar os tabuleiros dos outros e ainda limpar as mesas com as toalhitas do puto, pq parecia um chiqueiro. Quando me sentei, disse à minha esposa "bom... podemos riscar o Colombo para jantar aos fins-de-semana".

Era só o que faltava, ser mal servido e ainda ajudar (ainda mais) quem já factura largo, como se houvesse necessidade disso [:)]

Back