Mazda Mx5

Sendo que o meu 0W20 tem menos de 1000km, acham que vale a pena trocar para 5W30?

Não, de todo. 0W20 é o recomendado pela marca. Reduz o atrito, resultando em maior potência e menor consumo de combustível face ao 5W30. Este último só faz sentido para carros com uso intensivo em pista, que precisam por isso de um óleo que resista melhor a temperaturas elevadas.

Se há concessionários a meter 5W30, estão a fazer asneira.

Fácil estes motores são concebidos para usarem lubrificantes de baixa viscosidade independentemente do uso que se dá ao motor.

Quem gosta de fazer track days ( só se aplica mesmo a este tipo de condução),que aplique viscosidade de 0w30 / 5w30/ 0w40 e praticamente por descargo de consciência.

Mesmo neste tipo de condução o ideal seria aplicar 0w20 dedicado a estas condições e muito cuidado com óleos com altos teores de ZDDP nestas novas gerações de motores.

Só em motores a gasolina turbinados e a injeção direta é que recomendo um "aumento" de viscosidade sobretudo se o veículo em questão faz muita AE.

Uma viscosidade mais "baixa" permite economizar combustivel logo Co2 e outros gases,mas isto é para inglês ver...

Nestes motores,sobretudo nos japoneses uma mais baixa viscosidade permite que a uma maior capacidade de dissipação de valorias em comparação com outras viscosidades.

Motores japoneses utilizem sempre a primeira opção dada pelo fabricante,no caso do teu é mesmo 0w20 ILSAC GF5/ GF6.

Marcas europeias sobretudo francesas o caso é diferente...quem puder que use 5w30 mas com um teor de cálcio mais baixo devido ao LSPI.

No caso do teu Alpine até faria melhor...norma MB 229.51/52 mas a mais recente de 2022 mas sem alterar a viscosidade,mantendo a 0w40.

O pessoal esquece-se do mais importante...a contaminação do lubrificante pelo combustivel.

Quando maior a diluição mais a viscosidade aumenta ou baixa dependo de vários fatores.

Obrigado pelo feedback :)
Aproveitei agora à tarde para limpar os drenos da capota, estavam algo sujos, bastante fácil de limpar e desmontar.
E também já o levei agora à Serra D'Ossa, deixo a seguir um parecer no DB.

Uma viscosidade mais "baixa" permite economizar combustivel logo Co2 e outros gases,mas isto é para inglês ver...

Nestes motores,sobretudo nos japoneses uma mais baixa viscosidade permite que a uma maior capacidade de dissipação de valorias em comparação com outras viscosidades.

Motores japoneses utilizem sempre a primeira opção dada pelo fabricante,no caso do teu é mesmo 0w20 ILSAC GF5/ GF6.

Marcas europeias sobretudo francesas o caso é diferente...quem puder que use 5w30 mas com um teor de cálcio mais baixo devido ao LSPI.

No caso do teu Alpine até faria melhor...norma MB 229.51/52 mas a mais recente de 2022 mas sem alterar a viscosidade,mantendo a 0w40.
Obrigado pela "aula" 😎

Na recomendação da Mazda para PT esta tambem contempla o 5w30 para alem do 0w20.
Como eu troco o óleo a cada 10.000, segundo os experts dos MX5 (incluindo a Mazda do Oriente) e para as caracteristicas do nosso clima o 5w30 é mais que suficiente.

E é o que tenho feito.

No Alpine, nem tenho escolha, é o que eles querem 🤭

Edge RN17RSA 0w40

Atualização de firmware para a última versão. No meu caso tinha uma versão muito antiga que nunca foi atualizada.
Estas atualizações na Mazda custam centenas de euros.
É a preparação para instação do android auto. [;)]

Fiquei também com o GPS funcional, antes tinha sempre erro a dizer que o cartão SD era inválido.

Humm.... Interessante!

O meu já não tem essas actualizações gratuitas, já está no quarto ano.

Queres partilhar?...

penso que as atualizações do firmware nunca foram gratuitas. As gratuitas eram as do Cartão SD do GPS mas só 3 anos, o meu está com mapas de 2017 sei lá como [:D].
Vou-te enviar MP com o ficheiros que usei.

No meu caso só instalei mesmo para poder meter o android auto, que sem esta atualização não funciona...

Edit: tens a caixa de mensagens fechada

Fui verificar a meu firmware.

Apesar de já ter o Apple Car Play e Android Auto desde 2020, a versao é muito anterior a essa...

c494e2c3c679e7112fcb270e7b2bad2d.jpg
21e24d7dbcaf2d7c0117cc13009c43a6.jpg

Qualquer dia também me lembro e meto as portas USB novas. O Firmware actualizado já tenho.

Reparei que esse ecrã também já padece do mesmo que o meu. Já comprei um novo mas ainda tenho receio de trocar e fazer asneiras.

Fui verificar a meu firmware.

Apesar de já ter o Apple Car Play e Android Auto desde 2020, a versao é muito anterior a essa...

[/IMG]

Mas fizeste o retrofit do Android Auto na mazda? Ou como eu?

Como já tens o Android Auto não vale a pena o risco de atualizar o firmware.

Qualquer dia também me lembro e meto as portas USB novas. O Firmware actualizado já tenho.

Reparei que esse ecrã também já padece do mesmo que o meu. Já comprei um novo mas ainda tenho receio de trocar e fazer asneiras.
Já o reclamei à Mazda, estou à espera que o troquem mesmo Já fora de garantia...

Voltar
Superior