Morte e Reencarnação

citação:Originalmente colocada por Vortice

citação:Originalmente colocada por cesar matos

lol estás à vontade...! :D
diz-me as horas.:D:D

Depende do fuso horário a que te estejas a referir! :D
s14.gif
É o quarto país a contar de portugal(inclusive) em direcao a norte onde vai comecar amanha o mundial de futebol(mais pistas nao dou).:D;)

épà,fonix....na foto 151 estao a abrir um corcodilo e a tirar de lá alguem inteiro(o bixo nao mastigou bem ou nao tinha dentes....coitado).:(

citação:Originalmente colocada por Mendes77

citação:Originalmente colocada por lmrsa

citação:Originalmente colocada por Mendes77

Gostaria de lançar uma questão: quem defende a reencarnação, defende-a para todos os seres vivos, ou é uma particularidade exclusiva do ser humano?

Acredito que a reencarnação é valida para todos os seres vivos... a evolução aconteceria em 2 níveis: material e espiritual, a reencarnação seria uma das leis da natureza (de DEUS) responsável pelo destino e evolução de cada ser. Sobre a reencarnação nos humanos penso que ela é a chave para compreensão da aparente injustiça e caos em que vivemos, cada una nasceria no meio apropriado, as experiências vividas por cada um estaria de acordo a suas necessidades evolutivas.

Isso levanta algumas questões: no caso particular de espécies em que se verifique um aumento exponencial do número de indivíduos, isso implicaria que determinado indivíduo teria de forçosamente reencarnar não num mas em vários outros. Isto é uma possibilidade?

Por outro lado, isso também implica que todas as formas de vida (desde a mais complexa à mais básica) tenham necessariamente uma componente espiritual. Mais uma vez pergunto, é correcto?

Por outro lado, existem objectos não vivos que são por vezes conotados com uma forte componente espiritual (nomeadamente símbolos de religiões). Poderão também reencarnar?

As tuas questões levantam outras questões:

Já pensaste alguma vez que a realidade deve ser mas complexa do que imaginamos?

Que a nossa ciência estagia no ABC do conhecimento?

Respeito totalmente a tua convicção, isto é essencial, mas não posso deixar de responder a esta frase: sim, várias vezes, mais do que as aconselháveis até; mas em que medida isso responde de alguma maneira ao que perguntei?

O teu raciocínio é basicamente este: eu digo que existe reencarnação. Se alguém me tentar contradizer, “investigando” dentro dos possíveis esse fenómeno, basta argumentar que “a realidade é mais complexa do que imaginamos” e pronto, justificação dada. Ok, mas agora explica-me como é que, sendo a realidade mais complexa do que podemos imaginar, e estando a incarnação neste patamar de conhecimento não acessível ao comum dos mortais, algumas pessoas afirmam sem dúvidas a sua existência.

O teu raciocínio é basicamente este: eu digo que existe reencarnação. Se alguém me tentar contradizer, “investigando” dentro dos possíveis esse fenómeno, basta argumentar que “a realidade é mais complexa do que imaginamos” e pronto, justificação dada. Ok, mas agora explica-me como é que, sendo a realidade mais complexa do que podemos imaginar, e estando a incarnação neste patamar de conhecimento não acessível ao comum dos mortais, algumas pessoas afirmam sem dúvidas a sua existência.
Algumas pessoas afirmam sem dúvida que os Toyota não avariam ;)
cada um acredita e convence-se do que quiser. É bom ser assim, que é para que se partilhem ideias ;)

citação:Originalmente colocada por Torres

cada um acredita e convence-se do que quiser. É bom ser assim, que é para que se partilhem ideias ;)

Sem dúvida, e tem realmente que ser assim, o grande problema é quando as pessoas ultrapassam o simples acreditar e entram no campo do “eu sei que é assim”. Daqui ao “se tu não achas que é assim estás errado” é um instante, e, com alguma sorte (e principalmente a partir do momento em que se juntam mais de que x pessoas que pensam da mesma maneira), daí a pouco entramos no já ligeiramente mais perigoso “ou pensas como eu ou temos problemas”…

Obviamente não estou a falar de ninguém daqui, apenas a apontar o facto de que as crenças, apesar de necessárias à condição humana, podem tornar-se, e muitas vezes tornam-se mesmo, em justificações para as piores atrocidades.

Sem dúvida, e tem realmente que ser assim, o grande problema é quando as pessoas ultrapassam o simples acreditar e entram no campo do “eu sei que é assim”. Daqui ao “se tu não achas que é assim estás errado” é um instante, e, com alguma sorte (e principalmente a partir do momento em que se juntam mais de que x pessoas que pensam da mesma maneira), daí a pouco entramos no já ligeiramente mais perigoso “ou pensas como eu ou temos problemas”…

Obviamente não estou a falar de ninguém daqui, apenas a apontar o facto de que as crenças, apesar de necessárias à condição humana, podem tornar-se, e muitas vezes tornam-se mesmo, em justificações para as piores atrocidades.
Mas isso sempre foi assim, e tenho duvidas que alguma vez deixe de ser. Para deixar de ser, tinhamos de ser todos omniscientes e omni-as-outras-coisas-todas para que todos soubessemos o que a realidade é. :)

citação:Originalmente colocada por mccrow

ok, a morte e a vida são o complemento uma da outra ... mas então onde entre o ente divino? e o ente da natureza?
Em quem acredita, entra na génese, sendo que o divino criou tudo, em quem não acredita, não entra nunca, pois se não há divino, não há criação dele. [:p] ;)

Olha que isso que tu escreveste tem lógica. [:0]

Estou impressionada! :D

Gostaria de lançar uma questão: quem defende a reencarnação, defende-a para todos os seres vivos, ou é uma particularidade exclusiva do ser humano?

Todos os animais têm espírito, logo todos têm a possibilidade de reencarnar. No entanto, o nosso espírito não é comparável ao do de um animal.
em que te baseias para dizer isso?

por vezes isto causa um discussão infundamentada em vez de uma partilha

Mas isso sempre foi assim, e tenho duvidas que alguma vez deixe de ser. Para deixar de ser, tinhamos de ser todos omniscientes e omni-as-outras-coisas-todas para que todos soubessemos o que a realidade é. :)
ou se a realidade existe e não é apenas um coiceito humano

citação:Originalmente colocada por R4E

citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

Até parece que já estou a ver... o cemitério cheio de raparigas, doidinhas por mim, a pedirem para embalsamar uma parte do meu corpo, que não vou aqui referir... [}:)][}:)][}:)]

andas a sonhar muito... andas andas[}:)][}:)]

deixa o rapaz sonhar.
é a única maneira de 'aquilo' se manter em pé durante muito tempo[}:)][}:)][}:)][:p]

ld

ou se a realidade existe e não é apenas um coiceito humano
Não, a "realidade" existe. O que ela é, como é ou a sua definição é que pode variar consoante a perspectiva. Mas existe "algo" que é a verdade, o tudo e o nada, pode é ser impossível de compreendê-la ou até vislumbrá-la. Mesmo que a realidade não existisse, fosse um conceito humano, seria isso a realidade, não era? ;)

citação:Originalmente colocada por xalecas

ok, a morte e a vida são o complemento uma da outra ... mas então onde entre o ente divino? e o ente da natureza?
Em quem acredita, entra na génese, sendo que o divino criou tudo, em quem não acredita, não entra nunca, pois se não há divino, não há criação dele. [:p] ;)

segundo o que me dizes, quem acredita explica como o criador de tudo ser o criador da vida e da morte e sem saber como explica-las. Quem não acredita, tudo apareceu por acaso (E nem pode dizer que o acaso caiu do céu porque ai estaria a dar louros ao ente divino)!

segundo o que me dizes, quem acredita explica como o criador de tudo ser o criador da vida e da morte e sem saber como explica-las. Quem não acredita, tudo apareceu por acaso (E nem pode dizer que o acaso caiu do céu porque ai estaria a dar louros ao ente divino)!
Só uma ressalva. Há quem não acredite no divino, mas não ache que foi completamente ao acaso. Não reconhecem é um "Deus" como interveniente na criação.

A triste realidade (para quem gosta de acreditar no sobrenatural) é a de que todos os seres vivos são o produto mais complexo da evolução da natureza (será a natureza deus?). Os seres humanos são o expoente máximo, o nosso nível de evolução já nos permite, a nível intelectual (espiritual?), pensamentos e criações extremamente elaboradas (como por exemplo arte, nas suas mais variadas formas). Daqui surgem, por vezes, teorias (acerca dos mais diversos assuntos) extremamente elaboradas. Em relação aos assuntos mais “caros” para o ser humano (de onde viemos, quem nos criou, etc.), o nível de complexidade e de abrangência destas teorias ganha contornos avassaladores, chegando a partir de certo ponto a confundir-se com a própria realidade.

Reencarnação? Um exemplo: escrevam um bom livro, e o vosso “espírito” será “reencarnado” por muitas pessoas durante muitos e muitos anos… mas não eternamente (se este termo estiver correcto)…

Só uma ressalva. Há quem não acredite no divino, mas não ache que foi completamente ao acaso. Não reconhecem é um "Deus" como interveniente na criação.
isto é, o par acção-reacção não existe, apenas o par acaso-acontece ... mas enfim, crenças não podem ser discutidas

O horror ao vazio também desempenha um papel muito importante nestas questões. Porque razão temos que arranjar exlicações (científicas, religiosas, etc...) para tudo ?

Quando não conseguimos compreender os fenómenos, porque não assumimos simples e humildemente que... não sabemos?

citação:Originalmente colocada por eu

O horror ao vazio também desempenha um papel muito importante nestas questões. Porque razão temos que arranjar exlicações (científicas, religiosas, etc...) para tudo ?

Quando não conseguimos compreender os fenómenos, porque não assumimos simples e humildemente que... não sabemos?
e onde encaixas a ansia pelo conhecimento que se encontra na base humana

citação:Originalmente colocada por eu

porque isso não faz parte do vocabulário humano!:)
e ainda bem diga-se.
nem que andemos por aí a dizer asneiras:D

ld

Voltar
Superior