Nova A4 Avant

Para mim é normal que agrade a muita gente pois nao passa de um design batido e feito para ser isso mesmo, dificil é chamar bonito a algo que nunca vimos e que fere toda a nossa cultura passada e todos o nossos conceitos do que é o bonito ou feio.

Se a carrinha esta na mesma linguagem estetica das anteriores, e de soluçoes ja mais que usadas e implementadas na cabeça das pessoas é facil ter suvesso.

Acho que se esta a passar uma coisa na Audi, é o risco de estarmos perante outra Seat ao adoptarem os mesmos farois numa data de modelos e o mesmo interior.

Isto para as mentes que aceitam menos novidades esteticas e formas em desacordo com os nossos precoceitos a carrinha esta um fenomeno, para aqueles que gostam de se actualizar e gostam de ver mais arte estes carros sao mais do mesmo e nao espelham interesse dentro deles.

Tudo depende da mente que olha pois os defeitos estao na nossa cabeça por isso para alguns é belo e para outro é desinteressante, a mente le o objecto usando todos os nossos filtros adquiridos no passado por isso marcas que usam soluçoes em desacordo com esses filtros sao dadas como feias e as que estao em acordo com os filtros sao dadas como bonitas.

A Audi é a marca que desenha e projecta para os que se sentem confortaveis com soluçoes que ja conhecem, marcas como a Renault projectam para mentes que gostam mais do aspecto artistico, emocional e que gostam de ver exercicios de estilo.

Uma marca que passou do covencional para um estilo mais artistico e irreverente é a Peugeot e tem se notado claramente, pois apresenta soluçoes que vao contra tudo o que nos achamos que deve ser levando-nos a obsorver novas formas de fazer o mesmo.

Sao marcas com grandes exercicios de estilo que me enriquecem mais conceptualmente como designer, pois estilos a volta do mesmo ja eu conheço e nesse caso nao existe aumento de conhecimento.

Pondo estas diferenças tem de haver respeito mutuo, é muito facil dizer bonito ou feio quando esta de acordo ou nao com a nossa noçao do que é certo ou errado.

Ok! O desenho desta carrinha é previsível....A Audi anda a fazer uns corta e cola....mas que a carrinha é agradável à vista também é inegável!
Se é um fórmula de sucesso...eles aproveitam para vender...e é isso que lhes interessa!
Mais coragem teve o Chris Bangle quando decidiu pegar nos bimmers e evoluir o seu desenho! Ainda pouca gente entendeu esse novo traço mais "clean", sobretudo nos interiores. O pessoal gosta de botões!!![:D]
Quando há uma quebra, é sempre assim...
Acho que a Mercedes com o futuro Classe S anda a tentar fazer o mesmo...
Essa história das pessoas se sentirem confortáveis com soluções conhecidas parece-me um bom ponto de vista!
A mudança assusta...e é necessário um ajustamento a esse novo estímulo, pois por vezes, essa mudança, pôe em causa valores que são dados como adquiridos!
No entanto é necessário jogar com os chamados valores da identidade de cada uma das marcas.
EX: Se a BMW, que nos habituou ao remate dos vidros posteriores com o tão conhecido Ângulo Hoffmeister ( acho que é assim que se escreve), e a grelha de duplo rim ( mais antiga que o ângulo, na linguagem de design da marca), abandonasse estes pormenores, eu ia estranhar...
A Audi criou um desenho que resulta e é consensual! Enquanto der...aproveitam a onda. Mas pode chegar o dia que deixa de resultar...
No fundo resulta bem com as massas...que é o que se pretende![;)]

Eu certa medida concordo com o post do Cagi. Acho a Peugeot uma marca que apresenta modelos com um design "fresco". Se associar design automóvel com estações do ano, a Peugeot representa bem a Primavera...

Eu relação à Renault, não acho uma marca interessante a nivel de design. E falo dos carros com grande volume de vendas. Concepts ou carros com muito baixo volume de vendas não entram na equação.

Acho que o design dos Audis actuais, não sendo inovador, é inanimemente aceite como agradavel. Deve ser muito dificil encontrar alguém que ache este novo A4 um carro feio.

Última edição:
Eu certa medida concordo com o post do Cagi. Acho a Peugeot uma marca que apresenta modelos com um design "fresco". Se associar design automóvel com estações do ano, a Peugeot representa bem a Primavera...

Eu relação à Renault, não acho uma marca interessante a nivel de design. E falo dos carros com grande volume de vendas. Concepts ou carros com muito baixo volume de vendas não entram na equação.

Acho que o design dos Audis actuais, não sendo inovador, é inanimemente aceite como agradavel. Deve ser muito dificil encontrar alguém que ache este novo A4 um carro feio.

Não é fresco, é feio mesmo, tirando algumas excepções.
Melhor está a citroen, que parece no bom caminho.
Primavera só se fôr nas versões CC, porque de resto é sempre Inverno... [:D]

Não é fresco, é feio mesmo, tirando algumas excepções.
Melhor está a citroen, que parece no bom caminho.
Primavera só se fôr nas versões CC, porque de resto é sempre Inverno... [:D]

Concordo inteiramente. A peugeot desceu na minha consideração nos últimos 5/6 anos. A Citroen á ao contrário, tem subido na minha consideração nos últimos anos, e sim eu sei que pertencem as duas ao grupo PSA, partilham plataformas, motores etc.. mas a nível de design a Citroen está muito bem.

Definam-me feio e bonito.

Nao preciso de dizer mais nada, tambem posso achar os farois de tras desta A4 feios tao simples quanto isto.

Para mim a Audi é referencia em apresentar carros que agradam a gregos e a trianos, alias tambem nao se pode dizer isso ate porque eles so saiem assim porque a gestao da marca quer que sejam assim pois os seus designers sabem certamente desenhar coisas que tambem ferem todo o entendimento cultural de uma pessoa.

Voces sabem ou entende o que é design e o que se pretende? Pois dizer que a Citroen é bom caminho e Peugeot é mau é estar no minimo a olhar para o meu umbigo e estar a querer fazer o mundo ao meu gosto e tudo o que foge disso é errado.

Bonito = a correcto no ponto de vista de alguem (o design é compreendido)
Feio = a incorrecto no ponto de vista de alguem (o design nao é compreendido)

Se acham que estar a bater na mesma tecla é o correcto tudo bem mas acho que se devem procurar novas soluçoes e fazermos nos a propria historia.

Design é objectivo e subjectivo, é objectivo na parte projectual pois os designers sabem o motivo e tem um objectivo, mas é subjectivo quando é visualizado pelas pessoas.

Nada é bonito ou feio mas sim estar ou nao de acordo connosco.

Claro que nao se pode comparar o desihn da Audi com o da Peugeot, a Audi quer e nao se importa de repetir formulas ao manter o carro quase uma copia a todos os niveis, a Peugeot apesar de fazer gemeos oferece irreverencia.

Se meterem fotos de frente de um 407/308/207 vem mais diferenças que num A3/A4/A5/A6 por isso nao é por ai.
So uma pessoa que nao liga a carros ou tem ma capacidade de visualizaçao nao consegue distinguir a primeira qualquer dos carros.

So nos apercebemos que nem sempre sabemos ler o que vemos e que vemos com base nas nossas ideias quando nos mandam desenhar alguma coisa, entao é facil de chegar a conclusao ha design bem mais complexo e dificil que outro e que nem sempre o compreendemos.

Se olharmos para a linha geral ai sim vamos confundir, se olharmos para o detalhe sao bem distintos.

O bonito ou feio nao tem nada a ver com qualidade de design pois pelos vistos sao os modelos mais controversos que ganham premios de design.

A qualidade do design ve-se na funcionalidade do mesmo e nao no facto de me agradar ou nao. No automoveis tudo se baralha pois ja sairam tantos que para criar coisas diferentes nem sempre se melhora a funcionalidade.

O que vejo é as pessoas gostarem de parar no tempo e qualquer que seja a evoluçao e novidade mais abrupta as pessoas criticam sem saber que sao elas que nao estao tao evoluidas quanto um designer no que toca a soluçoes esteticas conhecidas, pois criticas cairam sobre a BMW ao tentar fujir do habitual e acontece as francesas pois estas sempre na sua cultura foram aquelas que tendem a ir por caminhos novos.

Agora a Citroen passa uma valente rasteira aos adeptos do conservadorismo lançando um carro com a mesma filosofia e eles acham que é por irem no bom caminho, bem o carro sai assim por sorte...eles tem varias soluçoes no momento em que escolhem e desta vez decidiram ir pelo conservadorismo e pela ideia de agradar a gregos e a trianos...nada mais objectivo que isto.

Quando mandam desenhar (fazer o projecto) de uma mesa por exemplo tudo é objectivo, para que cliente alvo, quanto vais custar, quanto vai durar, para que finalidade é, para que cultura, para que altura...

Última edição:
Gosto mto da nova A4. A audi continua no bom caminho e cada vez se coloca mais a par dos restantes "premium". Finalmente temos uma carrinha (já a nova MB tb apostou nisso) com verdadeiras cotas e medidas p segmento em q se insere e não as ridiculas capacidades/espaço q vulgarmente apresentavam nos modelos anteriores...agora fazer SW bué-ri-fixe-dinamica style e onde se mete uma mala grande ou uma cadeira bébé e olhamos p ridiculo espaço q sobra...:sh)

Em termos estéticos gosto mto das linhas da Audi, melhor conseguidas q S3 ou Classe C...evoluiram pouco, e daí? Isso não quer dizer q não seja um carro completamente diferente (no novo Focus só o tejadilho veio do modelo anterior, tudo o resto é novo e continuam a dizer q é um modelo antigo[:p] ). Se vende, p quê mexer nas galinhas dos ovos de ouro? E, mesmo apostando na continuidade de linhas, é preciso saber fazê-lo. Reparem no novo Laguna: decidiram não arriscar e, no entanto, é um verdadeiro desânimo olhar p aquele carro...

Para mim, A4 e Mondeo são as carrinhas mais bem conseguidas em termos visuais, neste segmento.

Posso estar com o gosto "viciado", mas custa-me a entender como alguém pode achar isto desinteressante, já para não dizer feio:
1013big.jpg

Quanto muito tem-se um sentimento de deja vú, por causa da A6.

Posso estar com o gosto "viciado", mas custa-me a entender como alguém pode achar isto desinteressante, já para não dizer feio:

Quanto muito tem-se um sentimento de deja vú, por causa da A6.

Do pessoal que já viu o carro ao vivo alguém me confirma se a distância ao solo nos shop's é mantida na realidade ??

Está a parecer-me baixinha para um carro "stock" o que para mim é um ponto a favor.

Do pessoal que já viu o carro ao vivo alguém me confirma se a distância ao solo nos shop's é mantida na realidade ??

Está a parecer-me baixinha para um carro "stock" o que para mim é um ponto a favor.

Normalmente tenho visto mais altos mas estão com a suspensão normal... Mas já vi com a suspensão desportivas e os carros ficam mais baixos em 20mm, e nota-se bem...

No entanto em fotos e apresentações feitas pela audi os modelos quse sempre tem o controlo de amortecimento automático, o que quando seleccionado no modo dinâmico, fica com a mesma altura do que a suspensão desportiva, ou seja rebaixa o carro em cerca de 20mm, e como é óbvio também fica mais dura, afim de ter um melhor comportamento...[;)]

Vi um sedam no stand, e apesar de estar com apenas com jantes de 17" e ser uma versão normal, estava bem baixo. Claramente mais baixo que as actuais versões normais.

os seus designers sabem certamente desenhar coisas que tambem ferem todo o entendimento cultural de uma pessoa.

Bonito = a correcto no ponto de vista de alguem (o design é compreendido)
Feio = a incorrecto no ponto de vista de alguem (o design nao é compreendido)

Design é objectivo e subjectivo, é objectivo na parte projectual pois os designers sabem o motivo e tem um objectivo, mas é subjectivo quando é visualizado pelas pessoas.

Nada é bonito ou feio mas sim estar ou nao de acordo connosco.

Claro que nao se pode comparar o desihn da Audi com o da Peugeot, a Audi quer e nao se importa de repetir formulas ao manter o carro quase uma copia a todos os niveis, a Peugeot apesar de fazer gemeos oferece irreverencia.

Se meterem fotos de frente de um 407/308/207 vem mais diferenças que num A3/A4/A5/A6 por isso nao é por ai.
So uma pessoa que nao liga a carros ou tem ma capacidade de visualizaçao nao consegue distinguir a primeira qualquer dos carros.

O design da peugeot não me fere.. simplesmente mete nojo. Depois isso do nada é bonito ou feio tem muito que se lhe diga, senão ve as capas das fhm's e maxmen.. Depois dizeres que a peugeot é original e os modelos 407/308/207 têm muito mais diferenças entre si do que A3/A4/A5/A6 é mentira.São todos parecidos.Eu já ponho fotos nos próximos posts.

Última edição:
MODELOS PEUGEOT

37811_000h8cx3.jpg

400x33019.jpg

peugeot-407-1s.jpg

Não vejo muitas diferenças..

Traço a ligar as duas ópticas - igual em todos
ópticas - quase tudo igual
grelha - quase tudo igual

INTERIORES

peugeot_207_interior.jpg

peugeot-308-console.jpg

2006Peugeot407Dash.jpg

Também não vejo a tal originalidade.. É tudo igual ! Tal como nas outras marcas, os interiores é tudo igual.

Última edição:
Preferia um A4 avant com a traseira do a6 do que a nova peugeot 308 sw com a traseira desenhada com design inoador ás tres pancadas!

O audi é lindo independente se copia ou não...E como a gente como come com os olhos e compramos mediante o nosso gosto...

A compraçao de peugeots terem design inovador é de rir...

Só para o comprovar
tb_ampliafe_374_peugeot308sw1_020707021120.jpg

Última edição:
Por falar em SW bonitas (para mim, claro):

Dodje Magnum:
20099350egg8.jpg

srt8tw3.jpg

Alfa 159:
alfa159gv0.jpg

dellariasw0067tw4.jpg

Quanto a esta nova Audi A4, para mim, só aquele ultimo vidro, na lateral, é que não esta tão bem conseguido. Mas não é por aí que a acho feia, pelo contrario.
Cump.

Voltar
Superior