A definição de azeite em Portugal, hoje em dia é completamente diferente do que era à uns anos trás. Para muita gente, qualquer modificação feita é azeite. O que vale é 100% stock. Ainda bem que nem toda a gente gosta de arroz, senão não havia massa.
Um rebaixamento até já é considerado azeite. Sinceramente...
So para dar finalidade a esta discussão, que por certos users para variar, escalou mais do que devia:
Não tenho nada contra a carros modificado, não tenho de dar justificação mas tenho 2 carros ligeiramente alterados, mal seria se tivesse. Curiosamente, os 2 rebaixados, Eibach Pro Kit, 25-30mm.
E lá está o que disse, um deles sendo um Hot Hatch e não sendo carro diário, ficou interessante principalmente da parte dinâmica.
Noutro, já nem tanto, e digo porque, que são coisas que aconteceram com este carro:
1- rebaixar carros, mesmo que se fale em poucos mm, com jantes pequenas, não fica bem, nota-se claramente o ênfase que o rebaixamento da as jantes pequenas, fica foleiro, PARA MIM. Daí que, meti jantes 1 medida acima, e mesmo assim, já ando a procura de outra medida acima (origem de 14, ando a ver de 16 tendo neste momento, 15). 50mm no Cup, deu ainda mais ênfase a este tipo de look, para mim, está longe de ser bonito.
2- no meu caso, rebaixar um carro com perto de 200.000km e suspensao na maioria de origem, não ia dar bom resultado, claro que casquilhos, sinoblocos, até os próprios amortecedores deram de si, começou os barulhos, batidas, até porque mais rebaixado, ficou também mais duro e as suspensão para além de pancadas mais seca ainda mais onde ando que as estradas são tudo menos suaves, e menos curso de suspensos para amortecimento, tinha de dar de si. Lá esta, 50mm neste CUP só vai dar também mais enfase a isto. Ainda mais com aquele eixo traseiro, se calhar grande parte da suspensão de origem, é PARA MIM, estragar. Pior ainda, quando já teve em mãos de pessoal que não percebia bem o que estava a fazer em termos de suspensão (prova, conseguiram aumentar a altura do carro [

]).
3- gosto imenso dos Cup/106 GTI, adoro carros pequenos, motores nervosos e atmosféricos, ando aliás atrás dos 2 acima mencionados, mas totalmente stock de preferência que nunca foi nada mexido, e para alguém que se pode dizer que é apaixonado por estes carros, custa sim ver, modificações ainda mais com look e qualidade algo duvidosas.
4- para muita gente (como eu) certos carros só valem 100 % stock seja porque:
a) valor futuro, e acredito que estes carros, Cup, 106 GTI, 106 Rallye, venham a valorizar, até porque lá está, são difíceis de arranjar stock. Aliás, já se nota um aumento de valor.
b) as modificações feitas, muitas vezes por low-cost, ate porque houve alturas que estes carros eram baratos e caíram em mãos de jovens com pouco dinheiro mas com vontade de mexer nos carros, claro que se fica sempre de pé atrás com modificações nestes carros, o que não falta são escapes extremamente barulhentos, molas cortadas, eixos traseiros na couve, batidos, filtros cónicos a chupar ar quente, volantes "racing", enfim... Portanto, o mercado de usados, estes carros em bom estado e nunca mexidos, são pior que uma agulheira num palheiro, normal que alguém que tem a felicidade de ter um que nunca foi mexido, meter mods duvidosas... Da, para mim, o que disse, pena.
5- se calhar para muitos, os meus carros tambem dão pena, é aceitável que assim seja. Contudo, todos temos modelos que gostamos deles é stock, sem serem mexidos, mesmo que sejam "shitbox" sem grande valor. Para muitos, mexer em clássicos é um crime, para outros aceitável, para outros é preferível mexer num Cup que num KE20 que se quer é de origem... Ficarem ofendidos por isso, sejamos francos, mais noção.
E por aqui me fico.