LuisCapelo
New member
quais culpados? vais culpar os médicos por cumprirem o seu horário? é que se só cumprirem o horário de lei, os hospitais páram 
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
a nota do secundário é arredondada às unidades (ou pelo menos era-o no meu tempo), por isso ter 18.5 ou 19.45 é igual, ficas com 19. depois essa nota é que é calculada com os exames específicos.
o peso de uma disciplina como E.física é reduzido.
se estudasses mais entravas cá... não há milagres.
nem todas as cadeiras têm o mesmo peso, as disciplinas técnicas valem mais. exemplo, matemática é arredondada dos 3 anos, já técnicas laboratoriais valem uma vez cada ano (contam as notas de todos os anos separadamente).
não interessa o método. o que limita a entrada é o número de vagas. metam 10x mais vagas e vão encher na mesma. assim sendo, este tópico não faz sentido nenhum porque não é verdade que sejam as médias o factor dissuasor da entrada em cursos de medicina.
não percebeste mesmo o meu post, pois não? onde é que defendo que devia haver 10x mais vagas? lê as coisas com mais calma.10x mais vagas? e depois onde metes os alunos a ter aulas? e as aulas práticas? é tudo maravilhoso e fácil quando se está de fora.
Todos nós, aqui ou ali, já nos confrontámos com esta realidade, a falta de médicos gritante neste nosso Portugal.
Sendo uma das profissões mais importantes na escala de grandeza de qualquer país espanta-me, sobretudo, ver que tantos jovens, que eventualmente até dariam bons médicos, ficam de fora por causa das médias de acesso brutalmente altas, quiçá injustificadamente!
E digo que até pode ser injustificadamente porque vejo que muitos desses alunos, com esforço acrescido (deles e dos pais), se deslocam aos outros países e onde têm acesso ao valioso curso com médias menos altas, ainda assim (e corrijam-me se estiver errado), para regressarem a este país ingrato e terem a equivalência ao 10 mesmo que lá fora tenham tirado 20... [8b]
Pessoalmente acho mais uma daquelas coisas que não faz sentido na organização deste país, designadamente e porque acabamos por receber médicos de tantos outros países onde o grau de exigência, embora existindo, não enfatiza exageradamente a questão média de acesso, dando valor a outros aspectos provavelmente mais úteis à qualidade que se pretende num técnico desta área, como o é um médico!
E isto é o que eu acho, sem conhecer os "meandros da coisa", mas, e por isso mesmo, aqui lançava mais este debate para enriquecer com as experiências, ou opiniões, de quem tenha ideias definidas sobre este tema!
Não, não é de todo para rir, sobretudo das opiniões dos outros...Faz-me rir este pessoal que se queixa que as médias são muito altas!!
Entao mas quem faz as médias não são os alunos??
Tivessem todos más notas a ver se não tinhamos médicos tb.
Mas aqui o importante é terem 19. O resto, se não têm professores que cheguem, se o programa curricular está desajustado, se há faltas de equipamentos, se as instalações estão a cair de podre, se a família tem condições para suportar as despesas inerentes a um curso de Medicina, tudo isso pouco interessa.
Então deveríamos optar pelo mesmo diapasão pelo Engº que participa na concepção e produção de uma ponte onde passam diariamente 90,000 gajos e que até entrou com média negativa. []