citação:
Originalmente colocada por Bruno Grilo
Caríssimos amigos,
Creio que o segredo está na maneira como se gasta.
O meu rendimento mais o da minha namorada ronda os 1545€ mensais.
Pagamos 325€ de empréstimo bancário para habitação (logo por aqui optei por uma casa que me satisfaz e que não fugia muito ao meu orçamento delineado.
Agarrei nos livrinhos da Faculdade de Cálculo Financeiro e...é só fazer as contas aos juros, à Euribor, aos possíveis aumentos por parte do BCE...enfim...é muito fácil fazer as continhas quando há bancos metidos ao barulho.
1545 - 325 = 1220€
Água, Gás, Luz - aponto para uns 100€ mensais porque somos só nós os dois.
Telefone não pago uma vez que tenho tlm particular e da empresa e ela tem o tlm particular dela também.
Comida para 2 pessoas aponto para 100/150€ mensais.
1220 - 150 = 1070€
Ela fará 3 km diários para ir trabalhar e esta distância já inclui deixar-me na estação de comboios do Pragal. O carro é um Arosa 1.0
O passe de comboio são actualmente 23€ creio eu.
Gasolina não faço ideia mas não me parece que seja relevante atendendo ao reduzido número de quilómetros percorridos.
1070 - 23€ = 1047€
Quando houver filhos, ficarão com a mãe dela uma vez que a senhora é doméstica e até agradece companhia para não estar em casa sozinha.
Um dos factores de escolha de casa foi a facilidade/preço dos transportes para Lisboa (no meu caso uma vez que é em Lx que trabalho). Ela trabalha em Almada e vai almoçar a casa da mãe todos os dias.
Eu já hoje levo almoço todos os dias uma vez que na empresa temos micro-ondas, pretos, talheres e afins.
No futuro continuarei a levar almoço.
Em termos de vestir e calçar, é tudo uma questão de se optar pela melhor relação preço/qualidade.
Não vejo necessidade de pagar 70€ por um par de calças da Levi's feitas no Vietname...[xx(]
Em suma, o meu conselho para todos vós (e aqui é a minha veia de futuro Técnico Oficial de Contas a falar) é que façam muito bem as contas, ponderem todos os factores susceptíveis de influenciar o vosso rendimento e optem não pelo mais caro mas pelo mais rentável (isto vale para comida, ou roupa).
Atendendo às continhas que fiz, creio que o nosso rendimento mensal até é muito bom!
Façam vocês as vossas contas.
PS: Magoo acabo de pagar em Outubro (foram 3 anos de crédito) portanto não tenho que me preocupar com prestações de automóveis nos próximos anos, ou seja, posso dizer que ando a planear a minha vida financeira e pessoal desde os meus 22 anos.