O que é uma boa poupança?

Nem o imobiliário... e quem te disser o contrário está-te a mentir com os dentes todos. [;)]

A casa não tem garantia de valorização nenhuma, amanhã o mar entra-me pela casa dentro e lá se foi o valor dela... e não há seguro que lhe valha.
É por isso que estou a comprar bem acima do nível médio das aguas do mar.

Para minimizar risco no imobiliário basta fazer como noutros sectores: diversificar. Ou seja, ter um ou dois imóveis extra pode ser arriscado, mas quando começas a ter mais de meia dúzia o risco diminui imenso.

2020

25/30% activos em ouro/mineradoras de ouro (bolsa)

25/30% fundos de investimento

25/30% cash

25/30% reconstrução de uma moradia já adquirida antes para turismo.

É assim que está, e vai estar o meu dinheiro.

A ver se dentro de alguns anos consigo fazer crescer a coisa.

A minha actual casa, adquirida no pico da crise por cerca de 100k, que de renda neste momento valeria uns 650/700, vai, quando me for necessário mudar de casa, ajudar a apagar a nova e, consequentemente ajudar na reforma.

O meu target é pequeno
Florescer o turismo, de modo que me dê algum valor mensalmente para poder viver apenas daquilo a partir dos 50.
Esta casa pagar a outra.
O dinheiro que vou amealhando ir te tanto investir.

Se chegar aos 50 com retornos mensais a rondar os 5k€
Duas casas pagas mais o negócio do turismo.
Activos de mais de 100k a trabalharem para eles próprios.

Serei humilde, mas dê objectivo cumprido.

Depois, a reforma... Tenho uma categoria profissional de risco, já levo mais de 10 anos de serviço nela, por cada dois anos reduz um......

Bem, é isto. [;)]

2020
25/30% cash
(...)

Entre 100 a 120%...
Eu diria que, ou já cresceu, ou tens aí dinheiro que não é teu...
[:D]

Vou alocar 100% das minhas poupanças em duas contas à ordem onde pago comissões. #warrenbuffet

Era fixe a malta postar os nomes dos ETFs ou outros produtos que usam para ajudar quem não percebe muito.

Eu tirei isso com apenas 10k num fundo [:D]

Muito bom, mas ganhos dessa natureza só com muito risco.

Este ano dois fundos de investimento deram o peido mestre aqui no uk, deixando largas centenas de pessoas sem todas as suas poupanças e reformados sem dinheiro para a reforma.
Um dos fundos era gerido pelo mundialmente conhecido e respeitado Neil Woodford.

Vivia confortávelmente com 2.5k/casal com dois filhos no distrito de onde sou.

Se fosse um casal sem filhos ainda dava de barato mas com dois filhos...

Mesmo assumindo que os putos vão andar sempre na escola pública e mesmo que comprar/arrendar casa seja muito barato na zona onde vives acho que estás a subestimar o custo de ter 2 filhos nos dias de hoje.

Em modos poupança consegues gastar €400-500 em hiper com 2 filhos, mas em modo viver confortável facilmente gastas €700 ou mais.

Fora inúmeras despesas que não deves estar a considerar.

Adquirir e manter dois carros, pagar a casa, contas da casa, gasóleo, portagens, roupa, alguma poupança etc.

Metam isto em sticky faxabor para daqui a um ano (ou 2 ou 3) voltamos a analisar o ponto de vista... é que senão perde-se aqui no meio e daqui a 1 ano ninguém se lembra destas previsões dantescas.... É só ir ao tópico da compra de casa, e há anos que se fazem previsões dessas, e o mercado sempre a valorizar... [:)][:)]

Um "peido como nunca se viu" é precisamente o quê? 10%? 20%? 50%? Gosto de números, figuras de estilo não se aplicam em economia...

Já agora, um pobre como eu compra quando pode, não quando o mercado dá o peido... se nem os profissionais principescamente pagos são capazes de "time de market", vou ser eu (ou tu...) a ter pretensões de o fazer... é comprar para o long run, e viver o dia a dia sempre com margem de segurança.

O título do tópico de comprar casa andou anos a fio para dizer para esperar durante os anos em que as casas andaram baratíssimas.

Sim já sei, para quem está dependente de CH as coisas estavam mais complicadas mas para quem tem cash foram oportunidades que tão depressa não voltam.

É a tal coisa, sim eventualmente isto dá ao peido, mas sabe-se lá quando...

Sem esquecer a comissão do sócio (estado) e a comissão da imobiliária... também conheço muitos que se esquecem de fazer contas a isso. Claro que podem ser eles a vender directamente, mas esses não devem ter emprego a tempo inteiro.

Eu não sou contra o imobiliário, pelo contrário, tenho 2 casas minhas e duas metades (dos pais e dos sogros), e estou a pensar comprar uma 3ª em breve, também não meto tudo em ações, é um bocadinho aqui, um bocadinho ali, e se houver catástrofe num sítio, a gente tenta aguentar-se pelo outro.

Sou é contra as contas mal feitas e as pessoas que vêm dizer que se arranjam casas a 100k a sacar 500€ mês e acham que é um excelente negócio, mas depois de fazer as contas todas bem feitinhas, estão a sacar 2.5% ao ano (mais a hipotética valorização do imóvel).

Também me “irrita” um pouco coisas feitas sem honestidade intelectual.

É como os que - exemplo simples - compram um carro por €20k e dizem que foi €15k porque se “esqueceram” que tiveram uma retoma avaliada em €5k.

2020

25/30% cash

A minha actual casa, adquirida no pico da crise por cerca de 100k, que de renda neste momento valeria uns 650/700, vai, quando me for necessário mudar de casa, ajudar a apagar a nova e, consequentemente ajudar na reforma.

O meu target é pequeno
Florescer o turismo, de modo que me dê algum valor mensalmente para poder viver apenas daquilo a partir dos 50.
Esta casa pagar a outra.
O dinheiro que vou amealhando ir te tanto investir.

Se chegar aos 50 com retornos mensais a rondar os 5k€
Duas casas pagas mais o negócio do turismo.
Activos de mais de 100k a trabalharem para eles próprios.

Serei humilde, mas dê objectivo cumprido.

Depois, a reforma... Tenho uma categoria profissional de risco, já levo mais de 10 anos de serviço nela, por cada dois anos reduz um......

Bem, é isto. [;)]

Sim mas tais casas melhores agora são bem mais caras do que eram quando compraste a tua por €100k.

Um bocado teoria da batata.

Aliás em valor absoluto o delta até deve ser superior do que era há uns anos, sendo que essa delta ainda aumenta mais se houver juros...

A única forma de ter uma real mais valia para quem teve a sorte de comprar na altura certa é vender e ou ir viver para fora, ou voltar para casa dos pais nos entretanto ou algo do género.

De outra forma é um engano.

E como as pessoas que nos anos 80 compravam carros novos de 3 em 3 anos e acham que quase não perdiam dinheiro.

Obrigado, a inflação era aí 30% ao ano ou um disparate qualquer...

E as pessoas iam no engano. Tal como o governo desvalorizava a moeda quando é como queria e assim nunca havia cortes, salários sempre a subir.

E o pessoal lá vivia feliz na ignorância.

Última edição:

Mesmo assumindo que os putos vão andar sempre na escola pública e mesmo que comprar/arrendar casa seja muito barato na zona onde vives acho que estás a subestimar o custo de ter 2 filhos nos dias de hoje.

Em modos poupança consegues gastar €400-500 em hiper com 2 filhos, mas em modo viver confortável facilmente gastas €700 ou mais.

Adquirir e manter dois carros, pagar a casa, contas da casa, gasóleo, portagens, roupa, alguma poupança etc.

O título do tópico de comprar casa andou anos a fio para dizer para esperar durante os anos em que as casas andaram baratíssimas.

Sim já sei, para quem está dependente de CH as coisas estavam mais complicadas mas para quem tem cash foram oportunidades que tão depressa não voltam.

É como os que - exemplo simples - compram um carro por €20k e dizem que foi €15k porque se “esqueceram” que tiveram uma retoma avaliada em €5k.

Sim mas tais casas melhores agora são bem mais caras do que eram quando compraste a tua por €100k.

Aliás em valor absoluto o delta até deve ser superior do que era há uns anos, sendo que essa delta ainda aumenta mais se houver juros...

A única forma de ter uma real mais valia para quem teve a sorte de comprar na altura certa é vender e ou ir viver para fora, ou voltar para casa dos pais nos entretanto ou algo do género.

E como as pessoas que nos anos 80 compravam carros novos de 3 em 3 anos e acham que quase não perdiam dinheiro.

E as pessoas iam no engano. Tal como o governo desvalorizava a moeda quando é como queria e assim nunca havia cortes, salários sempre a subir.

A ideia é comprar outra, é esta ir para o mercado de arrendamento.

Vender está fora de questão para já.

A ideia é tentar, isto é, fazer os possíveis... Para ir aumentando o valor e... Gerar algum.

Mas isto é um trabalho lento, e difícil na perspectiva do consumismo que nos vai tentando...

Para mim este ano foi muito porreiro em termos de ganhos! O que me deu para mesmo apos ter comprado casa ha 2 anos e mobilar ter uma poupança como disse na casa dos 40%. Sem grandes apertos.

Para 2020 espero manter os ganhos, manter a fasquia dos 40% de poupanças mas curtir a vida! Ao mesmo tempoiniciar a minha vida de investidor;)

Projecto ambicioso fora os objectivos pessoais;) mas é isto que torna a vida um desafio!

Sei que é um bocado em cima da hora mas tendo em conta os seguintes dados qual o PPR mais indicado:

26 anos
Montante inicial de 2.000€
Não tenho neste momento nenhum tipo de aplicação financeira.

A prioridade para já é mesmo o benefício fiscal associado mas com tanta oferta queria escolher a melhor opção possível.

Neste momento tenho conta na CGD e AB. Estive no Banco CTT (tenho lá uma ex-colega de trabalho) que me apresentou um PPR mas, além de ter de abrir conta lá (apesar de não ter comissões de manutenção), o rendimento é praticamente igual à comissão de manutenção do PPR...

Se alguém puder dar umas dicas...

A ideia é comprar outra, é esta ir para o mercado de arrendamento.

Vender está fora de questão para já.

A ideia é tentar, isto é, fazer os possíveis... Para ir aumentando o valor e... Gerar algum.

Mas isto é um trabalho lento, e difícil na perspectiva do consumismo que nos vai tentando...

Sim eu percebi e havendo capacidade para isso é sempre um bom caminho (embora eu por razões meramente pessoais tenha algum receio deste tipo de negócio porque envolve outras pessoas, o Centeno a querer mamar a sua % e toda uma legislação que protege muito mais a outra parte).

No entanto não invalida o que disse e mantenho, a tal casa melhor que custava por exemplo uns 170k em 2012 hoje em dia custa mais 100k e sobre isso não há nada a fazer.

Era só aí que queria chegar.

Agora se olhares meramente para o que custou a atual casa e o que pode render no mercado de arrendamento ok, aí claro que dá para fazeres um brilharete e com jeito pagar o CH da nova com a renda da primeira.

Isto pelo menos por agora, no futuro há sempre o fator incógnita, e isso é válido para os juros, valores das rendas etc.

Sim eu percebi e havendo capacidade para isso é sempre um bom caminho (embora eu por razões meramente pessoais tenha algum receio deste tipo de negócio porque envolve outras pessoas, o Centeno a querer mamar a sua % e toda uma legislação que protege muito mais a outra parte).

No entanto não invalida o que disse e mantenho, a tal casa melhor que custava por exemplo uns 170k em 2012 hoje em dia custa mais 100k e sobre isso não há nada a fazer.

Era só aí que queria chegar.

Agora se olhares meramente para o que custou a atual casa e o que pode render no mercado de arrendamento ok, aí claro que dá para fazeres um brilharete e com jeito pagar o CH da nova com a renda da primeira.

Isto pelo menos por agora, no futuro há sempre o fator incógnita, e isso é válido para os juros, valores das rendas etc.

100% de acordo.

Sei que é um bocado em cima da hora mas tendo em conta os seguintes dados qual o PPR mais indicado:

26 anos
Montante inicial de 2.000€
Não tenho neste momento nenhum tipo de aplicação financeira.

A prioridade para já é mesmo o benefício fiscal associado mas com tanta oferta queria escolher a melhor opção possível.

Neste momento tenho conta na CGD e AB. Estive no Banco CTT (tenho lá uma ex-colega de trabalho) que me apresentou um PPR mas, além de ter de abrir conta lá (apesar de não ter comissões de manutenção), o rendimento é praticamente igual à comissão de manutenção do PPR...

Se alguém puder dar umas dicas...

Leve PPR da Fidelidade. A taxa bruta garantida para 2019 foi de 0,2% mas não tem comissões/encargos de gestão (tem penalização de 0,5% em caso de resgate antecipado).

Como andam as taxas de juro é o produto ideal para quem procura amealhar algum para a reforma ou imprevisto grave, beneficiando da dedução no IRS.

Acho que tens de sair de Lisboa para perceber que a vida não é assim tão cara em Portugal.
E a viver de rendimentos com 2,5k limpos, parto do princípio que já tivesse casa própria.

Acho um estouro essas contas de supermercado. 5 pessoas cá em casa e não se gastam 300€ de supermercado por mês, mas também há alguma agricultura, o que ajuda largo a reduzir os custos de imensa mrd venenosa que os urbanos compram nos hipers.
No distrito de Braga não tens qualquer necessidade de meter os putos na privada a não ser que eles sejam burros e precisem de subir as notas - Extrenato Carvalho Araújo ou D Diogo (aqui nem tanto, é mais quando os pais tem horários complicados, o que não se aplicaria).

Luz- 100€
Telecomunicações 70€
Água - 30€?!? Tenho poço nunca paguei água.

Acho que se uma família de um distrito não "capital" com dois filhos não vive com 2.5k limpos confortávelmente, gasta demasiado dinheiro onde não deve ser preciso.
Podia ficar mais lixado quando os putos fossem pra universidade caso fosse fora, mas mesmo assim, acho que é exagerado dizer que 2.5k não chegam.

Última edição:
Tenho um PPR nos EUA de quando lá vivi, em 2019 valorizou 13.6%, tenho outro PPR na Irlanda, valorizou 24% (excelente ano, mas em 2018 foi fraco).

Tenho um PPR em Portugal, não consigo ver quando valorizou porque a Generali é a empresa mais vergonhosa que eu já tive o desprazer em conhecer (são PPRs da empresa e como tal estou limitado ao que a empresa oferece dentro do plano). Além de não ter essa informação de forma transparente e facilmente acessível (quer numa app quer website) enviam papéis todos os meses que não dizem porra nenhuma, mas pelo cálculo dos juros acho que valorizou abaixo de 1%, ou seja, cobram comissões para dar o mesmo que uma conta a prazo... Vergonha! Mantenham-se afastados da Generali, uma vergonha de empresa!!!

Tenho um PPR nos EUA de quando lá vivi, em 2019 valorizou 13.6%, tenho outro PPR na Irlanda, valorizou 24% (excelente ano, mas em 2018 foi fraco).

Tenho um PPR em Portugal, não consigo ver quando valorizou porque a Generali é a empresa mais vergonhosa que eu já tive o desprazer em conhecer (são PPRs da empresa e como tal estou limitado ao que a empresa oferece dentro do plano). Além de não ter essa informação de forma transparente e facilmente acessível (quer numa app quer website) enviam papéis todos os meses que não dizem porra nenhuma, mas pelo cálculo dos juros acho que valorizou abaixo de 1%, ou seja, cobram comissões para dar o mesmo que uma conta a prazo... Vergonha! Mantenham-se afastados da Generali, uma vergonha de empresa!!!

Nesses papeis que enviam todos os meses, não dizem o valor atual da UP em cada mês?
E não dizem também o saldo disponível em cada mês?

Nos PPR's do estrangeiro, como sabes já a % exacta de valorização obtida em 2019, se o ano ainda nem terminou?

No meu fundo de pensões só devo saber o calculo final(exacto) do ano de 2019 quando me mandarem a carta como os resultados lá para Fevereiro...

Nesses papeis que enviam todos os meses, não dizem o valor atual da UP em cada mês?
E não dizem também o saldo disponível em cada mês?

Nos PPR's do estrangeiro, como sabes já a % exacta de valorização obtida em 2019, se o ano ainda nem terminou?

No meu fundo de pensões só devo saber o calculo final(exacto) do ano de 2019 quando me mandarem a carta como os resultados lá para Fevereiro...
Não, mandam um papel todos os meses que apenas indica a contribuição desse mês, totalmente inútil, nem o total inclui.

Quanto à valorização é de 1 ano, eu é que erradamente chamei 2019, mas é de 25 Dez 2018 a 25 Dez 2019 para ser exato, calha do mercado dever 20% nas próxima semana e será bem diferente .

Por exemplo, eu entro na app da vanguard e vejo isto, pensava que era prática habitual até começar a trabalhar com a Genereli...

4fbbfd0519b60005cbe20204fe3d1ff4.jpg

Voltar
Superior