O que é uma boa poupança?

A partir de hoje 9 janeiro, todos os bancos devem receber transferências imediatas e, se já fizerem o seu envio, cobrar o mesmo que por uma transferência "normal" (SEPA). ActivoBank, Atlântico, Bankinter, BBVA, Best, BNI Europa, BPI, Caixa Agrícola, CGD, EuroBic/ABanca, Invest, moey, Montepio, Millennium, Novo Banco e Santander deverão estar nesta situação.

A partir de 9 outubro, todos os bancos devem fazer envio de transferências imediatas.​

Last edited:
Nada de grande novidade.
É o que eu costumo dizer: Mais importante do que aquilo que se ganha, é o quanto se gasta...

Nada de grande novidade.
É o que eu costumo dizer: Mais importante do que aquilo que se ganha, é o quanto se gasta...

"Toda" a gente sabe onde pode poupar. O segredo está em conseguir mudar o comportamento de maneira a fazer a poupança. Depdende do próprio, mas também é muito influenciado pelos pares, pela sociedade em geral e até pela família. Num mundo todo virado para o consumo, quem se esforça por mudar o comportamento de forma a poupar é por vezes visto como uma ave rara.

Não recuperou da queda de 2022..

2013 -> 7,46%
2014 -> 12,19%
2015 -> 2,31%
2016 -> 0,88%
2017 -> 6,74%
2018 -> -3,5%
2019 -> 10,94%
2020 -> 4,9%
2021 -> 6,05%
2022 -> -11,6%​
2023 -> 7,81% (*)

(*) Ainda pode sofrer algum pequeno ajuste do resultado final.

Mais um ano e vão 12 anos. Objectivo seria manter este fundo aí uns 30 anos...

2013 -> 7,46%
2014 -> 12,19%
2015 -> 2,31%
2016 -> 0,88%
2017 -> 6,74%
2018 -> -3,5%
2019 -> 10,94%
2020 -> 4,9%
2021 -> 6,05%
2022 -> -11,6%​
2023 -> 7,81% ​
2024 -> 7,94% (*)

(*) Ainda pode sofrer algum pequeno ajuste do resultado final.

um conjunto de bons conselhos para a poupança

alguns são mais do que óbvios, mas outros nem tanto, eu por exemplo não sabia isso de pesquisar viagens

Dicas infalíveis para poupar dinheiro todos os meses

Isso de comprar viagens em modo incognito no browser ou a usar uma VPN de outro país, acho que é mais mito urbano do que outra coisa. Ou então tenho muito azar e nunca vi diferenças. Os youtubers que têm patrocinio de VPNs estão sempre a apregoar isso (isso e comprar a Youtube premium com IP da India e pagar 1 eur por mês [:)]).

Isso de comprar viagens em modo incognito no browser ou a usar uma VPN de outro país, acho que é mais mito urbano do que outra coisa. Ou então tenho muito azar e nunca vi diferenças. Os youtubers que têm patrocinio de VPNs estão sempre a apregoar isso (isso e comprar a Youtube premium com IP da India e pagar 1 eur por mês [:)]).

Usar VPN de outros países não faço ideia, mas há diferenças para o mesmo hotel entre comprar em Portugal ou na Alemanha por exemplo, não é o mais habitual mas encontra-se. Casos em que o hotel está focado naquele mercado por exemplo.
No limite o hotel pode cancelar a reserva se vir que o cliente é português e não alemão.

Já fiz essa experiência em família. Eramos 4 ou 5 a tentar marcar os mesmos voos. Em 2 cidades diferentes. Um mac, 2 PCs e um a usar as Apps android. Só não usámos VPNs (não nos lembrámos dessa). É certo que os valores não eram sempre iguais, mas não conseguimos encontrar padrão nenhum. Ora tirava eu os preços mais caros, ora tirava os mais baratos. E as diferenças eram sempre mínimas.

DPs com TANB > 2,75%

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	30.2 KB ID:	14568756
​​Custos de manutenção (se existirem), mantendo o DP e durante o seu prazo, indicados na coluna Notas.

Vários destes bancos oferecem transferências online gratuitas (ex: BAI Europa, Best, Bison, BPG, Openbank), sujeitas a um limite diário entre 5k e 25k. Outros cobram 0,50€ por transferência (ex: BiG). Alguns cobram mais (ex: 1,50€ no BNI Europa).​

Contas Poupança

Produtos que permitem reforços e resgates sem penalização.

Bankinter Conta Mais Ordenado (5,00% TANB sobre até 10k, durante um ano). Requer reforço mensal de 800€ (que depois se pode retirar) e utilização de um cartão de crédito gratuito. Conta sem custo. Bónus de 25€ a 100€ na adesão por convite (forneço o meu em privado) [detalhes]

Banco CTT Conta Poupança Livre (3,00% TANB sobre até 5k, atualizável a qualquer momento). Requer domiciliação de salário/pensão de 800€, ou 3 débitos diretos de despesas domésticas. Com 5k há isenção do custo da conta.

Trade Republic (2,75% TANB sobre até 50k, atualizável a qualquer momento). Estrangeiro, a declarar no IRS. Levantamento demora 1 a 2 dias úteis a chegar a conta nacional, mas há atrasos ocasionais. Conta sem custo. Bónus de 10€ na adesão por convite.

bunq (2,67% TANB durante 6 meses, depois 2,01%, atualizáveis a qualquer momento). Estrangeiro, a declarar no IRS. Conta sem custo no plano "free".

Klarna flex (2,65% TANB, atualizável a qualquer momento). Estrangeiro, a declarar no IRS. Conta sem custo.​​

Openbank Conta Poupança Boas-vindas (2,60% TANB durante 6 meses, depois 2,50% com reforço mensal de 700€ ou 1,00% sem esse reforço). Estrangeiro, a declarar no IRS. Conta sem custo.

Contas gratuitas

Contas sem custo de manutenção nem "pacote" e com transferências gratuitas.
Cartão de débito físico do primeiro titular também gratuito, exceto quando indicado diferente nas notas.​

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	30.2 KB ID:	14568756
* Bankinter oferece 25€ a 100€ na adesão por convite (forneço o meu em privado) [detalhes]

** moey oferece 10€ na adesão por convite, após 20€ em pagamentos com o cartão [regulamento​]

Last edited:
Já estamos no último mês do ano e em jeito de balanço, 2024 foi positivo em termos de retorno das poupanças aplicadas em produtos de capital garantido.
Com taxas entre os 3,65% e os 6,126% não foi nada mau.
Agora em 2025 é sempre a decair, algo que até já começou, dado que os CA's série B tiveram acima dos 4,3% e já vão pouco a cima dos 3,5% e cada mês que passar a taxa vai diminuir mais.
Os série C que tinha, terminam este mês.

E por este andar os CA's série D, E e F também podem vir a levar corte na taxa...a Euribor a 3 meses já só está 0,4% acima dos 2,5%.

Parece estar iminente e poderá até já ser em Abril que os CA's das séries mais recentes comecem a ter a sua taxa de remuneração diminuida..

Taxa euribor a 3 meses hoje 03-03-2025 --> 2,464%

Trade Republic já vai nos 2.75... Ja nem justifica.

BTW eles fazem retenção do imposto logo na fonte ?

Boas. O Revolut continua com depósitos a prazo nos 4%. Estava nos 2,29, mas o mes passado fiz uma nova sub-conta e deram 4% (em libras). Cancelei logo as outras sub-contas que tenho e abri todas a 4%. E ainda continua. Nao tenho lá muito, mas todos os dias entram £0,05 a £0,10. Em comparacao, o LLoyds faz 1,15% e baixaram recentemente. Aí em PT nao faco ideia dos valores.

2,50% a partir do dia 12, refletindo a redução anunciada ontem pelo BCE.

Não fazem retenção de imposto. Tens depois de declarar a conta e os juros recebidos no IRS. O habitual em bancos e corretoras estrangeiros.

Boas. O Revolut continua com depósitos a prazo nos 4%. Estava nos 2,29, mas o mes passado fiz uma nova sub-conta e deram 4% (em libras). Cancelei logo as outras sub-contas que tenho e abri todas a 4%. E ainda continua. Nao tenho lá muito, mas todos os dias entram £0,05 a £0,10. Em comparacao, o LLoyds faz 1,15% e baixaram recentemente. Aí em PT nao faco ideia dos valores.

Se for como cá, o saldo à ordem está ao abrigo de um fundo de garantia bancário, mas as contas poupança são investimentos (money market funds) e não estão.

Nem todos os "depósitos a prazo" são iguais. Infelizmente, é permitido usar esse nome para depósitos não bancários, levando a pensar que são iguais aos dos bancos nacionais mas com melhor taxa.

E fazes muito bem.

No UK não sei quais os montantes que estão abrangidos pelo fundo de garantia, mas não deverá ser muito diferente dos países que integram o Eurosistema.

Em PT, e também em qualquer país que integra o Euro, o dinheiro "estacionado" numa conta do Banco Revolut que tem a sua sede na Lituânia, está garantido pelo regime de garantia de depósitos em vigor na Lituânia. Como este país integra o Eurosisistema, os montantes até 100.000€ estão cobertos.

Já o dinheiro aplicado em investimentos nos Fundos do Mercado Monetário, que não são depósitos a prazo, estão protegidos até um total de 22.000€. Esta informação é dada, no momento que o investidor canaliza fundos para essa forma de investimento.

Em PT, a taxa de juro paga neste momento para quem tem o plano Premium é de 2,47% em Euros, 4,12% em GBP e 3,77% em USD. Para outras subscrições, nomeadamente o plano Standard, as taxas serão ligeiramente inferiores.​

Last edited:
Ainda hoje fiz um depósito a prazo no InvestBank a 3 meses a 2.4% brutos, não achei mau.

Estou a gostar da interação com o Banco, site impecávek, app simples mas impecável, comunicação com a gestora por email rápida e eficaz.

Back