POWER BOX. Tens? Satisfeito?

Não sei onde está a piada, vais de encontro ao que disse. No meu caso a marca empobreceu a mistura por forma a pemitir ao motor cumprir normas.

Por isso mesmo o motor trabalha sempre com mais temperatura, consequência da mistura pobre. O que estou a dizer é facilmente comprovavel...

Cump.

Então, a mistura é pobre, e o motor trabalha com mais temperatura? Não estarás a confundir qualquer coisa? Uma mistura pobre tem menos combustível para queimar (por unidade de ar), logo o motor aquece menos.

Se o teu objectivo era baixar a temperatura de funcionamento de motor, não sei se terás obtido o que querias [:D] Até porque essa temperatura depende muito mais da carga que lhe dás que nas relações A/F utilizadas...

Então, a mistura é pobre, e o motor trabalha com mais temperatura? Não estarás a confundir qualquer coisa? Uma mistura pobre tem menos combustível para queimar (por unidade de ar), logo o motor aquece menos.

Se o teu objectivo era baixar a temperatura de funcionamento de motor, não sei se terás obtido o que querias [:D] Até porque essa temperatura depende muito mais da carga que lhe dás que nas relações A/F utilizadas...

Que eu saiba,uma mistura pobre levanta a egt. Claro que isto tem uma janela e depende se falamos de cargas parciais ou totais.Mas no extremo é isto que acontece.

Qual era o defeito nesse caso em específico?

Cool start muito agressivo, problemas na mistura em certas faixas de rotação e problemas nos sensores de detonação que os faziam queixar-se da SC95.

E outros retoques que não são significativos

Last edited:
Cool start muito agressivo, problemas na mistura em certas faixas de rotação e problemas nos sensores de detonação que os faziam queixar-se da SC95.

E essas correcções foram feitas pela marca?

OK.

Como só vi log´s de uma unidade de 2010 que já é pós actualizações,não tinha noção das alterações.

E até e bastante conservador,sobretudo no timing usado,que aquilo anda bem pobrezinho,sobretudo no inicio do regime.

Referes-te a um otto certo?

Espera aí,segundo percebi enriqueceste a mistura e o carro baixou os consumos?E esse enriquecimento foi feito através da box,com o intuito de ganhar potência?

Sim é um motor a gasolina. Já o disse, coloquei box para compensar uma admissão e escape menos restritivos. A potência que ganhou ou não nunca foi importante... Noto sim um maior à vontade no motor.

Cump.

Não estou a confundir. Eu tenho falado no meu caso concreto e até descrevi como custumo rodar calmamente. Nestas condições noto o motor menos quente, em especial a circular em ambiente urbano onde a diferença é maior. Ter baixado a rotação de relanti também ajudou bastante! Note-se que é um motor sem refrigereção liquida...

Ainda assim, e não sabendo nem querendo saber de ganhos absolutos de potência ou binario, ganhei em agradibilidade de utilização. O motor roda mais à vontade em baixos regimes e noto-o mais expedito a subir de rotação.

Não sou mecânico, pelo que não tenho (nem quero ter [:D]) conhecimentos para explicar o maravilhoso mundo da mecânica. Limitei-me a responder ao que o tópico trata, sobre a minha experiência, nada mais.

Cump.

É possível que seja. Inclusive os consumos anunciados são os mesmos, o que mostra que, a baixas velocidades, o mapeamento deve ser muito semelhante ou mesmo igual.

Quanto à questão dos andamentos, custa-me a crer que acreditas que uma viatura reprogramada pode ter, em andamentos estáveis, consumos mais baixos...porque mais uma vez voltamos à necessidade das marcas, de terem os seus motores altamente eficazes.

Eu não disse que acreditava ou deixava de acreditar. Questionei pessoas com carros reprogramados (mas que sejam minimamente intelingentes, o que não é o caso do típico Zé Boné do "Aude" A3 1.9 TDi com repro do bafo que acredita em tudo o que o CB diz) precisamente para tirar as teimas, mas continuo com dúvidas...

Para te responder correctamente vou ter de novamente pôr as coisas em perspectiva.

Antes deste carro tinha uma touring com o mesmo motor que pesava mais 100kg e em cidade dificilmente baixava dos 8 litros, sendo que o normal era andar nos 9. Sempre de CB. E tinha jantes 16.
Neste que é coupé com jantes 18 e pneu traseiro 255, mesmo antes da repro fazia consumos inferiores. Na ordem dos 7/7.5 litros.
Actualmente o CB mostra sempre abaixo dos 6.5.
Isto em condução normal sem preocupações com consumos.

Acredito que em ritmos semelhantes gasto o mesmo que gastava antes, especialmente em AE.
Também acredito que o coupé gasta menos do que a touring. Isso reparei logo que o comprei.

Agora... o que acho mesmo é que conheço cada vez melhor o carro e que agora já perdi um pouco a "tesão do mijo" e carrego menos vezes a fundo no acelerador. Ainda assim não são poucas e acho que o carro gasta pouco.
Convenhamos que 7.5 de média num percurso feito a 180/200 é bom!! Muito bom!! E antes que venham desmentir-me, é claro que não foi sempre a essas velocidades... há mais carros na estrada e zonas em que não convém exagerar.

Óbvio que com o prego a fundo o consumo instantâneo passa dos 20 litros [;)] mas a essas velocidades só preciso de ir a encostar o pé.

Daquilo que percebo de física não me restam dúvidas que para o mesmo andamento o consumo será igual. Só será inferior se andar mais devagar.
Por outro lado, em subidas íngremes em que sem repro precisava de carregar a fundo ou até reduzir, sou levado a acreditar que o consumo possa reduzir marginalmente. Opinião para a qual não encontro bases científicas.

Não sou uma pessoa virada para os consumos. Não tenho necessidade porque aquilo que gasto em gasóleo é pouco.

Posso acrescentar que o meu depósito leva 62 litros e faço sempre por volta de 750/800 kms a andar maioritariamente em cidade.
Média ponderada: 7.5 Portanto, erro de 1 litro.

O que está a BOLD: Era aí que eu queria chegar! Independemente do erro de CB ser monstruoso esse consumo não deixa de ser bastante bom para o andamento, peso do carro e dimensão dos pneumáticos.

Quanto ao resto, obrigado pelo teu realista testemunho.

É me difícil responder-te a isso de uma forma geral,mas sim há de tudo um pouco.Quem sabe fazê-lo(e não é ciência de foguetões,nem nada que se pareça),de um modo geral não o faz porque dá demasiado trabalho.Além disso não me lembro de ter visto ou ouvido falar de cliente algum preocupado com isso.Ou seja é algo que terão de ter em conta excepcionalmente.

Depois há aqueles que nem sonham porque ficam os cb´s alterados,muito menos sabem como corrigi-los.Isto é triste mas é muito mais frequente do que se pensa,não tenho a menor dúvida disso.Há ainda aqueles que além de não alterarem devido ao trabalho que dá,tem ainda a benesse de deixar o cliente duplamente satisfeito com o cb a apresentar consumos mais baixos.

Aquilo que quis frisar,foi que independentemente de quem fizer o chip e seja lá porque motivo ninguém corrige cb´s em chips digamos que,comerciais.Mudam é os motivos porque não o fazem e isso sim,já me parece bem mais sintomático.

Por último,quem são esses experts,que dizes fazerem tais afirmações no caso dos 1.6 tdi?

Estou a ver que em termos de CBs os chiptuners não sabem fazer bem as coisas :sh)

Os "experts" foram malta que faz repros, mais que uma casa até.

Excepção para a dimensão do IC que costuma ser maior nos Golf/Leon e mais pequeno nos Polo/Ibiza, de resto com o mesmo motor e mesmo modelo, 1.6 TDi 90 e 105cv, o hardware é igual.

Sim é um motor a gasolina. Já o disse, coloquei box para compensar uma admissão e escape menos restritivos. A potência que ganhou ou não nunca foi importante... Noto sim um maior à vontade no motor.

Cump.

Para precisares de uma box para o "regar",suponho que tenha uma unidade de comando algo primitiva,uma vez que nas mais recentes,mesmo ao aumentar a eficiência volumétrica como fizeste,ela encarrega-se de manter a mistura,fazendo correção de lambda.

Apesar de satisfeito,não vejo qualquer vantagem em andares com uma mistura mais rica,sobretudo em cargas parciais,onde não há qualquer necessidade disso,é combustível desperdiçado,e sobretudo não há ganhos de potência a não ser que tenha ficado estupidamente pobre. Tens noção do afr que isso usa neste momento?[;)]

Estou a ver que em termos de CBs os chiptuners não sabem fazer bem as coisas :sh)

Os "experts" foram malta que faz repros, mais que uma casa até.

Excepção para a dimensão do IC que costuma ser maior nos Golf/Leon e mais pequeno nos Polo/Ibiza, de resto com o mesmo motor e mesmo modelo, 1.6 TDi 90 e 105cv, o hardware é igual.

Repara que eu falei apenas numa parte deles,que com um pouco de azar será a grande maioria.Mas como é evidente também há quem saiba,até porque isso não tem nada demais,além disso temos cá na tuga quem seja liga dos campeões no assunto. ;)

Como já referi,é uma questão de trabalho e tempo perdido,porque não é por causa disso que deixa de ser um bom chip,e o carro fazer potência na mesma.

Seria necessário construir por exemplo o mapa de combustível todo ponto a ponto,e para isso um chip não pode custar o preço de mercado.Consome demasiadas horas.

Sim o hardware é todo semelhante,eu referia-me ao bloco e internos.Atenção a esses supostos experts.

pessoal no meu caso eu so queria tirar o foço que o meu carro tem ( Fiat Grande Punto 1.3multijet 75cv 2007) antes de entrar o turbo as 2000rpm
acham que uma box boa da racechip ou italian consigo retirar isso? e dar lhe mais vida em baixas?
eu ate o reprogramava mas a embraiagem nao anda muito famosa entao vai fazer me mudar bem mais cedo.

Para precisares de uma box para o "regar",suponho que tenha uma unidade de comando algo primitiva,uma vez que nas mais recentes,mesmo ao aumentar a eficiência volumétrica como fizeste,ela encarrega-se de manter a mistura,fazendo correção de lambda.

Apesar de satisfeito,não vejo qualquer vantagem em andares com uma mistura mais rica,sobretudo em cargas parciais,onde não há qualquer necessidade disso,é combustível desperdiçado,e sobretudo não há ganhos de potência a não ser que tenha ficado estupidamente pobre. Tens noção do afr que isso usa neste momento?[;)]

Eu acho que fui claro quando disse que não sou nenhum entendido em mecânica. Assim não faço ideia do que seja o afr...

Como disse no meu caso, a box foi para completar um conjunto de outros factores. Não sei se a centralina é ou não antiga (pelo menos anda cá desde 2007[:D]).

Mesmo em cargas parciais nota-se o motor mais solto. O melhor exemplo será que antes só conseguia rodar em 5ª por volta dos 85/90 kms/h agora a 70/75 já roda bem, sem esforço.

Tenho consciência que a box não faz mais que enganar a centralina, mas estou contente com os ganhos. A fiabilidade, daqui a uns anos poderei comentar...

Cump.

pessoal no meu caso eu so queria tirar o foço que o meu carro tem ( Fiat Grande Punto 1.3multijet 75cv 2007) antes de entrar o turbo as 2000rpm
acham que uma box boa da racechip ou italian consigo retirar isso? e dar lhe mais vida em baixas?
eu ate o reprogramava mas a embraiagem nao anda muito famosa entao vai fazer me mudar bem mais cedo.

A embraiagem só vai ceder se o reprogramador não souber controlar o binário

Eu acho que fui claro quando disse que não sou nenhum entendido em mecânica. Assim não faço ideia do que seja o afr...

Como disse no meu caso, a box foi para completar um conjunto de outros factores. Não sei se a centralina é ou não antiga (pelo menos anda cá desde 2007[:D]).

Mesmo em cargas parciais nota-se o motor mais solto. O melhor exemplo será que antes só conseguia rodar em 5ª por volta dos 85/90 kms/h agora a 70/75 já roda bem, sem esforço.

Tenho consciência que a box não faz mais que enganar a centralina, mas estou contente com os ganhos. A fiabilidade, daqui a uns anos poderei comentar...

Cump.

Desculpa,não me tinha apercebido disso.[:cool:]

AFR é o air fuel ratio,ou seja a relação ar combustível.

Se é uma unidade de comando de 2007 e original,faz exactamente o que referi.
Falamos de um motor atmosférico certo?Queres revelar qual?

Supondo que sim,e que essa box só altera a quantidade de combustível,experimenta retirá-la,só para ver.[;)]

Se a embraiagem anda mal, então ou arranjas(reforças ou mudas) ou deixas andar assim e quando der de sí reprogramas.
Não é a Box que te vai poupar na embraiagem, pelo contrário, e um reprogramador pode controlar isso, quando a embraiagem der de sí afinas para melhor, já a box é sempre igual.

Back