PROCEED. O anti suv ?

exactamente, shooting brake eram originalmente de 3p, e recentemente e em comercialização só estou a ver o Ferrari gtc4 lusso.
Ainda antes das sw de 5 portas uma grande parte, ou mesmo a totalidade das carrinhas eram 3 portas, mas ninguém as chamava de shooting brake.

Actualmente vivemos um momento onde os nomes deixaram de ter o sentido original e passaram a dar para tudo, são disso exemplo o "coupé" e o "SUV", que na maioria não passam de vulgares sedans, carrinhas, hatchback ou crossover.
Não vai à muito que as carrinhas eram tendencialmente sw e agora passou tudo a "sports" qualquer coisa [:D]
Eu então cá em casa tenho um ex-libris: C-HR o SUV coupe! [:D]

Se fosse pelo lado funcional comprariam MPVs...
Aliás sempre achei um completo mito a facilidade de acesso ao interior dos SUV. Desde quando subir para o carro torna o acesso fácil? [:p] Experimentem por a avó com pouca mobilidade da família a entrar sozinha no belo do SUV...vai correr muito bem.

E também não é por acaso que toda uma geração de novos "SUV" são na verdade berlinas altas que colocam a altura dos assentos ao nível da bacia permitindo entrar e sair sem cair ou subir.

E opinião muito pessoal, o conforto para adultos nos bancos traseiros dos SUV é muito pior que um bom sedan/carrinha devido ao ângulo bacia/coluna muito perpendicular com as pernas ficarem muito verticais. Prefiro mil vezes estar sentado nos bancos traseiros de um Série 3 do que num X3, por mais espaço e superfície vidrada que o último tenha a mais...

Tenho familiares idosos que só andam de SUV.

Depois também há diferenças entre eles. Um Qashqai ou um Tiguan é diferente de um XC90 ou de um Range Rover, onde a posição de condução é bem mais alta.

A KIA Proceed está muito engraçada na minha opinião, mas a roubar vendas será à Ceed SW e à Hyundai I30 SW. A moda dos suvs está para durar.

Mas que está um produto muito bom, isso está, até além da estética. Tenho visto os testes lá fora e as opiniões são unânimes: qualidade de construção e feeling de condução exemplares. Estes coreanos a colocar a carne toda no assador.

Eu pessoalmente, neste momento, entre a Proceed, a nova Corolla SW e o Civic sedan, fico indeciso.

exactamente, shooting brake eram originalmente de 3p, e recentemente e em comercialização só estou a ver o Ferrari gtc4 lusso.
Ainda antes das sw de 5 portas uma grande parte, ou mesmo a totalidade das carrinhas eram 3 portas, mas ninguém as chamava de shooting brake.

Actualmente vivemos um momento onde os nomes deixaram de ter o sentido original e passaram a dar para tudo, são disso exemplo o "coupé" e o "SUV", que na maioria não passam de vulgares sedans, carrinhas, hatchback ou crossover.
Não vai à muito que as carrinhas eram tendencialmente sw e agora passou tudo a "sports" qualquer coisa [:D]

Exato, por isso chamei a isto sportback pq na realidade acaba por ser uma carrinha com traseira sport-line [:D]

A KIA Proceed está muito engraçada na minha opinião, mas a roubar vendas será à Ceed SW e à Hyundai I30 SW. A moda dos suvs está para durar.

Mas que está um produto muito bom, isso está, até além da estética. Tenho visto os testes lá fora e as opiniões são unânimes: qualidade de construção e feeling de condução exemplares. Estes coreanos a colocar a carne toda no assador.

Eu pessoalmente, neste momento, entre a Proceed, a nova Corolla SW e o Civic sedan, fico indeciso.

Dentro da Hyundai/Kia no segmento C, atenção ao i30 fastback. Na minha opinião está bastante bem conseguido, melhor que esta proceed.

Uma carrinha CLS não é shooting brake? :confused::rolleyes:

nops… Da mesma forma que a Mercedes "faralhou" o termo coupé para o CLS, também "faralhou" o termo shooting brake para o CLS, CLA.
Mais a sério, o termo shooting brake já vem do tempo das carroças e a sua definição já sofreu várias evoluções. Mas a última a estar convencionada referia-se a carrinhas derivadas de (verdadeiros) coupés, ou seja, sempre com três portas, duas laterais e uma traseira.

Uma das mais recentes a surgir:
1a42983d-aston-vanquish-zagato-shooting-brake-spy-9.jpg

Acho a carrinha muito bonita, não vai destronar nenhum SUV. Mas eu também já não sei o que é que é realmente um SUV, os conceitos hoje em dia estão todos alterados...
Poderia dizer também que há quem os compre por ser moda, mas ao mesmo tempo, volto a cima sobre o que é ser um SUV, é que um Clio 10cm mais alto não faz diferença nenhuma em nada, já um XC60 faz, na tal altura etc etc... fora a parte de dizerem que precisam de um SUV, quando na verdade precisam de um veiculo mais adequado para entrar e sair, e posição de condução devido a problemas de saúde ou para os evitar, e calha de hoje em dia haver mais oferta entre os MPV e os SUV ou Crossovers, quem realmente precisa de um SUV é porque precisaria da altura ao solo do mesmo(os buracos na estrada são desculpa, não contam[:D]) sistemas de tracçao integral e por aí, mas também com umas jantes de 20" todas catitas ir meter isto na terra[:D]
No fundo, e como já se viu várias vezes aqui de quem procura carro, querem é ter uma desculpa para trocar, porque aquele é mais bonito, tem mais gadjets ou(para o outro tópico) meter nojo ou achar que mete nojo aos vizinhos.

A unica que me faz especie neste pro é o overhang na traseira que cria ali uma certa desproporção em relação á dianteira. Tal não seria problema numa carrinha clássica, mas aqui com o formato sportback, fica um tanto esquisito. Talvez devessem ter recortado ali um bocado a traseira mesmo penalizando uns cms a mala.

Last edited:
Uma carrinha CLS não é shooting brake? :confused::rolleyes:

Apenas 3 portas???

então não existe nenhuma no mercado?

Já lhe perguntei se ele não considera a CLS uma shooting brake. [;)]

Salvo erro o nome shooting-brake era por serem usadas para caça em que seria necessário espaço para levar as armas, munições e no regresso trazer tambem as peças de caça

A unica que me faz especie neste pro é o overhang na traseira que cria ali uma certa desproporção em relação á dianteira. Tal não seria problema numa carrinha clássica, mas aqui com o formato sportback, fica um tanto esquisito. Talvez devessem ter recortado ali um bocado a traseira mesmo penalizando uns cms a mala.

Deviam ter colocado mais uns cm ao capot.

Nessa perspectiva ainda parece mais banal, não vejo aqui nada que faça disparar uma “moda”.

Na década de 70 havia muitas shooting breaks....

wallpapers_vauxhall_viva_1970_1_b.jpg

Esta era das mais inusitadas... aliás, tive um sedan 2 portas deste carro acima. Coisa rara hoje.

No caso deste Proceed, parece-me que vão ter duas versões de carrinha. O mercado só fica a ganhar em haver diversidade!

No final da década de 80 a Toyota também tinha muitas derivações do Corolla Sedan, liftback, hatchback, etc... [:cool:]

Haja diversidade e opções, em especial com qualidade, como parece ser o caso.

Nessa perspectiva ainda parece mais banal, não vejo aqui nada que faça disparar uma “moda”.

Eu vejo algum potencial por juntar 3 em 1. A praticidade/carga duma carrinha + fator emocional dum sport coupé + trazer essa receita para os generalistas com o plus de até agora ser uma imagem colada ao premium, ou seja um toque up market.

Por outras, é uma receita que tem algum potencial de virar moda por ainda ser fresca e com alguma exclusividade de imagem, tendo em conta também que SUV perdeu esse fator de tanto sucesso que alcançou nos últimos tempos.

Last edited:
Este ano estou a pensar trocar um dos carros. Estava à espera da saída deste.

Ontem mostrei este à mulher: "ai que carro feio!" "isso é uma carrinha ou que é isso?" "filha...isto é uma shooting brake!" "hum...não gosto!"

Meu Deus...

Este ano estou a pensar trocar um dos carros. Estava à espera da saída deste.

Ontem mostrei este à mulher: "ai que carro feio!" "isso é uma carrinha ou que é isso?" "filha...isto é uma shooting brake!" "hum...não gosto!"

Meu Deus...

As senhoras mexem-se sempre pela tendência vigente e geralmente são pouco dadas á inovação. Por outras, só gostam quando a coisa já é reconhecidamente trendy :)

As senhoras mexem-se sempre pela tendência vigente e geralmente são pouco dadas á inovação. Por outras, só gostam quando a coisa já é reconhecidamente trendy :)

A onda delas é SUV. E são a razão para o sucesso desse segmento também.

Mostro-lhe um C5 Crosstourer ou o novo RAV 4 até se baba.

Back