Atenção que disse isso da luz a brincar [

]
Mas que acredito que muitos dos que não apreciam ou até "detestam" os SUV, tenham essa posição mais por desconhecimento é um facto.
Bem acredito que alguns desdenhem por desconhecimento mas também acredito que existe quem não goste mesmo, afinal estamos no fórum AHO e não no AHO TT.
Aos que não gostam, bem estão no direito deles. Eu também não grande fã mas tenho vindo a apreciar alguns.
Fazendo um pouco OT..
Também não sou nada fã de Mercedes mas para mim o Classe S continua a referência e carros como CL e SL são simplesmente magníficos. Já os Classe A, B e mesmo o actual C não os acho mesmo nada de especial nem melhores que concorrência.
De qualquer forma haverá sempre diferentes opiniões sobre estas coisas.
Mau seria se não houvesse. Estamos aqui para discutir, desde que saudavelmente e com respeito por opções contrárias claro.
Eu conheço um naipe razoavel de pessoas, mais velhas e endinheiradas que eu, que depois de passarem por muitos carros se fixaram em SUVs. Ou seja compraram um primeiro SUV que depois foram trocando por outros.
Haverá também seguramente, mas não me lembro de ninguém que depois de ter um SUV 2 ou 3 anos, tenha trocado para uma berlina ou station.
É um bocado como as caixas auto. Quem tem nunca mais volta para as manuais.
E eu até os percebo... Ora vejamos:
Normalmente os donos de X5's, Q7's, ML's (exemplos atenção) vivem bem e a maioria já não é jovem tal como as pessoas que conheces.
Posto isto não lhes interessa poupar 2l aos 100km ou não estão preocupados em demorar mais 1s ou 2s naquela recuperação tal como podem pagar os pneus e revisões destes motores, normalmente, de 6 cilindros diesel.
Provavelmente transportam de vez em quando várias pessoas e um Q7 com suspensão pneumática é soberbo.
Provavelmente têm uma herdade no Alentejo e aí dá jeito para fazer aquela estrada de campo. Para isto normalmente não é preciso um verdadeiro TT.
Resumindo se podem pagar a diferença a diferença para os equivalentes em station 530d, A6 3.0TDi e E 350CDi e se os preferem why not ?
Até porque quem quer um carro performante é melhor comprar um 2º carro mais pequeno e ágil pois carrinhas de quase 2 toneladas e motores diesel de 6 cilindros não são aquilo a que se pode chamar desportivo.
Claro que quem quiser poupar 1 ou 2l, precisar daqueles segundos nas recuperações e não precisar de um SUV que opte pelas carrinhas que mencionei que são grandes automóveis. Não são é desportivos.
Claro que se aplicarmos exclusivamente a racionalidade, talvez não sejam a opção. Mas é porreiro poder dispor da versatilidade acrescida que representam, transportando 7 pessoas (alguns) e permitindo uma abordagem aos pequenos obstáculos do dia a dia ou o tal caminho para chegar à praia ou a estrada com neve, de forma mais confiante.
São opções, para uns fazem sentido, para outros não. Ou seja depende das necessidades de cada um.
Tão simples quanto isto.
Bom, mas não me querendo repetir, posso referir que também estive dentro desse XC60 na FIL e que também gostei muito. Depois disso já estive dentro de mais 2 ou 3 um pouco menos sofisticados em termos de cores, materiais e extras e ainda assim são muito bons.
Não há dúvidas que a Volvo fez um excelente trabalho com este XC60.
Mesmo o X3 actual (depois do restyling) tem um ambiente a bordo bastante bom.
É verdade que o único X3 que conheço era pré LCI..
Quando andares num, não te esqueças de relatar as tuas impressões. [

]
Eu gosto de acima de tudo ser imparcial ou pelo menos tento.
Gostava de poder opinar com conhecimento de causa e quando o tiver certamente darei o meu feedback sobre este fenómeno dos SUVs.
PS: Sobre o post que fizeste a dizer que o Q7 tem uns interiores tipo Classe S acho que exageraste um bocado. Digo isto adorando os interiores Q7/A6.
Cumprimentos