Se me disseres q os motores c turbocompressor devem ser alvo de alguns cuidados acrescidos de utilização concordo.
N tens q pedir dcpa, e por favor deixem de levar as csas a peito.
Ñ se trata de levar as coisas a peito, estou sp disposto a aprender + qq coisa [
]
E se me enganei, devo pedir desculpa a quem lê eventuais barbaridades [
]
Há vários carros sobrealimentados dos anos 80, c bons donos, q ainda hje andam c o turbo original. Pessoalmente conheço 2 diesel dos 80 e um de 91 otto.
De vista conheço pelo menos mais uns 5 diesel dos principio dos anos 90 q ainda teem o mesmo turbo.
No entanto tbem conheço, quem ainda antes dos 100kkms já tenho danificado ou susbtituido o turbocompressor.
E digo tbem, q nos dia de hje, será preciso é ainda mais cuidados.
Mas pq raio é q dizem q dá mais problemas? C a manutenção preconizada pelo construtor, e os devidos cuidados de utilizaçao n vejo q problemas pode dar.
Esse é um mito q subsssiste desde os 80 por falta de conhecimento dos cuidados a ter na altura, e sistemas tbem relativaemnte frageis, e q voltou a ter um aumento no final dos 90.
Q prazer q me dá andar no merc 250 turbodiesel c 301kkms sem mexidas no turbo (embora o dono reconheça q o fulgor de tdo o motor já n é o mesmo), no 1.9 td psa c 274kkms cujo turbo tbem nca precisou de manutenção extra. Nos dois, apenas a manutençao adequada e óleo do bom, a mudar de especificação conforme a kilometragm.
Como tu dizes, sistemas tb relativamente frágeis... Mas a discussão desta questão ñ ajuda em nada o autor do tópico!
De facto, 2º relatos q tenho ouvido e lido, os motores TSI da VW têm dado alguns problemas...