Que carro devo comprar?

1º Ponto - Altura do ano

Empiricamente, sempre tive a noção que comprar/encomendar um carro no ano corrente para o matricular no ano seguinte é a forma mais simples de poupar dinheiro. Isto pois muitas são as marcas / stands que com o final do ano civil têm de apresentar contas perante as casas mães / bancos concorrendo todos para cotas, metas e prémios.

Esta será então a altura ideal para avançar pois se por um lado os descontos possíveis poderão aumentar, por outro, na aquisição seguinte estamos a falar de um carro que para retoma terá menos 1 ano em papel.

Isto é, como se costuma dizer, "uma faca de dois legumes".
Pode dar-se o caso de o vendedor ou a concessão já ter atingido os objectivos para esse ano e estar portanto a trabalhar já para o ano seguinte, tendo por isso interesse em "atrasar" a concretização da venda...

aliás, no meu recente périplo para comprar viatura encontrei vendedores muito "confiantes".

é uma questão de "legumes"... [:D]

Caro Paulog,

Realmente foi uma falha minha não ter mencionado o que acabou de mencionar.

Obrigado por o ter feito [;)]

Deveria ter sido mais específico, pois o "encomendar no final do ano" para matricular em Janeiro, caso seja um veículo com 60 a 90 dias de prazo esperado, estaremos a falar de assinar o contracto de promessa em meados de Outubro (realmente ainda falta um bocado para o final).

Perante esta situação coloco as minhas dúvidas se alguma concessão algum dia conseguiu "fechar o ano" tão cedo.

Foi esta a situação que pensei para mim, mas tem razão, pois deveria ter explicado melhor.

Cumprimentos.

Caríssimo DocJRA,

Parabéns pelo tópico, pela objectividade e clareza, e pelos apelos à neutralidade.

Não tenho assim muita experiência na matéria mas tudo o que dizes sobre este assunto parece correcto. Gostei particularmente da necessidade de pôr a emoção de parte senão será o coração a comandar a compra. Não devemos excluir absolutamente nenhuma marca.

Eu aqui há tempos fui fazer um test-drive por curiosidade a um modelo de uma marca que nunca imaginaria que produzisse um carro tão bom. Mas era.

No meu entender, falta incluir os seguintes factores:
- Segurança. Hoje em dia somos bombardeados pelos resultados do EuroNCAP e de facto há muitos carros com resultados 5*****, outros modelos nem por isso.
- Garantia. 2 anos, 3 anos, 5 anos, 7 anos... as garantias e os serviços de assistência variam. O que acontece se o carro avariar e estamos a caminho do Algarve para quem vai para baixo ou de Trás-Os-Montes para quem vai para cima? Há carro de substituição? Durante quantos anos existe tal serviço? O que é que está incluído na garantia? Quantos km tem a garantia?
- Historial do modelo. Já houve "recalls"? Foram corrigidas as situações de forma célere e gratuita?
- Auto-manutenção. Para trocar uma lâmpada preciso de ir com o carro a uma oficina? E para trocar uma simples correia do alternador? Há casos onde para se trocar uma lâmpada é preciso tirar o pára-choques...
- Rede de concessionários. Se houver algum problema, tenho próximo de mim um concessionário oficial? Para algumas zonas mais isoladas do país isto pode ser importante na escolha da marca.

Parabéns pelo tópico, vou estando atento.

Já agora uma correcção: a altura do Chewbacca é de 2,28 metros. (http://starwars.com/databank/character/chewbacca/index.html)

Obrigado a todos pelas vossas colaborações.

Amanha com mais tempo vou tentar editar o post inicial e colocar o nºs dos post que até agora trouxeram algo de novo.

Se me esquecer de alguém deem-me na cabeça. :sh)

Caro Jarod, excelente contributo.

Relativamente ao verdade Chewy ter "apenas" 2.28m, só posso tirar a conclusão que nenhum actor terá mais de 1.80 dada a diferença de alturas que podemos encontrar na saga. [:p]

Cumprimentos.

Caro Paulog,

Realmente foi uma falha minha não ter mencionado o que acabou de mencionar.

Obrigado por o ter feito [;)]

Deveria ter sido mais específico, pois o "encomendar no final do ano" para matricular em Janeiro, caso seja um veículo com 60 a 90 dias de prazo esperado, estaremos a falar de assinar o contracto de promessa em meados de Outubro (realmente ainda falta um bocado para o final).

Perante esta situação coloco as minhas dúvidas se alguma concessão algum dia conseguiu "fechar o ano" tão cedo.

Foi esta a situação que pensei para mim, mas tem razão, pois deveria ter explicado melhor.

Cumprimentos.

[;)]
o que eu queria dizer é que só podemos jogar com os objectivos da concessão ou do vendedor se os conhecermos e soubermos qual o nível de atingimento na altura em que se prevê a concretização do negócio...
é por isso que acho tratar-se de um pau de dois bicos, ou uma situação que se pode passar muito facilmente de caçador a caçado... [:cool:]

Eu não me podia importar menos com objectivos dos concessionários ou qualquer outra coisa.

A questão é simples: Quero o carro 'x' e vou fazer um test-drive num determinado stand.

Se tiver sido bem atendido, vou tentar dar prioridade a esse stand.

Independentemente disso, peço diversos orçamentos para o mesmo carro noutros stands.

Caso o mais baixo não seja do stand onde experimentei o carro (e onde perderam mais tempo comigo), tento que façam o melhor preço que me deram.

Se queremos que os vendedores sejam claros connosco, também temos de ser com eles.

Eu quero comprar, eles querem vender. Só temos de chegar a acordo.

Caro DocJRA,

Parabéns pelo tópico. É difícil encontrar por cá coisas escritas com tanta objectividade e clareza.

Cumprimentos,

ClioII

Confirmo, excelente tópico apr:).

Foi +/- assim que comprei o meu carro, temos é de ter paciência e tempo [:blush:].

O dinheiro está cada vez mais caro e custa a ganhar.

Abraço Nuno [:cool:].

Fico feliz em ajudar =)

Ainda estou a dever o edit do segundo post com referências aos outros posts que vieram enriquecer o tópico.

Logo trato disso.

Cumprimentos.

Carro até 3000\3500€! o que comprar?

Carro até 3000\3500€! o que comprar?

Boas caros foristas!

Tou a pensar comprar um carro por volta dos 3000\3500€

os requisitos é ter 5 lugares e andar por volta do ano 2001 e 2002.

O que me aconselham?

Pode ser a gasoleo ou gasolina, 3 ou 5 portas, convem é ser poupadinho e citadino. Carros grandes estão fora de questão.

Obrigado! [;)]

Talvez encontres um Corsa C 1.0, até é um carrito jeitoso para a cidade... Há Corsas B 1.2 de 99 a esse preço, talvez encontres um C menos potente!

Não podes é esperar que ande muito! [;)]

Cumps

car-rent-fiat-punto-2002.jpg

citroen_saxo_g.jpg

desses anos, a esses preços eu escolhia um destes 2[;)]

2001 já falamos de Corsa C.

Mesmo que optes pelo comfort (sem jantes, nem ar condicionado) o valor nao deve andar abaixo de 6000 euros.

No melhor das hipoteses 5000. Mas isto a 1 particular.

Para 3500 euros em stand diria carros de 99 (mesmo sendo clios que desvalorizam mais 1 bocado)

Voltar
Superior