Que vinho bebem?

sábado bebi 3 vinhos:

Procura Branco Vinhas Velhas 2019 - que maravilha de branco, está soberbo, mas tem de respirar aqueles 30-40m
Cartuxa Tinto 2017 - muito bom mas precisava de mais "power" para o entrecosto
Dona Graça Grande Reserva Vinhas Velhas Tinto - excelente para entrecosto, muito bom para o entrecosto (https://www.vinilourenco.com/public/storage/wines/May2020/ahEzjQEuRh4zVuqgeyBp.pdf)

Tens de te decidir, é excelente, ou é só muito bom?! [:)][:)][:)]

Se o bebeste no mesmo dia desse da esquerda, claro que é "para o fracote" [:D]

Não [:D][:D] , quando pesquisei no Google photos por Graça foi o que encontrou, foram compradas no mesmo dia, mas o Vale Meão ainda está a maturar na garrafeira.

Aliás, agora que penso nisso, eu comprei a Vale Meão e a D. Graça veio de oferta.

Tenho ali um Porto de 40 anos, normalmente será aberto no Sábado.

Quais os cuidados a ter? Colocar no frigorífico um pouco antes de abrir? Abrir algum tempo antes de beber? E ao nível de conservação? (Caso a garrafa não acabe claro).

Obrigado

P.S. É um Quinta da Boeira.

Última edição:

Quais os cuidados a ter? Colocar no frigorífico um pouco antes de abrir? Abrir algum tempo antes de beber? E ao nível de conservação? (Caso a garrafa não acabe claro).

Obrigado

Sendo um Tawnie é bastante tranquilo, serve a cerca de 16º (eu tenho tendência a preferir servir um pouco mais fresco para deixar aquecer no copo). O que não beberem no dia estará bom durante mais uns dias (não guardes é meses).

Como é vinho que já viu muito oxigénio enquanto envelhecia, não é mais um bocado que lhe vai fazer uma enorme diferença

Obrigado

P.S. É um Quinta da Boeira.

Começa a servir a 14º, não é preciso decantar, isso faz-se é nos Vintage mais antigos.

Depois conservar no frigorífico o que sobrar.

Eu sinceramente não sou grande fã de Porto. Sinceramente acabo por ter em casa por causa os convidados e da minha mulher que gosta bastante.

Aliás esta garrafa foi ela que comprou, dizendo que era uma prenda para mim... mas ela é que pergunta frequentemente quando abrimos a garrafa.

Veremos se irei achar este Porto algo interessante.

Eu sinceramente não sou grande fã de Porto. Sinceramente acabo por ter em casa por causa os convidados e da minha mulher que gosta bastante.

Aliás esta garrafa foi ela que comprou, dizendo que era uma prenda para mim... mas ela é que pergunta frequentemente quando abrimos a garrafa.

Veremos se irei achar este Porto algo interessante.

Eu gosto bastante, e a minha maior pena este ano foi de não ido à feira da Grandes Escolhas provar os Portos que lá estiveram, alguns vinhos que pelo seu preço bastante elevado são completamente inviáveis.

Por exemplo: O Vasquez de Carvalho 50 anos custa 415€... muito mais caro que o 40 anos, que é cerca de metade do valor.

Nesta última feira provei um de 2021.

É um vinho excepcional, mas senti-me como que um pedófilo :sh)

Eu sou muito céptico com vinhos de categoria tão novos, simplesmente porque em todos os grandes vinhos passa-se o seguinte:

Imagina um gráfico, depois de engarrafares um vinho desses, nos cerca dos 2 primeiros anos há uma fase ascendente, imagina uma linha de 45º, depois de terminada essa fase o vinho entra numa fase estúpida, pode durar alguns meses ou anos, fica com aroma e sabor fechados, essa linha torna-se paralela, não há evolução nenhuma, depois de passada essa fase começa nova evolução positiva durante anos até chegar ao seu máximo (novamente uma linha de 45º), e num vinho de categoria esse máximo depois vai manter-se durante anos, é o chamado auge do vinho.

Por isso beber Chryseia, Vale Meão, Poeira, etc... tão novos não representa quase nada, estamos a anos de luz de saber o que aquele vinho valerá.

Abri uma destas no fim de semana:

Que maravilha, já há um tempo que não bebia um tinto tão bom.
Sou fã ! A adega mayor faz óptimos vinhos em relação qualidade preço.

Quando dou a provar esse comendador a estrangeiros, penso que estou a gozar quando digo que custa 20 e poucos euros.

De que ano era?

Penso que ainda tenho 2 garrafas de 2016 e um cartão de 2017.
Branco penso que ainda sobram 2 ou 3 de 2018, que terão de ser bebidas brevemente.

O meu rebento vem a caminho nas próximas semanas e tive uma ideia de comprar um bom vinho tinto com a ideia de guardar e abrir daqui a 18 anos (para o seu futuro aniversário). Alguma sugestão de um vinho de 2023 com uma colheita particularmente especial este ano? Posso considerar até 25-50 euros a garrafa.

O meu rebento vem a caminho nas próximas semanas e tive uma ideia de comprar um bom vinho tinto com a ideia de guardar e abrir daqui a 18 anos (para o seu futuro aniversário). Alguma sugestão de um vinho de 2023 com uma colheita particularmente especial este ano? Posso considerar até 25-50 euros a garrafa.
Espera pelos Porto Vintage eventuais de 2023. Não deverá ser ano vintage declarado mas há sempre uma ou outra casa que poderá lançar. Em tinto, diria para fazeres a pergunta novamente daqui a 3 ou 4 anos 😉
E parabéns! Tenho vários vinhos e Portos dos anos dos meus filhos.

Voltar
Superior