Regras à mesa

Julgo que essa dos cotovelos será apenas por uma questão de postura, na linha daquela outra "menino, esteja direito à mesa".

Não. A sua origem vem do século XVI (creio), época na qual os cotovelos eram considerado um ponto erógeno.
O equivalente actual seria elas não se sentarem à mesa com decotes profundos e eles com os abdominais à mostra.

Hoje em dia não faz sentido algum.
Falo por mim que falo muito: é complicado falar à mesa falar sem, utilizar a mesa como apoio no cotovelo, ainda que ocasional.

E digo-te mais... citando esta inteligência aqui de cima...

pode-se tirar um menino da linha, mas nunca a linha, de um menino! [;)]
É um facto com que tive de aprender a viver. [:D]

Ah! Mas em relação à cabeceira a minha solução é outra, cá em casa ninguém se senta à cabeceira. [:cool:]

Não. A sua origem vem do século XVI (creio), época na qual os cotovelos eram considerado um ponto erógeno.
O equivalente actual seria elas não se sentarem à mesa com decotes profundos e eles com os abdominais à mostra.

Hoje em dia não faz sentido algum.
Falo por mim que falo muito: é complicado falar à mesa falar sem, utilizar a mesa como apoio no cotovelo, ainda que ocasional.
Olha, viver e aprender. Não fazia a mais pequena ideia. :)

Não há que misturar regras normais de boa educação e etiqueta com regras "lá de casa".

A boa educação e etiqueta dizem:
- Que devem comer todos ao mesmo tempo
- Que os mais velhos se devem sentar à cabeceira,
- Que não se colocam os cotovelos na mesa
- Que se come com os talheres adequados
- Que não se canta à mesa.
- Que as coisas devem ser pedida e não se deve atravessar à frente das pessoas sem pedir.
- Que se deve agradecer
- Que não se come com as mãos

etc etc

Agora regras lá de casa, cada caso é um caso e acho parvo tentar passar a ideia que a minha está correcta e a tua está errada.

Por exemplo uma coisa que eu sempre detestei é a Tv ligada enquanto se come. Mas há quem o faça e eu não me vou queixar.
De resto tento usar as regras normais de educação e aligeirar a coisa.

(claro que estou a falar de regras de comer à mesa em conjunto com outras pessoas!)

Eu em casa como (leia-se, cômo) como (leia-se, cumo) se estivesse a jantar com o Presidente da República, a minha mãe sempre me incentivou a isso. Às vezes dou por mim a falar de boca cheia e proferir "Oh Anibal, chega aí a vinhaça" [:D] Falando mais a sério, procuro na mesa manter a toalha limpa, comer devagar e sem barulhos e nunca com o prato muito cheio :)

Não tomo especial atenção aos outros mas há um comportamento que irrita sobejamente na maior parte das minhas primas na casa dos 16/17/18 anos, passam o almoço/jantar todo, rigorosamente todo, com o telemóvel entre as pernas para responder às mensagens durante a refeição :sh)

Eu em casa como (leia-se, cômo) como (leia-se, cumo) se estivesse a jantar com o Presidente da República, a minha mãe sempre me incentivou a isso. Às vezes dou por mim a falar de boca cheia e proferir "Oh Anibal, chega aí a vinhaça" [:D] Falando mais a sério, procuro na mesa manter a toalha limpa, comer devagar e sem barulhos e nunca com o prato muito cheio :)

Não tomo especial atenção aos outros mas há um comportamento que irrita sobejamente na maior parte das minhas primas na casa dos 16/17/18 anos, passam o almoço/jantar todo, rigorosamente todo, com o telemóvel entre as pernas para responder às mensagens durante a refeição :sh)

Em modo vibratório, presumo.

- Que não se coma a fruta à mesa, comendo muitas vezes no sofá e com a mão...

/QUOTE]

Cada um tem o direito de abordar a vida sexual da forma que lhe aprouver.
Acho que não há qualquer problema em comer na mesa,no sofá ou com a mão.Isto partindo do principio que os convidados já foram embora.

Saludos

Ou seja, vocês em família sentam-se de acordo com as regras da etiqueta inglesa!

Pelos vistos...

Portanto, é por tradição e memória (um motivo salutar) e não autoridade propriamente dita. É bem.

Sim, não há a mínima autoridade à mesa. Até porque, infelizmente, são encontros que já só acontecem em datas festivas. Uns faleceram, outros emigraram, outros foram estudar...

Olá a todos!

Vim aqui hoje levantar uma questão que não é consensual, muito menos se aplica de igual forma em todos os lares...

O que é que, para vocês, é obrigatório ou completamente proibido à mesa?

Eu começo:

- quando eu digo "o jantar está na mesa!", o jantar está mesmo na mesa. Quero, gosto e exijo que toda a gente se sente a comer
- Jantamos sempre todos juntos
- Quem faz o jantar não levanta a mesa

Detesto:

- Ficar sozinha à mesa, porque os homens lá de casa se levantam e vão fazer outra coisa qualquer
- que demorem imenso tempo a vir para a mesa [:D]
- que se brinque com a comida

Não me importo, mas sei que há a quem importe:

- que o puto coma uma ou outra coisa com a mão (um pedaço de carne, por exemplo)
- não ver o telejornal às 20h

E que diferenças encontram entre as regras à mesa dos vossos pais/avós, e as vossas próprias regras (aqui, em harmonia com o cônjuge, por exemplo...)

Obrigada desde já pelas vossas respostas!

A negrito o que me enerva mas que deixei de me preocupar é o levantar da mesa... O único português a 100% em casa sou eu e os polacos (a mulher e os meus 2 luso-polacos) não têm a "cultura de mesa" como temos em Portugal.

Levantam-se naturalmente assim que acaba a comida e comem muito rapidamente em comparação comigo que gosto de saborear e comer relaxadamente.

Brincar com a comida também não gosto e não deixo que se torne hábito.

Não temos televisão desde 2009. Ver telejornais há hora do jantar então está totalmente fora de questão! Por motivos óbvios... [;)]

Como somos uma família pluricultural e ainda para mais agora que estamos a considerar trabalhar no Reino Unido é difícil manter certas tradições do país. Temos um pouco de tudo. A juntar a isto o facto de sermos os únicos vegetarianos na família, quer na portuguesa quer na polaca.

Cada um tem o direito de abordar a vida sexual da forma que lhe aprouver.
Acho que não há qualquer problema em comer na mesa,no sofá ou com a mão.Isto partindo do principio que os convidados já foram embora.

Saludos[/QUOTE]

Sem dúvida! Quando o puto já dorme e as visitas já foram, não há banana que resista! [:D]

Mas parece-me que o próprio tema do tópico é pouco mais do que isso.

O facto de haver tantas variedades de "educações" à mesa, sem consequência para a capacidade destas pessoas todas conviverem em sociedade, demonstra o quão irrelevante o assunto é. Cada um faz como quer e gosta, conforme melhor se ajustar às suas "manias", e não vale a pena tentar fazer parecer mais do que isso.

Ainda não vi isso no tópico.

Estamos aqui a expor as regras que gostamos, mas, e por mim falo, não vejo tentativas de "evangelização".
É claro que a crítica sempre vai existir, mas há que saber criticar e ser criticado... se eu faço questão que a sobremesa seja comida à mesa, e tu não concordas e achas que não tem mal nenhum comer no sofá, não vou criticar a tua opinião. Aliás, no dia em que for jantar a tua casa, se te levantares para ir para o sofá, eu também vou... em Roma, sê romano [:D][:D][:D]

Não te faz confusão que se esteja a cantar à mesa?

O agradecer era na óptica do "obrigado" e "por favor" sim.

Epa, quanto ao cantar, depende... Faz-me confusão se ele estiver a cantar (ele, o filho, porque nós adultos não cantamos, nem na mesa, nem noutro local qualquer... [:D] ) para "desviar" o assunto refeição, mas se cantarolar qualquer coisa... acho que não...

Pensando no assunto em particular, acho que essa questão nunca se colocou (o puto ainda não tem idade para certas rebeldias)... pode ser que um dia... quem sabe...

Olá a todos!

Vim aqui hoje levantar uma questão que não é consensual, muito menos se aplica de igual forma em todos os lares...

O que é que, para vocês, é obrigatório ou completamente proibido à mesa?

Eu começo:

- quando eu digo "o jantar está na mesa!", o jantar está mesmo na mesa. Quero, gosto e exijo que toda a gente se sente a comer
Idem aspas. Por vezes o mais começa a fazer cabriolices, mas lá vem para a mesa.
- Jantamos sempre todos juntos
Sempre que possível - é uma das coisas que detesto nas almoçaradas com os sogros. A minha mulher como chega sempre mais tarde quando tem serviço de manhã, não há cá esperas. E detesto almoçar sem ela.
- Quem faz o jantar não levanta a mesa
Agora que falas, acaba por ser a regra cá em casa também. [:D]

Detesto:

- Ficar sozinha à mesa, porque os homens lá de casa se levantam e vão fazer outra coisa qualquer
- que demorem imenso tempo a vir para a mesa [:D]
- que se brinque com a comida
Mais uma vez o mais velho... Mas também, tem 5 anos, há que dar um desconto

Não me importo, mas sei que há a quem importe:

- que o puto coma uma ou outra coisa com a mão (um pedaço de carne, por exemplo)
As vezes lá calha, sem stress, mas muito raro.
- não ver o telejornal às 20h
Cada vez mais faço questão de não ver.
As manchas nos sofás obrigaram-me a ter de ser um bocado mais ditador neste aspecto. Então quando foi iogurte liquido, em que mandou uma cotovelada tal que sujou aquilo tudo...

E que diferenças encontram entre as regras à mesa dos vossos pais/avós, e as vossas próprias regras (aqui, em harmonia com o cônjuge, por exemplo...)
Uma que já falaram aqui foi dos telemoveis. Estava a tornar-se um péssimo hábito. Agora, mal chegamos a casa os telemoveis ficam pousados. Mas não é de agora. Lembro-me de quando eramos putos estarmos a comer e a ler livros de banda desenhada. A minha mãe ficava passada, mas como o meu pai também o fazia... [:D]Isto no dia a dia claro. Outra é o pão na mesa. na minha foi abolido completamente.

Obrigada desde já pelas vossas respostas!

Respostas a bold. ;)

Voltar
Superior