Smart CDI descontinuado?

Isto nos Smarts parece que é mesmo um caso de amor/ódio.

Eu também ando de Megane III e sempre que ando por Lisboa preferia andar de smart pelas várias razões que já foram apontadas.

Estou-me a ***** para o símbolo ou autocolantes que o smart possa ter! Se houvesse um Renault ou outro qualquer com as mesmas características a fazer o mesmo por metade do preço era esse que comprava, mas não há.

Nuno, eu não tenho amor nem ódio pelo Smart, talvez seja mais indiferença. Nada me leva a comprar um, mas também não o abomino, nem digo que, em determinadas circunstâncias, não o viesse a comprar.

O meu post foi genérico. Não é, nem de longe nem de perto, dirigido a ti em concreto. Se foi assim que o entendeste, peço desculpa. [;)]

Em relação á circulação em Lisboa, não vou dizer que com o Megane consigo lugar mais rapidamente do que conseguiria com um smart. Só acho que, pelo que vejo, se tivesse um a diferença não seria tanta assim, e a volta extra ao quarteirão, para mim, compensa mais do que andar a levar porrada em ruas de empedrado esburacadas (para além de outros handicaps).

Em relação á marca, acredito plenamente que seja essa a tua postura (caso contrário não andavas de Renault [:D][:p]), mas acho que concordas que há muita gente que anda de Smart por ter esse berço. Caso o berço fosse outro, as coisas seriam bem diferentes.

Para andar em Lisboa o Smart é a pior escolha, o estado das ruas não é compativel com a suspensão do carro. [:p] Quanto ao estacionamento no centro de Lisboa deixo sempre em parques subterrâneos portanto pago o mesmo por um smart ou um classe S [:D]

Eu, há uns anos atrás, andei perto de duas semanas com um e se já antes era admirador do carro, fiquei viciado.
Sempre gostei do conceito para o qual o carro foi projectado, um puro citadino, e na prática é excelente.
Só nao tenho um porque não posso financeiramente, senão teria um com toda a certeza :) . Pode ser que um dia...

Um dos inúmeros fails do smart é não haver um bom compromisso, ou seja, ou compras um cdi e sim senhor é poupado (mas não anda nada...) ou então compras um a gasolina que já são mais despachados (exceto entre mudanças...) mas gastam mais que os típicos segmento B 1.2.

No fundo concordo em tudo com o JGTB, exceto numa coisa. Há lugares onde só cabe mesmo um smart (sobretudo os de 1a geração). E não, não estou a falar de estacionamentos ilegais, falo naqueles buracos que por vezes aparecem entre carros (seja por desleixo de quem estaciona e deixa muito espaço ou outras razões).

Ah e também acho o iQ muito superior, além de ser um conceito muito bem pensado (o 3 lugares está bem conseguido).

Um smart a gasolina gasta mais que um segmento b 1.2L? Em cidade? Acho praticamente impossível, dada a experiência que tive. Tanto na 1ª geração (era um smart roadster 82cv), como na actual fortwo mhd. Actualmente, com os motores do seg B turbo até 1.0L, a diferença foi encurtada, mas continua visível. Um smart é consideravelmente mais leve que um seg B (talvez 20% mais leve, 200kg?), logo muito mas muito dificilmente consumirá mais, principalmente em cidade, que é o cenário aqui retratado.

Quanto à facilidade em estacionar, acho mesmo este um factor importante e inegável, aquilo cabe em imenso buraco (por vezes um seg B também entraria, mas não com a mesma facilidade). Agora se comprava 1? Muito dificilmente, a caixa de velocidades enerva-me profundamente além do carro ser mesmo muito desconfortável nas nossas estradas cheias de buracos. Mais facilmente olhava para os tri gémios (Aygo, 107 e c1). Tirando serem ligeiramente maiores e de possivelmente gastarem ligeiramente mais, são superiores em outros campos não menos importantes para mim: 4 lugares, + conforto, um conjunto motor+caixa melhor e acho a condução destes tri gémios relativamente divertida, bem mais que os smart (fortwo, o roadster é outra loiça).

NunoMCCII isto não é valido para toda a gente, cada um tem os seus motivos, o que interessa é que tu gostes e que gozes bem o carro[;)].

Vai ser o 3º carro cá de casa e nem vai ser para mim. [;)]

Esta coisa do status dos smart pode ter sido verdade ao princípio que eram caros e só pessoal com mais poder de compra é que os tinha, hoje qualquer pessoa tem um smart, alguns até como 1º e único carro.

Nao é a primeira critica que vejo ao conforto dos cupra, é assim tão mau?
Como há muitos alterados pode ser isso que os faz desconfortáveis ou já o são de origem?

Gmigas matas me a curiosidade pf?
Não é o tema do tópico... Foi um mero exemplo que dei, em vez de Ibiza Cupra, poderia ter referenciado outro carro que fosse seco e duro de suspensão. O Ibiza Cupra foi o primeiro que me veio à cabeça.
Não estava a falar do actual, mas sim do anterior, e sim, é relativamente duro, mas muito seco, mesmo de origem. Aliás, até o meu 1.4 TDI já é duro e seco em demasia, derretendo-me as costas todas a andar em empedrado, um Smart é bem pior, o carro parece que não tem suspensão quase. [:D] Foi sem dúvida dos carros mais desconfortáveis que já conduzi, se não o mais desconfortável. O seu preço na versão Pure MHD (abaixo dos 10.000€ creio) deve justificar bem isso.

Eu, há uns anos atrás, andei perto de duas semanas com um e se já antes era admirador do carro, fiquei viciado.
Sempre gostei do conceito para o qual o carro foi projectado, um puro citadino, e na prática é excelente.
Só nao tenho um porque não posso financeiramente, senão teria um com toda a certeza :) . Pode ser que um dia...

Concordo!

Embora aqui as opiniões sejam exactamente ao contrário acredito que muitas o são por causa de um contacto muito esporádico ou nalguns casos mesmo nenhum.

Não estava a falar do actual, mas sim do anterior, e sim, é relativamente duro, mas muito seco, mesmo de origem. Aliás, até o meu 1.4 TDI já é duro e seco em demasia, derretendo-me as costas todas a andar em empedrado, um Smart é bem pior, o carro parece que não tem suspensão quase. [:D] Foi sem dúvida dos carros mais desconfortáveis que já conduzi, se não o mais desconfortável.

Não achei assim tão desconfortável quanto isso. O que andei era a gasolina de 61cv, e foi em duas semanas intensas em termos profissionais, andei centenas de kms em Lisboa e arredores.
A questão do desconforto é muito originada pelo facto de a distância entre eixos ser curta, ser mais curta que os carros "normais", o que influencia e muito. Temos que analisar as coisas como elas são, e este facto é decisivo, não há volta a dar. Não acredito que o Toyota iQ seja mais confortável porque milagres é dificil.

Não achei assim tão desconfortável quanto isso. O que andei era a gasolina de 61cv, e foi em duas semanas intensas em termos profissionais, andei centenas de kms em Lisboa e arredores.
A questão do desconforto é muito originada pelo facto de a distância entre eixos ser curta, ser mais curta que os carros "normais", o que influencia e muito. Temos que analisar as coisas como elas são, e este facto é decisivo, não há volta a dar. Não acredito que o Toyota iQ seja mais confortável porque milagres é dificil.

O iQ é bastante mais confortável que o Smart. Aliás, não tem nada a ver. O problema do smart não vem só da distância entre eixos, mas principalmente na afinação da suspensão.

Grande parte dos defeitos do smart advém da sua configuração, de facto. É por isso que tem um travão altamente esponjoso e uma direcção muito desmultiplicada. Se esses dois elementos fossem como os automóveis normais, o smart seria um perigo de conduzir. Travagens em apoio e movimentos de direcção bruscos num automóvel com uma distância entre eixos tão curta e tracção traseira iria ser bonito.

O problema é que isso justifica, mas não faz do smart um automóvel sem esses defeitos, que, para mim, são completamente intoleráveis.

Já andei muitas vezes de smart e só não andei mais porque sempre evitei. Era sempre: queres andar de Smart? Epá, não podem passar isso a outro gajo qualquer? [:D]

Há pouco tempo, um amigo pediu-me para o ajudar a vender o smart dele, ainda da primeira geração. Tive o carro comigo duas semanas, que foram suficientes para me relembrar o quão maus eram os primeiros smart.

O iQ tem o conceito do smart, mas em bom. Esse, sim, era capaz de levar o meu dinheiro.

Quando refiro a curta distância entre eixos é porque quando andamos num a tendência é sempre comparar com o que estamos habituado a andar, e aqui são sempre maiores que o Smart. Ao passar num buraco ou sobretudo numa lomba nota-se muito bem a diferença que uma grande distância entre eixos proporciona, e isso molda-nos por vezes a avaliação do conforto do Smart.
Acredito que o Toyota seja melhor no conforto. Aliás tenho imensa curiosidade no iQ, até porque, conforme já disse, sou grande admirador do conceito destes carros.

Não era capaz de trocar o meu Golf por um Smart. Já andei várias vezes com um, e aquilo era mesmo terrivel era quando tinha que sair do centro da cidade e meter-me na CRIL ou na A5, com um ventinho lateral...

p.s: não sabia que existiam caixas auto tão más.

Quando refiro a curta distância entre eixos é porque quando andamos num a tendência é sempre comparar com o que estamos habituado a andar, e aqui são sempre maiores que o Smart. Ao passar num buraco ou sobretudo numa lomba nota-se muito bem a diferença que uma grande distância entre eixos proporciona, e isso molda-nos por vezes a avaliação do conforto do Smart.
Acredito que o Toyota seja melhor no conforto. Aliás tenho imensa curiosidade no iQ, até porque, conforme já disse, sou grande admirador do conceito destes carros.
Somos 2 [;)].

Tenho pena que não existam mais modelos do genero, e de preferencia mais low-cost, mas sem colocar completamente (ou quase) a segurança de parte.

Não era capaz de trocar o meu Golf por um Smart. Já andei várias vezes com um, e aquilo era mesmo terrivel era quando tinha que sair do centro da cidade e meter-me na CRIL ou na A5, com um ventinho lateral...

p.s: não sabia que existiam caixas auto tão más.
São carros completamente diferentes[;)].

Não achei assim tão desconfortável quanto isso.
Ok esta matou-me [:)][:)][:)]

Comprem os Smart todos que quiserem para mim tanto me faz, infelizmente no passado tive de fazer umas viagens num smart cdi e detestei, se adoram o carro sejam felizes que eu não venho cá mais apontar os defeitos que não querem ver.

E nem falo da qualidade dos interiores... é como o Fiat 500, carros premium só no preço.

Comprem os Smart todos que quiserem para mim tanto me faz, infelizmente no passado tive de fazer umas viagens num smart cdi e detestei, se adoram o carro sejam felizes que eu não venho cá mais apontar os defeitos que não querem ver.

E nem falo da qualidade dos interiores... é como o Fiat 500, carros premium só no preço.

Ó homem, tem lá calma...

Primeiro, eu não disse que era confortável. Se souberes ler português...
Segundo, estou bem ciente de todos os defeitos que o carro tem, não sou daquelas pessoas "tapadas" e fundamentalistas que estás a querer demonstrar. Mas apesar de saber bem quais os seus defeitos não me impede de gostar da viatura. Há algum problema nisso?
Ou tú só gostas de coisas perfeitas???

Disse e volto a repetir, se pudesse tinha um com toda a certeza. [:p]

Parece que a Autohoje também não sabia até à criação deste tópico. [:D]

Autohoje - Smart Fortwo Diesel descontinuado

Notícias

Smart Fortwo Diesel descontinuado

quarta, 30 abril 2014 12:48
A opção CDI do pequeno carro deixou de ser comercializada por não cumprir a norma Euro6 e devido à iminência do lançamento de uma nova geração.

O Smart Fortwo coupé e cabrio deixaram de contar com uma versão Diesel CDI de 54 cv. Segundo a Mercedes-Benz Portugal, esta opção do citadino foi descontinuada no final de 2013, uma vez que essa motorização não cumpria com a norma Euro6 e porque será lançado um novo modelo ainda este ano – uma nova geração de tração traseira desenvolvida em conjunto com a Renault.

O modelo continuará, no entanto, a contar com as opções a gasolina mhd de 61, 71, 84 e 102 cv, além da versão elétrica.

O 500 não sendo barato é um bom carro e relativamente bem construido, para o segmento em questão.

Mas são opiniões.

Back