Smart CDI descontinuado?

Um smart a gasolina gasta mais que um segmento b 1.2L? Em cidade? Acho praticamente impossível, dada a experiência que tive. Tanto na 1ª geração (era um smart roadster 82cv), como na actual fortwo mhd. Actualmente, com os motores do seg B turbo até 1.0L, a diferença foi encurtada, mas continua visível. Um smart é consideravelmente mais leve que um seg B (talvez 20% mais leve, 200kg?), logo muito mas muito dificilmente consumirá mais, principalmente em cidade, que é o cenário aqui retratado.

A tua teoria está certa, mas como em muitos outros casos, por vezes a realidade é outra.

Basta ver que por exemplo um 320d ED F30 (163cv/380nm) é mais económico em quase todas as situações (exceto talvez pára-arranca puro e duro) face a um segmento B diesel (que é bem mais leve, menos potente etc). Parece desafiar as leis da física, mas é verdade.

Depois, não esquecer que o Smart tem contra si uma (péssima) caixa auto, enquanto que os seus correntes têm caixas manuais.

Posso ter exagerado um pouco quanto a um segmento B gastar menos em cidade que um Smart otto, mas face a um segmento A 1.0 (como um dos trigémeos PSA/Toyota ou os trigémeos VAG) não tenhas duvidas que é mais gastador.

Basta ver aqui:

The most fuel efficient vehicles - Spritmonitor.de

Como podes ver há 13 carros a gasolina (onde estão os dois pares de trigémeos e mais outros sete...) mais poupados que o Smart FourTwo. E excluí os hibridos para ser justo.

Como também se pode ver aí, na versão diesel sim temos poupança, mas aí o carro simplesmente não anda...

EDIT:

Como já disseram, no caso do Nuno não tenho dúvidas que a compra do Smart não será "por status", até porque nem é para ele e porque ninguém que ligue a "status" compra um Megane II Cabrio quando podia comprar o belo do "Aude" "semi-novo"
smile.png

Mas em muitos casos é sobretudo pelo status, e conheço pessoas assim, sobretudo raparigas.

Last edited:
Ok esta matou-me [:)][:)][:)]

Comprem os Smart todos que quiserem para mim tanto me faz, infelizmente no passado tive de fazer umas viagens num smart cdi e detestei, se adoram o carro sejam felizes que eu não venho cá mais apontar os defeitos que não querem ver.

E nem falo da qualidade dos interiores... é como o Fiat 500, carros premium só no preço.

Estás a exagerar. O smart tem vários defeitos e poucas qualidades, mas não é um automóvel mal construído e tem materiais perfeitamente aceitáveis para o segmento em questão. Em relação ao 500, estás muito enganado.

Estás a exagerar. O smart tem vários defeitos e poucas qualidades, mas não é um automóvel mal construído e tem materiais perfeitamente aceitáveis para o segmento em questão. Em relação ao 500, estás muito enganado.

O 500 tem um interior com alguns materiais muito interessantes, mas a nível de chassis não esconde a origem Panda. Muito duro para cidade, muito saltitão em AE. Não me convence.

O carro é fraquinho, mas adoro-o.

Principalmente porque permite-me estacionar em menos de 5 minutos no local onde trabalho, naqueles recantos que só dão mesmo para smarts.

Só isso faz com que possa ficar na cama / sair mais tarde uns 15 a 20m (pelo menos), já para não falar de muitas vezes conseguir vir almoçar a casa porque o lugar fica à minha espera.

Aquilo que paguei a mais pelo carro, honestamente, sinto que está a retribuir cada tostão em qualidade de vida.

Já nem falo no consumo de 4L aos 100 a fazer só cidade e sempre apressadinho.

Mas pronto, acredito que para alguns qualidade de vida seja andar num segmento D/E diesel, estar 30m à procura de lugar, ter umas belas marcas das portas e manobras na pintura e gastar 9 a 10L aos 100.

Principalmente porque permite-me estacionar em menos de 5 minutos no local onde trabalho, naqueles recantos que só dão mesmo para smarts.

Só isso faz com que possa ficar na cama / sair mais tarde uns 15 a 20m (pelo menos), já para não falar de muitas vezes conseguir vir almoçar a casa porque o lugar fica à minha espera.

Aquilo que paguei a mais pelo carro, honestamente, sinto que está a retribuir cada tostão em qualidade de vida.

Mas pronto, acredito que para alguns qualidade de vida seja andar num segmento D/E diesel, estar 30m à procura de lugar, ter umas belas marcas das portas e manobras na pintura e gastar 9 a 10L aos 100.

O smart tem de ser entendido como uma alternativa urbana, um meio de transporte...um automóvel já é algo de diferente.
Mas cada um com os seus gostos, há opte por smart com kit brabus e extras xpto e quando dá por ela com o dinheiro que gasta comprava um coreano 1.1crdi e ainda lhe sobrava dinheiro para o emprestimo da casa!
Para outros pode ser ter um aspirador 125cc a gastar 2,5lt aos 100 que não sabe o que são engarrafamentos nem filas e cabe sempre em qualquer local, isto para durante a semana e ao fim de semana ter o automóvel que bem entender (e o bolso puder suportar) para andar com a familia e amigos.

Tens que ver que muita gente tem lugar à espera, e não precisa desses numeros de circo. Daí eu achar que em 90% das ocasiões o smart não compensa.

Tens que ver que muita gente tem lugar à espera, e não precisa desses numeros de circo. Daí eu achar que em 90% das ocasiões o smart não compensa.

Tens toda a razão. [;)]

Aliás, achasse eu que era um desses 90% que dizes e metia o meu à venda.

Tendo em conta o desconto que tive quando o comprei e ao preço que eles andam hoje ainda fazia dinheiro [:D]

Não é o tema do tópico... Foi um mero exemplo que dei, em vez de Ibiza Cupra, poderia ter referenciado outro carro que fosse seco e duro de suspensão. O Ibiza Cupra foi o primeiro que me veio à cabeça.
Não estava a falar do actual, mas sim do anterior, e sim, é relativamente duro, mas muito seco, mesmo de origem. Aliás, até o meu 1.4 TDI já é duro e seco em demasia, derretendo-me as costas todas a andar em empedrado, um Smart é bem pior, o carro parece que não tem suspensão quase. [:D] Foi sem dúvida dos carros mais desconfortáveis que já conduzi, se não o mais desconfortável. O seu preço na versão Pure MHD (abaixo dos 10.000€ creio) deve justificar bem isso.
Tens razão.
Obrigado pelo feedback, parece que é verdade.

O 500 tem um interior com alguns materiais muito interessantes, mas a nível de chassis não esconde a origem Panda. Muito duro para cidade, muito saltitão em AE. Não me convence.
Duro em cidade? Com que jante? Não o achei um carro muito duro (jante 15), mas lá está são opiniões[:p].

Estás a dizer que 90% das pessoas em cidades grandes tem lugar à espera em casa e no trabalho (e nos outros sítios todos)? :confused:

Estás a dizer que 90% das pessoas em cidades grandes tem lugar à espera em casa e no trabalho (e nos outros sítios todos)? :confused:

Podem não ter (não têm certamente), mas de certeza que os condutores de smart's também não têm sempre lugares disponiveis á sua espera.

Em Lisboa, e noutras cidades, muito melhor do que smart's, é terem implementado parquimetros (sim, venham de lá essas pedras [:D]). [;)]

Eu vejo muitos smarts a estacionarem em sitios normais onde carros normais estacionam .

Eu acho ridiculo o preço que dao por esses quadriciclos ! Nem com desconto ficam a um preço que os valha !

Eu vejo muitos smarts a estacionarem em sitios normais onde carros normais estacionam .

Eu acho ridiculo o preço que dao por esses quadriciclos ! Nem com desconto ficam a um preço que os valha !

Trocassem os Smarts (que até são um bom conceito) por 125cc's que aí sim se poupava no estacionamento, transito, etc. Mas pronto, portugues é fino demais para usar um impermeavel nos poucos dias que chovem, que isso é coisa de pobre

Trocassem os Smarts (que até são um bom conceito) por 125cc's que aí sim se poupava no estacionamento, transito, etc. Mas pronto, portugues é fino demais para usar um impermeavel nos poucos dias que chovem, que isso é coisa de pobre

E aqui temos mais um tópico guiado por estereótipos.

O português não tem qualquer respeito por veículos de 2 rodas.

Falar em 125's como hipóteses reais para descongestionar o trânsito não é de todo praticável enquanto não existir uma mudança coletiva de mentalidades.

E sim, já tive mota 4 anos, pelo que sei do que falo.

E aqui temos mais um tópico guiado por estereótipos.

O português não tem qualquer respeito por veículos de 2 rodas.

Falar em 125's como hipóteses reais para descongestionar o trânsito não é de todo praticável enquanto não existir uma mudança coletiva de mentalidades.

E sim, já tive mota 4 anos, pelo que sei do que falo.

Se nem respeitam 2 rodas sem motor, quanto mais com motor.

Tens toda a razão. [;)]

Aliás, achasse eu que era um desses 90% que dizes e metia o meu à venda.

Tendo em conta o desconto que tive quando o comprei e ao preço que eles andam hoje ainda fazia dinheiro [:D]

Qual é o intervalo entre revisões no smart cdi?

Ok esta matou-me [:)][:)][:)]

Comprem os Smart todos que quiserem para mim tanto me faz, infelizmente no passado tive de fazer umas viagens num smart cdi e detestei, se adoram o carro sejam felizes que eu não venho cá mais apontar os defeitos que não querem ver.

E nem falo da qualidade dos interiores... é como o Fiat 500, carros premium só no preço.

ainda bem que todos nós podemos ser felizes e comprar o carro que gostamos ;) (quando o saldo bancário deixa claro)

As pessoas nem respeitam outras pessoas que conduzem carros, quanto mais em motas, bicicletas etc

Back