ClioIIIRS
Well-known member
Um smart a gasolina gasta mais que um segmento b 1.2L? Em cidade? Acho praticamente impossível, dada a experiência que tive. Tanto na 1ª geração (era um smart roadster 82cv), como na actual fortwo mhd. Actualmente, com os motores do seg B turbo até 1.0L, a diferença foi encurtada, mas continua visível. Um smart é consideravelmente mais leve que um seg B (talvez 20% mais leve, 200kg?), logo muito mas muito dificilmente consumirá mais, principalmente em cidade, que é o cenário aqui retratado.
A tua teoria está certa, mas como em muitos outros casos, por vezes a realidade é outra.
Basta ver que por exemplo um 320d ED F30 (163cv/380nm) é mais económico em quase todas as situações (exceto talvez pára-arranca puro e duro) face a um segmento B diesel (que é bem mais leve, menos potente etc). Parece desafiar as leis da física, mas é verdade.
Depois, não esquecer que o Smart tem contra si uma (péssima) caixa auto, enquanto que os seus correntes têm caixas manuais.
Posso ter exagerado um pouco quanto a um segmento B gastar menos em cidade que um Smart otto, mas face a um segmento A 1.0 (como um dos trigémeos PSA/Toyota ou os trigémeos VAG) não tenhas duvidas que é mais gastador.
Basta ver aqui:
The most fuel efficient vehicles - Spritmonitor.de
Como podes ver há 13 carros a gasolina (onde estão os dois pares de trigémeos e mais outros sete...) mais poupados que o Smart FourTwo. E excluí os hibridos para ser justo.
Como também se pode ver aí, na versão diesel sim temos poupança, mas aí o carro simplesmente não anda...
EDIT:
Como já disseram, no caso do Nuno não tenho dúvidas que a compra do Smart não será "por status", até porque nem é para ele e porque ninguém que ligue a "status" compra um Megane II Cabrio quando podia comprar o belo do "Aude" "semi-novo"
Mas em muitos casos é sobretudo pelo status, e conheço pessoas assim, sobretudo raparigas.
Last edited: