a ideia que tenho é que é :
trabalho a mais
é tudo caro demais
javardice de mais
tempo que isso leva a fazer tudo a mais
O trabalho a mais e o tempo é relativo. Há muitos tipos de comida que dão trabalho. Eu faço sushi com relativa rapidez[

]
Javardice, é como em outros tipos de comida. Se souberes fazer as coisas bem, não é nada de grave. Eu é que tenho alguma preguiça de cozinhar em casa.
Em relação ao preço....é caro...e não compensa fazer para uma ou duas pessoas...é melhor ires ao Sushi Café e pagares. Na minha opinião, claro.
Se fizeres em casa, só com salmão, camarão e legumes, não é assim tão caro. Salmão podes comprar um parte só, camarão podes comprar a granel...já o atum fresquinho, é difícil de conseguir, e é caro, robalo ou cherne em condições também. O problema é que para sashimi, por exemplo, o tipo de corte que tens que fazer impossibilita a compra de peixe em ração (postas), e comprar inteiro é mais caro, e não o usas todo (para uma ou 2 pessoas).
O ideal é fazer para 10 pessoas (ou 12)[

]. Compras um robalo, um salmão, carapau, camarão, legumes, algas, arroz, etc...
Sobra um pouco de salmão, que podes congelar e posteriormente cozinhar; robalo não deve sobrar, camarão idem, legumes idem, e os produtos japoneses, se sobrar, é pouco.
Nunca fiz isso em minha casa, mas já fiz uns workshops, e era assim.
Se for para 4 pessoas ou mais, já é diferente.
para no fim se comer peixe cru com arroz[:blush:]
Isto é aquilo que tú pensas. E digo
tú, porque é uma resposta típica tua, és sempre do contra. E, como muitas das vezes, estás mal informado sobre o assunto.
Sushi não tem nada a ver com peixe crú.[

]
Sushi é tudo o que leva o arroz com o tempero de vinagre+açúcar+sal (pode levar mais coisas) e que se chama sushi-su (vinagre para sushi).
A título de exemplo: a última vez que fiz em casa, tive uma pessoa que é vegetariana, e comeu sushi, como as outras, mas sem peixe nem nenhum tipo de produto de origem animal.[

]
O Sushi pode levar peixe.
Se for só peixe, em fatias, chama-se sashimi (há outros tipos também, como o usuzukuri)