Não estavas á espera que viesse aqui postar 20 testes de potência pois não?Até porque como deves imaginar não faço colecção de testes.[8b]
Não te pedi isso, mas como deves compreender só te posso dar razão acreditando em ti pois só tens um único exemplo.
Só te estava a moer o juízo porque nunca tinha ouvido falar nesse fenómeno de PD130's a debitarem menos de 130cv. Continuo a achar estranho mas o IC explica, em parte, esse fenómeno.
É como já te disse,já vi algumas dezenas de testes,e em MAHA,pelo menos cá em Portugal,nunca vi nenhum medir 145/150cv´s,nem sequer os outros carros do grupo equipados com pd130,que por norma medem um pouco mais de 130 cv´s,mas muito longe dos valores que falas.
Eu tenho visto muitos testes em bancos fiáveis de PD130 a debitarem mais de 140cv. Passat's, A3's, A4's e Ibiza's FR mas dos últimos.
O problema é que te deves estar a basear nos Sport PD130 que, de facto, não costumam acusar tantos "póneis" como os FR's.
EU acho que o meu Português não é macarrónico,mas se for diz-me.[

]
A mim parece-mo óbvio que o ibiza seja mais rápido,eu só disse que o gtc(ainda que limitado como tu referiste e bem)faz mais ponta........indício de ter mais potência.certo??E vens-me falar de descidas??A sério??[8b] Isso acrescenta o quê à discussão?
Pensa lá bem.
Num comparativo entre um Ibiza FR PD130 e um GTC 1.9 150 o Ibiza vai inicialmente à frente certo ?
Depois a partir de certa velocidade o GTC apanhar-lo-a certo ?
Mas, a mais de 200, e se for a descer, o GTC vai limitar e o Ibiza não.
Por isso só mesmo durante vários km's em AE e sem descidas e/ou vento a favor é que o GTC vai à frente.
E mesmo nestas condições, em teoria, o GTC só dá 210 vs 208 do FR.
Mas ok, até acredito que em certas condições o GTC dê um pouco mais que o FR (talvez a subir), mas muito mais não dá porque depois bloqueia.
Atenção, falo de carros stock, pois, como sabemos, o que não faltam são carros destes mexidos e, no caso do GTC, também desbloqueados.
Aquela quebra é a eletronica a proteger a mecânica,provocada pela subida de temperaturas de intake,que um banco com freio provoca..........o ic sub dimensionado e mal localizado,é o responsável pela fuga dos cavalos "escondidos".
Pois eu isso não sabia, daí as minhas dúvidas.
Já o facto do IC dos Ibiza's PD130 ser pequeno já sabia.
Com todo o gosto....
A função do ic é arrefecer o ar comprimido pelo turbo para dentro do motor.Num banco tipo maha em que o rolo utiliza freio,obriga a mecânica a um esforço equivalente ao pedido em estrada,o que faz as temperaturas de intake subirem bastante,e mesmo num carro stock,(nota-se particularmente nos ibizas,e por ex.nos 1.8t)a superior eficiência do ic cupra,faz com que o motor ganhe uns cavalos lá em cima,por permitir valores de intake bastante mais baixos.E como sabes,quanto mais baixa a temperatura do ar,mais oxigénio contém,logo permite mais potência. Percebeste o porquê dos cavalos extra entre um teste e outro?
Agora já, graças à tua explicação. Tua e do Motronic.
Eu insisto na ponta,porque a olho é a melhor maneira de avaliar valores absolutos de potência.
Sim é uma boa maneira mas às vezes também entram em jogo factores como inclinação, vento, limitadores etc.
Por isso, idealmente, é testar lado a lado e nenhum dos carros com limitadores. Isto porque assim temos sempre a mesma inclinação e vento. Mas nada de cones. Quer para ser mais justos, quer porque andar no cone é extremamente perigoso.
Eu utilizei o scirocco,meramente como exemplo,e de facto não impressionam nada,sendo para mim o principal factor,o rapport de caixa que acaba por estrangular muito o motor.Já com eletronica,a conversa é outra
]
Exacto, o rapport mata um bocado o andamento. Só de pensar que a 2ª dá 110/120 e ele dá a velocidade máxima em 5ª.
Sim com electrónica deve ficar bem mais interessante e a 6ª deve ganhar outra vida.
Não tinha reparado.....eles lá fora medem todos muitos cavalos.[

]
Só a título de exemplo,há 1.4 tsi´s 160cv´s com eletronica de um reputado preparador internacional,que medem em Maha´s estrangeiros 220 cv´s.O engraçado é que eles cá medem pouco mais de 200,e em estrada andam ao lado de um A4b6 1.8t,com 1500 kg,e 210 cv´s medidos em 2 Maha´s aqui no norte.ENgraçado não?
Mas isto vale o que vale,se calhar cá é que eles medem mal........é possível.........
Aqui já falamos de factos que me ultrapassam completamente.
O que sei é que, para mim, nada melhor como testar na estrada. Isto, claro, se for feito em segurança, ou seja, de noite, sem trânsito e com as devidas distancias de segurança.
Lembrava-me de te teres queixado disso..........mas segundo li,e se não estou errado conheces fr stock a fazer mais ponta do que o teu,certo?
No fórum IbizaClubPT testaram FR 6L PD130 vs FR 6J CR143 e em arranque e ponta os 6J têm uma ligeiramente vantagem.
Em arranque é fácil de explicar o porquê.
O peso entre os dois é muito semelhante (o 6J pesa uns 50kg a mais) mas o CR143 é mais linear e, por isso, como não tem aquelas descargas de binário do PD130, é mais eficaz a meter os cv's no chão e, consequente, arranca melhor.
Em ponta também é fácil de explicar porque os 6J são ligeiramente mais potentes e, além disso, devem ter uma aerodinâmica mais apurada pois são mais recentes.
Isto aqui estou a supor porque o site que uso para ver estes dados não tem cx's e áreas frontais dos Ibizas 6L e 6J.
Já em reprises é o 6L que leva a melhor pois é mais bruto ali na faixa 2000-3000rpm e porque tem uma caixa substancialmente mais curta.
Para terminar, e aqui já sou eu a entrar em suposições, arrisco a dizer que entre os 100 e os 200 deve ser muito equilibrado.
Esquece os valores 0-100 vocês não arrancaram parados pois não?Apanhaste-o em estrada e pisaste,e a reprisar os pd´s não dão chance........eu vou voltar a perguntar:
Ias ao lado ou atrás?é que como sabes,ir atrás é muiiiiiiiiiiiiiiito diferente de ir ao lado a vencer o ar.........ainda para mais acima dos 200km/h.E quanto tempo de pé no fundo?
Sim eu sei que os 0-100 é indiferente quando se testa "ponta".
Ele ia bem depressa (uns 180 à vontade), eu ia a 150 e vejo um carro a vir depressa e "repriso" em 6ª. Depois ele lá passa mas consegui apanha-lo.
Depois de ele ver um carro a se aproximar (isto foi de noite, sem transito e numa zona de três faixas) ele pisou mas, nos primeiros instantes, não conseguiu descolar. Só passados uns 15/20s lá fugiu um pouco, mas pouco face aos teóricos 12km/h de diferença entre estes dois carros. Daí eu também achar que na prática entre a A4 PD130 e aquele 320td devem existir apenas 10cv de diferença e não 20cv [

]
Ah e nunca ouve cones pois ele foi sempre na faixa mais à esquerda e eu na faixa mais direita, ao principio, e depois na faixa do meio.
Mas atenção, não me baseio apenas nesta comparação que fiz, tenho outras provas, mas aqui testes sozinhos no mesmo sitio com carros diferentes.
O só ter "a potência stock" não passa de uma conclusão tua (baseada sabe-se lá em quê).
Eu disse aquilo porque pensava que o IC só servia para arrefecimento do turbo.
Como já percebi que não serve apenas para isso já entendo.
Os I.C. não são colocados para arrefecer o turbo, mas para compensar o aquecimento do ar de admissão provocado pelo funcionamento do turbo. Com a sobrealimentação, tens uma maior pressão de admissão (em relação à pressão atmosférica), o que se deveria traduzir numa maior entrada de ar e consequente enchimento dos cilindros. Quanto mais quente estiver o ar, menos denso estará (haverá menos ar a ocupar o mesmo espaço). É por ser possível (graças à sobrealimentação) admitir quantidades de ar equivalentes ao dobro da cilindrada ou mais) que se ganha tanto binário. Naturalmente, quanto mais denso for o ar, mais eficaz se torna a sobrealimentação. Por isso, embora o tamanho do I.C. possa contribuir para a latência do turbo, a sua eficácia faz toda a diferença no binário obtido, e, consequentemente, na potência.
Vê lá se este tipo de post não é muito mais esclarecedor e interessante do que os posts haters de gasolina é que é e diesel é m€rd@.
Obrigado pelo esclarecimento e espero que continues neste registo.
continuo indeciso
esquerda ou direita?!?!?
Direita.