Tópico da Apple

Já agora, no período de confinamento levei o Air do meu filho à assistência técnica e ao abrigo da garantia substituíram a bateria por uma nova. Quando fui buscar fizeram questão mostrar que a bateria nova não tinha ciclos. O computador nem sequer reconhecia a bateria. O que me intriga é como é que uma bateria dá o berro em 2 ou 3 meses. Espero que tenha sido um caso excepcional.

A sério?? Deixa-me cá ver mais uma treta à Bolide...

O Samsung S7 foi lançado em março de 2016. Em março de 2019 (3 ANOS DEPOIS) recebeu o último update mensal de segurança, passando depois a trimestral, que acabou em julho de 2019, passando posteriormente a regular.
Desde março de 2019 tem sido trimestral, até ao momento

ZchSPt1.png

Eu compreendo o Nuno, há uns tempos na empresa, tive que fazer contas á pressa e um colega emprestou-me um Samsung, maldita a hora, para já o telemóvel cheirava mal, aquele cheiro típico de Android cheio de malware..

Demorei quase uma hora para abrir a calculadora, e mais valia nem ter aberto, foram duas horas a tentar lidar com aquilo e para mim não dá.., não me serve. Se tivessem IOS, a minha opinião podia ser outra, agora assim.. 3 horas para saber quanto é 24×8 não dá.

Para mim é lixo, mal consegui respirar enquanto tinha aquilo na mão, e ainda tenho borbulhas no braço..

Brincadeirinha colega Nuno [:p]

Last edited:
Tudo certo. Mas a mensagem do video e a minha quando falo da pouca exigência, é que por 400€ a Apple podia fazer mais e melhor.

Claro que podia.

Mas não precisa. Aquilo é uma empresa. A Santa Casa é noutro sítio.

Obviamente que eles tentam maximizar o lucro por unidade de qualquer peça de hardware. E se têm um parts bin cujo resultado vende, porque razão haveriam eles de fazer diferente?

Como cliente, quero o melhor possível pelo preço mais baixo possível. Como accionista, quero o maior retorno com o menor investimento.

WOW! Tal como no Google e Windows e... Welcome to 2020 bro! [:D]

Só em 2020?...
E deve estar adiado, por causa do COVID-19...
Provavelmente só para o Verão.

No entanto, fico satisfeito.
Se tivesse sido em 2015, terias pegado nos itens todos que eu escrevi, e rebatido um-a-um.
Hoje foi só a pesquisa.
Um destes dias, antes de acabar a COVID-19, estás a comprar um SE, e a mudar o nick para RespectRequiredToo.
[:D]

Bem, mas então, até ao Verão, parece que o pessoal dos Androids vai ter de se satisfazer com apps...

https://www.makeuseof.com/tag/iphone-features-on-android/
https://www.cnet.com/how-to/add-spotlight-style-search-to-android/
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.infinity.dev.spotlight&hl=en
https://www.guidingtech.com/70133/spotlight-search-android/
https://www.quora.com/Does-Android-...to-search-your-phones-emails-messages-and-etc

Tudo certo. Mas a mensagem do video e a minha quando falo da pouca exigência, é que por 400€ a Apple podia fazer mais e melhor.

Podia mas não deve fazer para não prejudicar a imagem. A Apple é uma marca aspiracional que se quer manter assim e por isso qualquer produto Apple vai estar sempre no limite máximo de preço que acha que é possível. Para não se banalizar demasiado. A Apple provavelmente conseguia vender o SE por 300 euros e ainda ganhar uns 100 euros por cada mas isso ia colocar a fasquia muito baixa e ia prejudicar toda a linha.

Só em 2020?...
E deve estar adiado, por causa do COVID-19...
Provavelmente só para o Verão.

No entanto, fico satisfeito.
Se tivesse sido em 2015, terias pegado nos itens todos que eu escrevi, e rebatido um-a-um.
Hoje foi só a pesquisa.

Bem, mas então, até ao Verão, parece que o pessoal dos Androids vai ter de se satisfazer com apps...

https://www.makeuseof.com/tag/iphone-features-on-android/
Tenho isso tudo no meu out-of-the-box... https://www.android.com/android-10/

https://www.theverge.com/2019/8/7/2...pps-partnership-galaxy-note-10-unpacked-event

Microsoft and Samsung are forming a closer partnership for Android mobile apps that will help bridge the gap to Windows PCs. Microsoft CEO Satya Nadella appeared onstage at Samsung’s Galaxy Note 10 launch today, noting that this partnership is “a new chapter of our long term commitment to improve productivity and eliminate the gap between mobile devices and the PC.”

Samsung is bundling Microsoft’s Your Phone app on its Galaxy Note 10, which mirrors Android text messages, notifications, and even your entire screen to a Windows 10 PC. Samsung is also building OneDrive sync support directly into its Gallery Android app, which will see photos sync directly to the cloud storage service.

Last edited:
O erro foi meu, então. Sendo assim, essa é uma diferença gigante entre o 6S e o SE. Ou seja, não era bem um 6S mais pequeno.

Quando passei do 5S para o 6S, o que me mais notei foi a velocidade do Touch ID. Naquela época, uma evolução enorme.

Também não tinha 3D Touch, mas isso nunca usei muito.

Quanto ao novo SE, as reviews internacionais não são muito claras sobre o que vale, a não ser na parte da camara, que é melhor do que se esperava.

Ainda ninguém focou a autonomia e mesmo a questão da velocidade parece que deixa algumas dúvidas.

Passei do 4S para o 6S portanto não senti isso em 1a mão, mas sim, na altura todos os reviewers mencionavam que era bem mais rápido.

Sempre usei bastante o 3D Touch mas "1" só foi "marketed" no lançamento do 6S, "2" quem o comprou 1, 2, 3 anos depois do lançmento nem sabe o que é e "3" quem "passou por cima" do 6S e foi de um 6 para um 7 ou algo do género provavelmente nem se apercebeu da coisa.

Além disto o 3D Touch no início no iOS 9 não permitia assim tanta coisa e quase só apps da Apple estavam preparadas, o resto foi tudo feito com tempo pelos devs e meio a conta gotas.

Foi mal divulgado e mal explicado, infelizmente pq eu gostava bastante, mas além disto tudo o ter 3D Touch implicava mais custos e complexidade sacrificando tb possíveis melhorias a nível de ecrã como mais brilho (que acabou por suceder agora no 11 Pro que permite brilhos máximos bem mais elevados).

8m48s aqui: https://www.youtube.com/watch?v=v6bD44CTmTA

Já para ter uma ideia, 5h40m vs 7h16m do 11 6,1".

Em termos de performance está bom claro, mas pessoalmente acho que por melhor que o chip seja a forma de interação que usas com este form factor antigo vs os novos limita muito o antigo. Com os gestos pelo menos eu sou muito mais rápido.

Posso dizer que a bateria do SE não grande coisa, mas já sabíamos.

Esperado.

O preço do novo SE está desajustado em 100€ e vai acontecer o mesmo que aconteceu no SE 2016: rapidamente vai aparecer à venda com descontos nos major retailers.

Em 1º lugar vai estar smp o mercado doméstico, e o PVP de $399 lá é muito competitivo. Na velhinha europa o PVP anda entre os 479 e os 499, o que é uma venda mais complicada porque há muita coisa boa por esse valor e mesmo na Apple somando o fator promoção e um pequeno investimento e tens o XR.

Não estou assim tão convencido que vai chegar rapidamente aos €400 como o SE1, por várias razões.

O SE1 saiu com 16 GB e 6 meses depois toda a lineup (incluindo o próprio SE1) duplicou a base storage. Os 16 GB já na altura eram um fator que limitava bastante pelo que todas as lojas queriam despachar o stock de SE 16 GB, o que fez com que rapidamente os de 16 GB chegassem aos ~€400.

Com o SE2 isto não vai acontecer. A base storage vai-se manter nos 64 GB em toda a line atual e mesmo no i12. Talvez apenas no 12 Pro a base suba para 128 GB, o que é irrelevante para o SE2020.

Dito isto, este SE2 por €399 seria uma venda muito mais fácil de fazer sim, €500 não é assim tão pouco por um telf em valor absoluto.

kuo-iphone-2020-2021.jpg

Isto já não é novo, mas a ver isto de novo acho que tenho uma teoria (que não li em lado nenhum).

O "SE2 Plus", se tivesse de adivinhar, vai ser um XR com novos internals, a mesma fórmula 5S-SE1 e 8-SE2.

A fórmula parece-me simples, usar carcaça com 2 anos e meio de vida acabada de descontinuar, meter lá um chip novo para ser mais rápido e ter mais longevidade e baixar o preço para um patamar chamativo. No caso do SE1 até meteram a câmara igualita à do 6S, no SE2 nem isso fizeram upgrade pq confiaram no trabalho de software e capacidades do A13 para fazer milagres em termos computational photography.

Um hipotético SE2 Plus baseado no 8 Plus na minha opinião não faz qlq sentido, embora hajam rumores nesse sentido.

Outra teoria minha, esta primeira quase certa, em Setembro/Outubro o XR é descontinuado e o 11 desce para o PVP do XR e depois em março (ou abril ou até depois que isto do COVID pode alterar tudo) lá vem o tal SE2 Plus (aka XR com chip A14) e o i11 é tb descontinuado.

Outro teste de bateria do SE2:

https://www.youtube.com/watch?v=euPNvsESOl0

Mais 1h ou mais 33% de duração. Excelente trabalho do A13, no entanto da minha experiência com brilhos superiores a diferença em autonomia real deve ser inferior pq aí não há milagres. O meu 6S qdo era novo com iOS 9 em casa com pouco brilho wifi etc. ao fim‑de‑semana até durava qb, mas depois com dados, gps, brilho máximo etc. parecia um V8 americano e acabava em dois tempos.

399 $ é o valor sem IVA, em Portugal está a 405.69

1 - Nos EUA há estados sem IVA

2 - Nos estados em que há, o IVA é consideravelmente inferior ao nosso IVA.

Conclusão, para simplificação nos EUA fala-se smp de valores sem IVA e marketing é todo feito assim. Como queres que compare com PT ? Tenho de ir estado a estado ?

Pronto, em NY deve custar cerca de $430, está bom assim sr Bólide ? :)

E sim, sem IVA é esse o valor cá e 399 USD são ~€367, no entanto há taxas de importação e afins, há a taxa da cópia privada que neste caso significa uns €8 ou por aí e tem de haver ali uma margem de segurança por causa das flutuações de câmbio, portanto bate certo.

Claro que podia.

Mas não precisa. Aquilo é uma empresa. A Santa Casa é noutro sítio.

Obviamente que eles tentam maximizar o lucro por unidade de qualquer peça de hardware. E se têm um parts bin cujo resultado vende, porque razão haveriam eles de fazer diferente?

Como cliente, quero o melhor possível pelo preço mais baixo possível. Como accionista, quero o maior retorno com o menor investimento.

Hoje em dia, em termos generalizados (não estou só a referir-me à Apple) as empresas dão prioridade aos accionistas. Os clientes são um "mal necessário".

E isso talvez explique muito do "status quo" actual em termos tecnológicos.

Hoje em dia, em termos generalizados (não estou só a referir-me à Apple) as empresas dão prioridade aos accionistas. Os clientes são um "mal necessário".

E isso talvez explique muito do "status quo" actual em termos tecnológicos.

Depende. Não concordo em absoluto, também não discordo em absoluto, já que os clientes não deixam de ser um meio para atingir um fim.

Mas dou-te um exemplo, até da Apple. Quando foi lançado o 11, a grande surpresa do aparelho foi... o preço. Literalmente ninguém esperava que a Apple lançasse o 11 a $699 de entrada, já que o XR tinha sido lançado a $749. Menos $50 dólares, portanto... quando a Apple nem precisava de o fazer, já que:

a) o 11 foi anunciado como "o novo normal", o novo padrão. Era o 11, não uma versão barata do X (marketing, já sabemos), mas a questão do posicionamento não é inocente
b) se o 11 fosse lançado a $749, teria vendido precisamente o mesmo volume, ou pouco menos - aumentaria o retorno por aparelho vendido numa percentagem não negligenciável.

E quem acha que a estratégia da Apple é errada ou "Apple is doomed", ou que não lança o que os clientes querem, etc., basta ver isto: em 2019, no top 10 de modelos mais vendidos a nível mundial, seis deles são Apple. Seis. O mais vendido foi o XR, e o segundo mais vendido o 11 (que só foi comercializado no último trimestre do ano)... o que vem provar que a maioria dos clientes não quer saber se o ecrã é OLED ou LCD - se essa maioria tem LCD's em casa a servir de TV, vivem bem com a mesma tech no smartphone (independentemente de ser uma tecnologia melhor ou pior). O terceiro iPhone mais vendido (e sexto a nível global) é o iPhone... 8. No top 10 entram ainda o 11 Pro Max, o 7 (sim, o 7) e o XS Max. O 11 Pro nem cheira.

Os Samsungs? Vendem a gama A. A50, 10 e 20 é o que aparece no top 10. E um Oppo.

Um gajo pode refilar com a "falta de inovação", mas pelos vistos os clientes não se importam assim tanto com algumas das "inovações". É o que é.

Como cliente e algo geek, gosto dos "bells and whistles" todos. Mas fui aprendendo a relativizar, a discernir o que é mais importante e o que não é, numa utilização diária (dentro do universo Apple, claro está).
Como accionista, não me queixo nada do rumo que isto tem tido.

Para além dos fã (náticos) para os quais só serve algo da marca X, e dos "desocupados" para os quais qualquer "porcaria" serve, existem também aqueles que usam as coisas como ferramentas de trabalho e têm produtos de trabalho, e ferramentas de trabalho, investidos nos ecossistemas.

Isto é: eu num Android não tenho acesso às minhas ferramentas e conteúdos de trabalho do dia-a-dia.
Um Android serve-me para fazer chamadas e ver o mail. Para o resto é inútil.

E o inverso não acontece?

Alguém passar pelo mesmo, mas com IOS?

Back