Pois eu também acho que sim, e o post que pus originalmente não era dirigido a ninguém em particular, mas teve uma resposta bem pessoal.
Terminando por concluir que afinal 16 Gb podem fazer uma grande diferença, que era exatamente o que eu disse no primeiro post.
Afinal foi do rescaldo de qualquer coisa de condução e pneus, que já não faço a mínima ideia do que terá sido e há quantos anos foi.
Resumindo e concluindo - get a life... isto é a internet, mandam-se umas postas de pescada, não é para ofender ninguém, nem nada é pessoal...
Deves ser um tipo divertido nas festas, caro Clio..
Sim, o teu primeiro post que eu citei não era dirigido a ninguém, mas há uns bons tempos atrás houve uma discussão sobre este mesmo tempo em que eu nem sequer respondi ao teu último post em que de forma encapotada me chamas de burro porque sinceramente achei que nem valia a pena continuar. Mas continuas a insistir nisso e então desta vez eu respondi à letra.
Sobre o BOLD: Lamento mas não disseste nada disso. O teu post original foi isto:
-----------
"16 Gb já tinha o penúltimo macbook que comprei, e era Janeiro 2014... e já na altura 8 Gb seriam bastante limitativos.
Como é que, 10 anos depois, se continuam a vender Macbooks com 8 Gb de base, é qualquer coisa que desconheço.
Claro que os die hard fans saem-se sempre com o "you're using it wrong", e com os Arm não é preciso tanto RAM e mais não sei o quê...
Não há almoços grátis, e logo no 1º boot sem mais nada aberto, a memória ocupada no de 16 Gb já chega perto dos 8, enquanto num de 8 Gb são 5,tal Gb, basta iniciar o MacOS e este já se está a limitar em si próprio com 8 Gb.
Portanto, 8 Gb de RAM devia ser considerado um insulto a uma máquina destas.
Se funciona? Claro que funciona, se eu abrir aqui um celeron dual core com 4 Gb de RAM, também funciona com um OS moderno, até dá para ir à internet e tudo.
Convém é ter alguma paciência."
------------
Não disseste me lado nenhum neste post que 16 GB podem fazer uma grande diferença, disseste - isso sim - que um Mac M1/M3 etc. com 8 GB é equiparável a um Celeron com 4 GB.
Ou seja, como se comprar um Mac com menos de 16 GB fosse quase impossível de usar e como que se fosse estúpido comprar um e que só quem é die hard fan é que compra etc. Isto tendo tu exemplos de como são computadores bastante despachados e mais do que suficientes para certos workflows (veja-se o exemplo do cjr, que como diz e bem porque vai ele gastar mais 500e se com o que tem faz o mesmo sendo que ele nem iria notar diferença se tivesse 16 GB de RAM ou mais disco?).
E até exemplos como o que te dou em que um M1 base até se safa muito bem a fazer tarefas acima do que se considera soft. Há 4 anos atrás para usares o FCP com multicam 2 streams etc. precisavas de um MBP 15/16 de €3k, com o M1 passas a conseguir fazer algum trabalho a sério com um portátil €1k. E isto com uma bateria muito melhor, "metade" do peso, muito mais fino etc.
Foi uma completa revolução! Isto não é ser fã, isto é a realidade. Sou crítico da Apple em tanta coisa, mas se fazem algo excelente como foram estes chips e como foi esta transição vou ficar indiferente ou desvalorizar só para não me chamarem de die hard fan?
Isso faz algum tipo de sentido?
"Isto é a internet, get a life?" Dei-me ao trabalho de ir ver e tens bem mais posts por dia aqui do que eu portanto 1 não sei se serás a melhor pessoa para dizer isso e 2 nunca percecionei o teu discurso aqui como descontraído. Mea culpa, provavelmente estou num registo mais sério por aqui "90% do tempo", mas não tens um registo muito diferente.
OT, peço desculpa: A questão sobre pneus, suspensões e RFTs é OT aqui, mas inclusive meti o meu carro nas mãos de outras pessoas que comprovaram esta questão só para tirar as dúvidas que não tinha enlouquecido. Portanto a tua teoria foi muito gira, mas sem conduzires os carros dos outros não deverias fazer juízos. Eu nunca desconfiei do feedback da maior parta da malta credível por aqui, no entanto o que funciona para uns carros pode não funcionar noutros e achei ridículo achares que os outros são malucos e andam aqui há dois dias. Eu não brinco quando se fala de carros, pneus, feeling de condução e não tenho carta há dois dias. Aliás tenho mais kms no lombo do que muito boa gente com o dobro da minha idade.
Para não falar que era uma conversa como se eu não tivesse experiência com outros carros. Já me fartei de conduzir tanta coisa diferente. Até carros básicos com pneus normais em que não sentia qualquer tipo de efeito barco e que achei perfeitamente normais de condução.
Eu preferia sinceramente dispensar RFTs, e ando precisamente de olho nos G30 para o futuro (vê a ironia...) porque é um carro que realmente cumpre em tudo, no entanto ainda não percebi porque uns vêm de fábrica com RFT, outros não e tenho um trauma com esta questão e com comportamentos de BMWs sem RFT quando saíram de fábrica com RFT. Depois em 18" uns trazem 245 all around, outros 245F e 275R. Mas acho que é um carro que merece umas 19", e se tiver um motor a condizer (para mim 540i, não em PT obviamente) então fica no ponto.